Te contando sobre Belém: Belém Também é Gay Friendly

setembro 27, 2015 / Redação SOODA /

Belém do Pará com certeza é a cidade mais cosmopolita da região Norte do país, pois tem uma dimensão cultural imensa é uma cidade que respira cultura, apesar de não ser tão valorizada pelo nossos governantes. Nesse contexto, uma comunidade que vem se fortificando cada vez mais são os Gays, Lésbicas, Bisexuais e Transgêneros - GLBT , que enfrentam o preconceito para viver somente o que todos nós do mundo inteiro queremos, o Amor.

Os paraenses têm uma relativa tolerância para com o público GLBT, pode ser considerada uma cidade que está caminhando para o título de “Gay Friendly” e nos dias de hoje, já existem diversos locais onde não existe a preocupação com a sexualidade de ninguém e as pessoas querem se divertir, e são esses locais que trouxemos até aqui, em forma de roteiro de um dia, para que todos possam conhecer, visitar e ver que todas as formas de amor são possíveis, que acima de tudo está a felicidade.

Cafeteria Delicidade
Fonte: Google.com

De manhã é um momento de um café da manhã especial reforçado, para enfrenta o dia e o calor na cidade de Belém. Então que tal começar o dia, tomando um café especial no Delicidade, uma padaria maravilhosa, localizada no Bairro de Nazaré. Todos os seus produtos são fascinantes, e o atendimento é bem tranquilo. Se você tiver um pouco menos no bolso, tomar um café na Tapioquinha de Mosqueiro, localizada no Bairro da Batista Campos, onde você pode escolher entre os muitos sabores que transformaram as “tapiocas da ilha de Mosqueiro” que ficaram tão famosa entre os paraenses, e claro nesses locais, apesar de não ser direcionado para o público GLBT, os mesmos são bem recebidos sempre.

No horário da manhã os museus da cidade e algumas galerias, são ótimas opções para visitar e conhecer como a cidade de Belém se tornou essa metrópole, e o que é produzido em termos de arte e cultura em nossa Metropole. Por exemplo, na Cidade Velha existe, o Museu Histórico do Estado do Pará, onde é possível conhecer um pouco do desenvolvimento histórico do Estado, além das exposições nacionais que são do tipo “Quero Ver”, como no ano passado que teve uma exposição sobre as obras de Portinari. Ao lado, onde também fica a sede da Prefeitura de Belém, existe o Museu de Artes de Belém (precisa de uma reforma, mas suas exposições são ótimas), que sempre conta com ótimas exposições sobre a cidade de Belém. Subindo para o bairro da Cidade Velha, também existe a Casa das Onze Janelas, espaço cultural onde suas exposições normalmente são voltadas para a arte contemporânea, e claro avistar o rio daqui, é lindo, é belo, é romântico e o melhor de tudo é livre.
Espaço Casulo Cultural
Fonte: Facebook do Casulo Cultural

Entre as Galerias, podemos encontrar várias delas na cidade de Belém, onde a arte pode ser vista de seus vários ângulos. Como o Casulo Cultural, um coletivo que tem por objetivo ser um lugar de encontros e vivências artísticas e culturais, e suas exposições versam nesse sentido. Além disso, outras galerias que podem ser visitadas na cidade de Belém é a ELF Galeria, que fica na Vila Bolonha (vila construída para trazer engenheiros estrangeiros, para construírem o Palacete Bolonha, fruto de um presente de amor, de Francisco Bolonha para Alice Ten-Brink) e a Kamara Kó Galeria, com exposições voltadas para a fotografia no Mercado de Artes. Lembrando que as três galerias de artes, ficam em casarões antigos da cidade de Belém.
Praça da República
Fonte: Acervo Prórpio

Depois dessa rolê cultural pela cidade de Belém, chegou-se um momento de fazer umas comprinhas. Na Praça da República, aos Domingos, sendo um dos espaços mais democráticos da cidade de Belém, é possível visitar uma feirinha que rola ao redor da praça, onde você pode encontrar de tudo, bijouterias, eletrônicos, artesanato paraense, óculos, roupas, sapatos, colecionáveis, obras de arte por aí vai, vale a pena circular por essa feira, e é muito difícil (difícil mesmo sair sem nada). Na praça também é possível fazer um lanche (a um preço relativamente barato), ou pode-se descer até próximo da Estação das Docas e ir no Point do Açaí, e saber porque, quem “vem ao Pará, parou, tomou açaí, ficou”.

