Retrospectiva literária 2016 - Parte 01

dezembro 27, 2016 / Rosane Santos /

A blogueira Rosane fez suas escolhas de melhor e pior livro de 2016.


soodablog Retrospectiva literária 2016


Olá, pessoas! Sou a Rosane e estou aqui para apresentar a minha retrospectiva literária. 2016 está chegando ao fim, foi um ano muito produtivo para o blog, um período de crescimento e de aprendizado também, conquistamos novas parcerias, tivemos vários eventos e gostaríamos de agradecer também a cada um dos leitores, dos amigos e colaboradores por todo o apoio. Agora vamos à retrospectiva. Com relação as minhas leituras infelizmente ainda não consegui voltar ao ritmo que tinha anteriormente, tive uma melhora em relação a 2015 e espero que 2017 seja ainda melhor. Tive um total de 30 livros lidos e em geral foram ótimas leituras, também comecei a ler alguns e acabei desistindo, enfim. Aqui vai uma pequena lista com os meus dois livros favoritos de 2016 e um que não foi tão bom assim.

Dois livros que eu gostei:

Em Algum Lugar Nas Estrelas conta a história de Jack Baker, um menino de 13 anos que após a morte de sua mãe é levado pelo pai, com quem teve pouco contato em sua vida, para um colégio interno e lá ele conhece Early Auden um garoto recluso e meio estranho, com várias manias e que acredita que o número PI conta uma história. Eles vão se conhecendo mais e em uma noite eles partem em uma aventura para tentar encontrar o famoso urso apalache. É um livro que pode e deve ser lido por pessoas de todas as idades, trata sobre temas que nos fazem refletir e avaliar como vivemos nossa vida, as pessoas que estão ao nosso redor e como nossas histórias de vida podem ser completamente diferentes e ao mesmo tempo estarem relacionadas de alguma forma, o quanto nos esforçamos para entender coisas que não nos é familiar e aceitar as diferenças de cada um. (Resenha Disponível)

Vocação Para O Mal (aqui também incluo os outros dois livros da série de Cormoran Strike, mas Vocação Para o Mal é o meu preferido entre os três). Escrito pela maravilhosa J.K. Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, trás os personagens do detetive Cormoran Strike e sua assistente Robin Ellacot, é um suspense policial com uma trama que prende o leitor de uma forma incrível, tem uma narrativa muito fluída e com bastantes momentos de tensão. A afinidade entre os personagens principais é maravilhosa, eles são muito bem construídos. Nesse livro desvendaremos um novo caso mais arrepiante do que os anteriores: Robin recebe uma caixa contendo a perna decepada de uma mulher, a caixa foi direcionada especificamente para ela, alguém sabe muito sobre ela e está seguindo os seus passos, à espreita e Strike tem que solucionar esse mistério o mais rápido possível, pois o nome de sua agencia de investigação está em risco e, provavelmente, também a vida de Robin. Essa leitura foi uma das maiores e melhores surpresas de 2016, sem dúvidas J.K. provou mais uma vez que é rainha mesmo e inclusive a adaptação dos livros para uma série de TV já começou a ser gravada pela BBC.

Um livro que eu não gostei:

Na verdade é o livro que eu menos gostei de 2016, enfim, foi O Regresso, que conta a história baseada em fatos reais de Hugh Glass, um caçador da Companhia de Peles Montanhas Rochosas onde em uma das expedições é atacado por um urso-cinzento ficando gravemente ferido, praticamente sem nenhuma chance de sobreviver. Ele é então deixado para trás pelos companheiros e os dois homens que ficaram com ele para aguardar o inevitável momento de sua morte o abandonam sem nenhuma chance de se defender, então Hugh começa a sua jornada de vingança contra aqueles que o deixaram indefeso e abandonado a própria sorte, passando pelas maiores provações e enfrentando situações extremas na luta pela sobrevivência. O filme baseado nesse livro garantiu à Leonardo DiCaprio seu primeiro Oscar como melhor ator (que alterou o curso da humanidade e por isso 2016 tá tão zuado). (Resenha Disponível)

Bom galera, vou me despedindo mais antes quero saber quais foram os livros que vocês gostaram é quais deu um chega pra lá (haha). Ainda está semana tem retrospectiva dos blogueiros Francisco e Everton, além de mais alguns posts especiais para fechar o ano com chave de ouro.

Compre os livros citados neste post através do nosso link exclusivo na Amazon é ajude o blog a crescer ♥

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram