Resenha: Traços - Eduardo Cilto

novembro 28, 2016 / Redação SOODA /

Livro que começa de maneira bem previsível, consegue com reviravoltas te levar para um caminho de reflexões sobre temas importantes que permeiam as nossas vidas




Traços
Autor: Eduardo Cilto
Editora: Outro Planeta (Planeta)
Ano: 2016
Skoob: 4,2 Estrelas / Goodreads: 4,11 Estrelas
Compre Aqui
3 estrelas

Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.
Autor: Eduardo Cilto é brasileiro, jovem, apaixonado por livros como muitos de nós. Criou o canal Perdido nos Livros, um dos maiores voltados para o mundo literário. Hoje, Traços é o seu primeiro livro, que tem feito bastante sucesso no mercado literário nacional, com boas notas no Skoob e Goodreads.



Se tem uma coisa que eu percebi, e acredito que a maioria das pessoas já perceberam em seus anos de vivência, que a coisa mais imprevisível de nossas vidas, com certeza é o enredo. Sim, nossas histórias, carregadas de significados e transformações que acontecem contra as nossas vontades, e até mesmo para os maiores planejadores de plantão, viver se torna um exercício constante de imprevisibilidade. E assim falamos de Traços, primeira obra do booktuber Eduardo Cilto, que assim como a nossa vida é imprevisível e necessário.

O enredo centra-se na história de Matheus, um nerd do ensino médio (um nerd diferenciado que gosta Glee)que tem uma rotina relativamente controlada, mas é apaixonado por Beatriz (sempre o amor). Um dia, a garota dos seus sonhos o convida para uma festa, e ele imediatamente aceita (ai, ai, ai). Durante o evento Beatriz resolve ir até a casa de uma amiga com Matheus e lá participam de um ritual bruxo. Durante esse processo, a bruxa que coordena o ritual tem uma Epifânia e diz que Beatriz deverá procurar o seu destino. A adolescente acredita na história e interpreta que seu destino é conhecer o youtuber chamado "Jovem Diferente", então ela resolve fugir para São Paulo, e Matheus (bobinho) o garoto apaixonado vai com ela nesse momento peralta de sua vida.

Até esse momento a história é relativamente previsível, tal como "Crossroads - Amigas para Sempre", filme estrelado por Britney Spears. Porém, várias intercorrências ocorrem levando o enredo para outros rumos tornando a história mais interessante, mesmo que com utilizações de clichês, comuns em suspenses adolescentes.



Se você já assistiu algum vídeo de Eduardo Cilto no Youtube, perceberá seus Traços, ao longo da história, suas piadas, formas de falar, com o diferencial que por ser uma obra literária, ela se torna um pouco mais rebuscada e revisada, com certeza esse é um detalhe que os fãs do jovem autor vão gostar bastante. Somado a isso, o enredo da história é bem trabalhado, com questões bem interessantes, como a abordagem de temas relevantes como machismo, homofobia e a transexualidade. Apesar dos temas serem abordados de forma superficial, a ideia aqui é que nós jovens se interessemos pelos questionamentos do autor e depois pesquisemos mais sobre o assunto, e nesse quesito eu acho que Cilto ultrapassa vários autores e imprime uma personalidade na sua história, fazendo-a que ela deixe de ser o trivial que estamos acostumados em algumas obras voltadas para jovens adultos.

É claro que em alguns momentos o autor deixa de lado a verossimilidade da história, porém algumas pessoas devem levar em consideração de que estamos tratando de uma história fictícia que possuem vários elementos reais, e nesse sentido acho que o autor tem a liberdade poética de criar alguns pontos afim de construir o seu objetivo principal, e deu certo.



Além disso, o autor não deixou de lado as suas alfinetadas a alguns youtubers que dão preferência a likes, e não percebem o impacto que causam em na atualidade, onde eles se vêem como influenciadores, mas não tomam essa responsabilidade para si na hora da produção de conteúdo, e nos dias atuais esse tema, com certeza deve ser muito trabalhado. Uma pena, que muito dos youtubers que mereciam refletir sobre esses questionamentos, provavelmente não irão ler esse livro, mas deveria.

E quando chegamos ao final do livro temos vários posts twits que nos leva a reflexões importantes sobre como nossas decisões afetam outras pessoas e como deveríamos tomar cuidados, pois apesar de sermos o guia de nosso destino, ele se intercruza com outros, afetando assim outras pessoas.



Então Traços é uma leitura para quem gosta:


  • Livros YA;
  • Gosta do Canal Perdido nos e suas piadas;
  • Histórias com plot twits que podem te surpreender


E não percam, dia 10/12 vamos falar um pouco mais desse livro, além de outros do catalogo da Editora Planeta, na Saraiva do Shopping Boulevard Belém:


Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram