Rio de Janeiro e os Livros...

abril 27, 2017 / Rosane Santos /

Dicas de bibliotecas na cidade maravilhosa para todo amante dos livros se sentir no paraíso




Recentemente tive a oportunidade de conhecer a cidade maravilhosa, e é claro que como bookaholic que sou fui logo pesquisar algumas bibliotecas para conhecer. E descobri que o Rio de Janeiro não é apenas sol e mar, é também um lugar com diversas atrações históricas imperdíveis.

Infelizmente devido a alguns contratempos não pude visitar todos os lugares que gostaria, mas visitei o Real Gabinete Português de Leitura e fiquei simplesmente apaixonada. Decidi então contar um pouco aqui sobre esse lugar incrível.



Instituído no ano de 1837 com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos portugueses residentes no país, o Gabinete Português se tornou uma das mais belas obras arquitetônicas do país.

“O Real Gabinete Português de Leitura possui a maior e a mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal. O seu acervo, inteiramente informatizado, é da ordem de 350.000 volumes. A consulta é franqueada aos leitores no salão da biblioteca, com o auxílio das bibliotecárias. Os sócios do Real Gabinete, que estão em dia com a contribuição mensal, podem levar até 3 livros como empréstimo a domicílio, pelo prazo máximo de 15 dias, desde que se trate de edições posteriores a 1950.” Fonte: realgabinete.com.br

Estar nesse lugar é algo indescritível, para todo amante dos livros é um verdadeiro paraíso. Até mesmo aqueles que não são tão chegados em literatura ficam encantados com o lugar. Imagina passar uma tarde ali lendo o seu livro favorito? Confesso que se morasse no Rio seria uma frequentadora assídua. Me senti na biblioteca do filme A Bela e a Fera

“O Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro começou por ser uma instituição fundada por portugueses, poucos anos depois da independência e, ao longo dos tempos, acabou por granjear prestígio, somar triunfos e depositar no templo manuelino, padrão memorável dos descobrimentos e navegações nacionais, o atestado vivo da alma poética e do valor moral da geração que logrou deixar, em terra estranha, um monumento tão representativo do seu passado histórico e do amor à literatura pátria.” (Regina Anacleto. Arquitectura Neomanuelina no Brasil a saudade da Pátria. Revista Camões, nº 11.)

O Real Gabinete da Leitura fica localizado na Rua Luís de Camões, 30 Centro - Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20051-020 e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18hrs. A visitação é gratuita, na entrada você tem que assinar um caderno de visitação e quando eu fui lá vi que tinha assinaturas de pessoas de diversos países.



Além do Real Gabinete Português de Leitura, no centro histórico do Rio de Janeiro está localizada a Biblioteca Nacional que é a mais antiga instituição cultural brasileira, com mais de 200 anos. Foi considerada pela UNESCO como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo, com um acervo de mais de 9 milhões de itens e em constante crescimento. É a maior biblioteca da América Latina.


Fachada da Biblioteca Nacional | Foto: André Melo


Escadaria interior | Foto: Rodrigo Soldon

A biblioteca oferece ainda a opção de fazer gratuitamente a visita guiada, realizada em português, inglês e espanhol.

“A Biblioteca Nacional está aberta para visita de segunda a sexta, das 9h às 17h. Os visitantes, munidos de documento com foto, podem conhecer por dentro esse belo prédio histórico, com destaque para sua arquitetura imponente, que inclui escadarias, amplas claraboias em vitral colorido, bela ornamentação, salas preservadas, além das obras de arte, como quadros e esculturas.” (Fonte: site da Fundação Biblioteca Nacional)

A Biblioteca Nacional está localizada no endereço Av. Rio Branco, 219, 2° andar, Centro. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20040-008.

Quando puder voltar ao Rio esse vai ser um dos lugares que vou fazer questão de visitar.


Biblioteca Nacional

Além dessas duas bibliotecas tão imponentes e deslumbrantes, andando pelo centro da cidade você encontra diversos sebos, praticamente um em cada esquina e eu tive que ser arrastada de lá para poder ir embora hahaha.


Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado das dicas e suspirado comigo vendo tantos livros nessas bibliotecas que são verdadeiros sonhos de tão lindas. E se puderem ir ao Rio de Janeiro por favor não deixem de fazer a visita, não vão se arrepender.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram