Guia De Viagens: São Paulo - Parte 1

agosto 24, 2015 / Redação SOODA /



Olá pessoal, esse é o nosso primeiro especial do Blog. Onde vou falar um pouquinho da cidade de São Paulo e uma das minhas ultimas experiências, para que ajude aqueles que queiram planejar a sua viagem a essa Megalópole, ou ainda os moradores conhecerem um pouco mais de uma das cidades mais diversas do mundo, ou ainda algumas dicas para aqueles mais antenados, que desejam se planejar a fio a conhecer locais assim, mas ainda tem um pouco de receio.

Como especial, ele será dividido em vários posts. O primeiro deles, vou dar umas dicas que eu considero essenciais para os marinheiros de primeira viagem, para que a sua viagem saia do jeito que você planejou, e claro, de repente que você gaste menos, ai sobra mais dinheiro para você esbanjar nos seus livros e na 25 de Março. Os posts seguintes irão tratar especificamente dos dias da viagem, com locais que visitamos e que com certeza vale a pena da uma passada, e conhecer a imensidão dessa cidade.

Para começar, vamos falar daquilo que é essencial numa viagem, Planejamento.

Planejamento
Como tudo na vida, planejamento é algo que deve ser aplicado para realizar os seus objetivos, se você quiser uma viagem que não queira gastar muito e queira conhecer uns locais descolados, não perder eventos bacanas, isso é muito precioso. São Paulo é uma cidade extremamente grande, que não para, tem muita coisa acontecendo, é é óbvio que você não conhecerá tudo. Já fui seis vezes a São Paulo e não conheço, 1/100 do que é essa cidade.

Então tire algumas horas do dia que antecedem uma viagem, ou se realmente você não tiver paciência, contrate um agente de viagens, para que suas férias possam ser planejadas e você não perca um minuto do que existe de melhor e não se arrependa depois e para isso. Uma dica preciosa é primeiramente, responder a pergunta: Quanto eu tenho?

O dinheiro é algo primordial, então tente fazer as contas de quanto você pode pagar. A passagem Aérea, normalmente você pode parcelar em mais vezes, enquanto que a hospedagem não. Restaurantes você pode pagar no cartão, assim como livrarias, diferente de sebos e comércio popular. Então pense nas suas metas de gasto, antes, durante e depois das férias, para assim você comprar aquilo que você deseja sem se arrepender de ter deixado nada para trás.

A última viagem que eu fiz, não podia gastar muito, então preferi transporte público ao invés de Táxi, Hostels ao invés de hotéis, eu e meu namorado andamos, mais andamos muito até chegar aos nossos destinos, acho legal também fazer assim, porque podemos aproveitar a experiência da cidade como ela é. Confesso que gastamos um pouco mais com alimentação e nos nossos valiosos livros, mas também é possível pagar pouco nesses itens também, basta querer.

Então, falado isso, vamos lá as dicas, para melhorar essas experiências de visitar São Paulo.

Passagem Aérea
As passagens aéreas são sempre uma incógnita, as promoções estão ai, mas não acontecem sempre e parece que assim que a queremos, elas desaparecem. Se pega-las ótimos, que assim você já se livra de gastar muito com isso, mas se não conseguir ou só pode comprar para dias específicos, aqui vai umas dicas daquele que compra e vive nesses sites e aprendeu algumas manhas. Hehehehe.

Para São Paulo, prefira que a chegada, seja de quarta a sexta-feira, normalmente as passagens nesse dia são um pouco mais baratas, principalmente de destinos mais distantes como Belém devido ao fluxo de passageiros ser menor. A volta, vai depender muito de sua cidade. Para Belém os dias menos movimentados é a segunda e terça-feira, mas você pode dar uma olhada na sua cidade para ver o dia de menor movimento no aeroporto, e assim colocar a volta para esses dias. Olhando isso, você já percebe que existe uma economia significativa na compra de passagens aéreas.

Outro ponto importante é comprar passagens com no mínimo 60 dias de antecedência, pois depois desse período as companhias aéreas já venderam o número de passagens suficiente para realizar o voo sem prejuízo financeiro então os preços começam a aumentar.

Quando for em período de alta temporada, ou evento que tenha um considerado movimento para São Paulo, prefira voar em dias e horários que tenha um fluxo de pessoas menor, por exemplo. Durante o carnaval, a quinta, sexta e sábado de carnaval costumam ser os dias de maior fluxo de pessoas chegando na cidade, prefira um ou dois dias antes, ou um ou dois dias depois, você vai ver que o preço da passagem será bem menor. Além disso, durante as férias de julho ou janeiro, o fluxo de passageiros é bem maior claro, alta temporada, mas se você evitar o dia 01 a 05/07 com certeza o preço das passagens será menor, porque são os dias de maior fluxo de chegada de pessoas em São Paulo.

Sendo coincidência ou não, sempre uso dessas dicas para comprar passagens e tem dado certo, espero que vocês também consigam fazer essa economia necessária para realizar a sua viagem também.

Hospedagem
Bom, a cidade de São Paulo, por ser a cidade que recebe mais turistas no Brasil - sim não é o Rio de Janeiro é São Paulo - devido aos negócios e eventos que ocorrem na cidade. Então os hotéis são consideravelmente caros. A alternativa que tenho encontrado na cidade de São Paulo, são os albergues, que hoje em dia são mais conhecidos como hostels.

São locais, onde normalmente os mais jovens ficam em quartos compartilhados, que possuem a cama, normalmente beliches, banheiros compartilhados, e um armário para a guarda de alguns pertences. Isso não significa que os mais velhos, famílias, não podem ficar nesses locais, aliás muitos hostels, pensando nessas pessoas, tem quartos específicos, inclusive quartos privativos com banheiro, a um custo um pouco mais caro claro, que você consegue ficar relativamente confortável.

Em todas as vezes que fui a São Paulo, fiquei em um Hostel e falo pra vocês, nunca tive problemas com nenhum deles de nenhuma magnitude, são locais limpos que possuem estrutura suficiente para nos receber, em casas extremamente confortáveis, então se você não quer gastar muito, prefira essas opções. Abaixo, vou colocar todos os hostels que eu já fiquei com site, e você pode escolher qualquer um deles, ou outras opções disponíveis em São Paulo, que são muitas.

Passeios e Diversão
Nesse momento, ainda não vou dar dicas de locais, nas próximas semanas quando for falar dos locais que eu fui, falarei mais detalhadamente. Agora vou prender em suas escolhas, e aonde encontra-las.

Como já falei anteriormente, São Paulo é uma cidade multi, dessa forma tem diversão e entretenimento para 11 milhões de pessoas, diferentes, culturas diferentes, então chegar sem ter nenhuma prévia do que se pretende conhecer e visitar é um tiro no escuro, você pode se dar bem ou não.

Para facilitar nessa escolha, abaixo coloquei alguns sites, que podem ajudar na sua escolha de passeios, teatro, cinema, assim você não perde nada e terá uma experiência mais proveitosa aos seus gostos, visitando os seus sites, vocês podem fazer as suas escolhas da seguinte forma:

Primeiro, escolha a sua atração guarda-chuva: Ao ver os pontos turísticos e atividades ocorrendo na cidade, escolha aquela que mais lhe chamou atenção, porque ela será o referencial para escolher outras que ficam próximas ao seu redor. Por exemplo, em um dos dias escolhi a Peça de Teatro da Kefera (youtuber mais famosa do Brasil), que estava ocorrendo no Teatro Gazeta que fica na Av. Paulista. Assim, tive chance de colocar atrativos do meu interesse ao redor para visita-los antes, ou depois da peça iniciar.

Observe os horários de funcionamento: Dessa forma, você evitar chegar lá e o estabelecimento já está fechado ou ainda nem abriu.

Coloque atrações extras
Coloque as atrações que deseja visitar por prioridade, e o tempo que você deseja destinar a cada uma delas, deixando um tempo extra para possíveis atrasos, e também coloque algumas atrações extras. Dessa forma, você poderá visitar a todos os locais que tenha interesse e se sobrar um tempo, visite as suas outras escolhas.

Se você quiser, também deixe um tempo para atrações no escuro, aquelas que você só descobriu ao chegar à cidade, ou no momento que está passando pelo local, a gente descobre cada coisa dessa forma, vai ver o quanto é interessante fazer isso.

Use e abuse o google maps e streee view
Usar desses recursos tecnológicos, ajuda você a se familiarizar com o local, tal como as formas de chegar até, o meio de transporte e quem sabe até os ônibus e metro que usará nos deslocamentos.

Posto de Informações Turísticas
Apesar de ter sido retirado do aeroporto, existem vários postos de informações turísticas na cidade de São Paulo, tente confirmar tudo aquilo que você planejou, pegue todos os materiais disponíveis, assim você poderá acrescentar ou mudar o seu roteiro para ficar cada vez melhor. Um dos melhores Postos de Informação é o que fica na Rodoviária do Tietê, nele existem materiais diversos e pessoas em vários horários que podem lhe ajudar nas suas necessidades.

Planeje o Traslado até o Hostel
Normalmente escolho hostels que ficam próximo de estações de metro (até 10 min), porque assim posso fazer um traslado que é o mais barato para chegar ao destino final, já que pagar de 90,00 a 100,00 de táxi na minha visão é meio que absurdo. Esse traslado funciona da seguinte forma. Pegue o Ônibus que vai do Aeroporto (Guarulhos) até a Estação de Metro Tatuapé (Esse ônibus sai do Terminal 2 e passa no Terminal 4. Da Estação de Metro Tatuapé (3,50) você consegue ir a qualquer outra estação é só prestar atenção nas transferências de Metro corretamente. Depois é só fazer a sua caminhada até o seu Hostel. Essa viagem é bom você planejar com antecedência. Se você chegar em Congonhas, prefira um Taxi, como o aeroporto é bem centralizado, normalmente você paga até uns 40,00 você ficando ali pelo Centro Expandido. Se vier por Campinas, dependendo da Cia que vier elas fazem um traslado até Guarulhos ou Congonhas, veja com a sua Cia.

Transporte Público
De uns anos para cá a prefeitura vem fechando o cerco para carros, então a alternativa tem sido o transporte público. O metro funciona até 00h, existem ônibus que rodam 24 hs pela cidade, além de um custo bem menor, você consegue se deslocar muitas vezes mais rápido de metrô e ônibus (faixas exclusivas) do que qualquer outro transporte.

Espero que essas dicas ajudem no planejamento da viagem de vocês, se tiverem mais alguma para partilhar com a gente, escreva nos comentários, nas próximas semanas, vão ter as dicas dos locais que fomos, quem sabe você goste as inclua em seu roteiro. Até a próxima.

Sites de Hostels em São Paulo
We Hostel Design - Localizado na Vila Mariana, o We Hostel fica numa mansão próximo ao Ibirapuera com uma decoração bem a cara da arte urbana de São Paulo, fica próximo do Ibirapuera e da Estação de Metrô Ana Rosa.

Hostel Praça da Árvore - Localizado perto a Estação de Metro Praça da Árvore, o Hostel foi o primeiro que fiquei em São Paulo em 2010 quando eu tinha 20 anos, inexperiente nessa história de albergue, que tinha receio como muita gente tem hoje, ele tirou minhas expectativas em relação a isso, e me “iniciou” nessa vida de albergues, do qual foi tão boa que nunca mudei.

Global Hostel - Localizado próximo a Estação Paraíso, fiquei em 2012 no Global Hostel com um grupo de amigos e não me arrependo, a receptividade lá é muito boa e também da pra ir caminhando até o Ibirapuera.

Pousada e Hostel São Paulo - Localizado próximo da Estação de Metro da Consolação e Av. Paulista, além da estação de ônibus (brt) bem na frente. Foi o local que eu fiquei da última vez em SP. Fui com meu amigo, os quartos privativos e casal são os mais baratos que encontrei. Gostei muito do Hostel também.


Sites de Programações Culturais
cidadedesaopaulo.com – Portal Oficial da Empresa de Turismo de SP
visitesaopaulo.com – Site do Convention Bureau com os principais eventos de SP
catracalivre.com.br – Site com Programação Cultural de SP
guiadeteatro.com.br – Site com as principais peças de teatro de SP
facebook.com.br/saopaulocultura - Facebook da Secretaria de Cultura de SP
guia.folha.com.br – Guia da Folha de de SP
divirta-se.estadao.com.br – Guia do Jornal Folha de Sp

Espero que tenham curtido as dicas, em breve retornaremos com a segunda parte do guia.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram