Belém dos Livros e Leitura

setembro 04, 2015 / Redação SOODA /

Vamos levar você a um passeio por alguns espaços para exercitar ainda mais nosso hábito da Leitura.


belem, livros, indicação, leitura

Belém do Pará tem se tornado a cada dia mais plural, onde todas as pessoas têm seus espaços. Verdade gente, nunca vi a cidade tão diversa como vejo hoje, e claro a cidade também tem seus espaços para os amantes dos livros. Praças, bibliotecas, livrarias, sebos, são tantos espaços para os viciados em livros nenhum botar defeito. E nosso artigo de hoje vai tratar justamente disso, desses espaços que todos nós podemos cada vez mais exercitar nosso hábito da Leitura.

Inicialmente vamos começar, pelas livrarias, esse espaço onde claro, podemos encontrar aqueles livros novinhos, com cheiro de novo (quem não adora esse cheiro) e que ainda podemos encontrar outros leitores para um bate – papo animado, ou simplesmente ficar em silêncio em busca do nosso de um exemplar para nossa próxima coleção.

belem, livros, indicação, leitura

Há muitos anos em Belém, a Livraria da Fox na Dr. Moraes, que na verdade é uma videolocadora, tem uma sessão maravilhosa de livros, para todos os gostos, e o melhor, lá podemos encontrar muitas obras paraenses, que dificilmente a gente encontrará em outra livraria na cidade, e claro um café maravilhoso, que a gente pode degustar enquanto, admiramos as nossas novas aquisições. Confesso, que não é uma livraria barata, mas em termos de diversidade, talvez seja uma das melhores da cidade.
Além disso, aberto recentemente no pátio Belém, existe a Livraria Leitura que também tem tantas coisas novas e boas, que fica até difícil de escolher. Logo na entrada, fica a minha sessão favorita de Ya e Fantasia, onde posso namorar todos os livros possíveis, e quem sabe levar alguns de vez em quando. A parte de Quadrinhos no segundo piso também é invejável viu. A livraria tem sede em Belo Horizonte, sendo uma das mais conceituadas no Brasil.

Já no Boulevard Shopping possui uma livraria inaugurada, quase junto com o shopping, conhecida de todo o público, a Livraria Saraiva, grande rede no Brasil, que as vezes consegue fazer livros com descontos tão bacanas, e o que é melhor, podemos comprar pela internet e pedir pra entregar na loja física, com frete grátis (algo difícil no Norte do país). A livraria ainda tem uma sessão infantil ótima que você ainda pode passar horas com a sua criança, além de um auditório, onde normalmente são usados para a realização de eventos, eventualmente literários, o que movimenta muito o espaço.

Mas é claro que as vezes o dinheiro aperta e não podemos comprar aquele livro com cheirinho de novo, ou ainda, estamos atrás de um livro antigo, difícil de encontrar. É nesse momento que vamos atrás do sebos, e Belém tem alguns ótimos, que não deixam a desejar, e quando entramos, é difícil resistir à tentação de não levar nada.

belem, livros, indicação, leituraUm deles é O Relicário localizado numa galeria em frente à praça da república, na Av. Pres. Vargas. O local além de livros raros, também possui um vasto acervo de quadrinhos e mangás, então se está procurando aquela coleção antiga dos Vingadores, ou One Piece, pode ter certeza, existe grandes possibilidades de você achar nesse espaço.

Próximo à praça da República, na R, Tiradentes, também é possível encontrar o Cultura Usada, um sebo que encontrei recentemente, mas que tem muitos livros, quadrinhos e revistas antigos, inclusive da década de 80 e 90, dá para passar horas e horas em meio aqueles corredores estreitos, não tão confortáveis, mas mesmo assim, com muita coisa boa.

Aos Domingos, na própria praça da república, existe uma feirinha que tem vários stands com livros usados, consegui numa dessas idas achar um livro raro e maravilhoso, sobre as instituições de saúde na Amazônia, e lá tem muitos achados assim, vale a pena tirar um domingo para ir nessa feira.

Além de livrarias e sebos, Belém também tem ótimos espaços para leitura, como a Biblioteca Pública Athur Viana, localizada na Fundação Cultural do Pará (antigo CENTUR), onde é possível inclusive emprestar livros, e tem uma gibiteca com quadrinhos, alguns deles até bem raros, que são organizados por ordem alfabética. Podemos passar horas e horas lá imersos no mundo da leitura. Aliás, devemos porque é um espaço nosso, temos que justificar a sua manutenção perante ao Governo.

belem, livros, indicação, leitura

Ah sim! além de tudo, ainda temos um Clube do Livro. Onde podemos nos reunir com um grupo de outros viciados em livros e compartilhar nossas leituras. Os encontros acontecem de 15 em 15 dias, os quais tem em média a participação de 20 a 30 pessoas e acontecem normalmente, em alguma livraria da cidade. O Grupo possui uma página no Facebook a PA Book Club, onde você pode ficar por dentro dos próximos encontros.

Ler é um hábito extremamente gratificante para todos nós e apesar de ser um ato individual, mas ele pode ser socializado e porque não ler em um ambiente público? Garanto que é uma experiência maravilhosa. Além dos espaços já mencionados, Belém tem ótimas praças, como Praça Batista Campos, Horto Municipal, Praça da República, Estação das docas, entre outras, que podemos aproveitar a brisa, o vento, com uma ótima leitura, que tal experimentar a experiência?

Então é isso Soodinhas, esperamos ter colaborado com vocês, nos seus hábitos de leitura, e fiquem atentos, que em breve, ainda para movimentar mais a cidade de Belém, teremos eventos presenciais, relacionados a leitura. Até a Próxima.

Serviço:

Livraria da Fox – Dr. Moraes
Tv. Dr. Moraes, 584 – Nazaré (Entre Conselheiro e Mundurucus)
Seg. a Sáb. – 10hs as 22hs Dom. – 09h às 21hs
Telefone: 91 – 4008-0007

Livraria Leitura – Shopping Pátio Belém
Tv. Padre Eutiquio (3º Piso), 1078 – Batista Campos
Seg a Sáb. – 10h às 22hs Dom. – 14hs às 20hs
Telefone: (91) 4008 - 5800

Livraria Saraiva – Boulevard Shopping
Av. Visconde de Souza Franco (Doca)
Seg. a Sáb – 10hs às 22hs Dom – 14hs às 22hs
Telefone: (91) 3299 - 0500

Sebo - O Relicário
Av. Pres. Vargas, 762 – Loja 18
Seg. à Sex. – 09hs às 18hs Sáb. – 09hs às 14hs
Telefone: (91) 3252 - 5422

Sebo - Cultura Usada
R. Tiradentes, próx a Praça da República.
Seg a Sex – 09hs às 12hs e 15hs às 17h00

Fundação Cultural do Pará – Biblioteca Pública Arthur Viana
Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré
Seg. a Sex. 09hs às 17h00 Sáb . 09hs às 12hs
Telefone: 91 – 3203-4399

Clube do Livro – Pa Book Club
Facebook.com/PaBookClub

Recomendado Para Você

4 comentários

Comente com o Facebook

Instagram