Num Domingo à tarde é um boa opção descansar na própria Praça da República, na grama, onde os jovens de todas as tribos começam a se reunir por volta das três da tarde, e sempre tem um som que você pode se aproximar, ou um “esquenta” para as festas na cidade como o Porto Solamar e Mormaço ou ainda o Espaço Fuxico Insano voltada para o público GLBT .
Estação das Docas
Acervo Próprío

Ou ainda se você estiver em Belém em outro dia da Semana, você pode ir para a Estação das Docas, um dos espaços mais democráticos, em relação a gênero, na cidade de Belém, e apreciar a orla, às vezes tem atrações culturais, e aos sábados e domingos o cinema esta aberto, com filmes do circuito independente. Ah sim, o The New York Times recomenda, e euzinho ratifico, a Cairu é a melhor sorveteria da cidade, então aproveita esse passeio para provar uma das dezenas de sabores que eles possuem.

A noite existem vários bares, boates e espaços voltados para o público GLBT, ou ainda que é bastante frequentado por eles. No Bairro do Umarizal, próximo a Doca de Souza Franco, existem um ótimo lugar para fazer a preparação para à noite. O Roxy Bar, um restaurante, conhecido pelos saborosos pratos temáticos, onde você pode comer da “Angelina Jolie” a “Sadan Hussen”, bem eclético né?
Roxy Bar
Fonte: Quetanto.com

Depois disso, você pode escolher, se quer uma festa mais estilo “Bate Cabelo” no Malicia Pub, uma boate onde a música eletrônica é o seu forte, e frequentemente tem shows de strippers locais, com festas as sextas e sábados, ou também o Café com Arte, espaço que funciona de quarta a sábado, com festas temáticas produzidas por várias produtoras, onde o forte é a diversidade, como festas hipsters, brega, música pop, anos 90 e por ai vai. Ainda é possível conhecer o Casarão Music, que também é recheado de festas temáticas, mas que se você tem mais de 22 anos, com certeza vai se sentir meio velho no local, o que não impede você de ir a casa. Ah sim, um pouco mais longe do circuito Centro de Belém, tem um bar chamado Veneza, localizado no bairro da Cremação, onde tem uma diversidade de festas, para os fãs de samba, sertanejo, pop rock, e por ai vai, e claro de terça a domingo, tem um jantar maravilhoso, com várias opções da cozinha contemporânea.
Café com Arte
Fonte: Facebook do Café com Arte

Entre os bares que não são GLBT, mas possuem uma frequência muito grande desse público, tem o Black Dog English Pub, localizado, próximo ao hospital Santa Casa de Misericórdia, com uma entrada que se esconde, entre as casas do quarteirão, o local com certeza é um dos espaços em Belém com o maior número de cervejas importadas, e o som alternativo, não muito frequente na cidade de Belém, também é o chama para o local. Além disso, para quem gosta de um samba, que tal conhecer a Casa D´Noca, que fica próximo ao Museu Emilio Goeldi. O Bar instalado numa casa antiga é referência na cidade, no que se refere ao ritmo que veio do Rio, mas que soube se instalar muito bem em Belém do Pará.
Black Dog English Pub
Fonte: Facebook do Bar

Duas Festas em Belém que não tem residência fixa, porém fazem muito sucesso com o público GLBT é a Noize e Meachuta, que fazem pelo menos uma vez por mês o público balançar em alguma casa noturna da cidade, e que são bem ecléticas, porém com foco maior no Black Music, Eletrônica e música POP, tocando ainda muitos sucessos brasileiros, como Anitta, Wanessa, Ludimilla e por aí vai.
Festa Meachuta com a presença de Wanessa Camargo
Acervo Pórprio

O dia amanheceu, e bateu aquela fome? O ponto de encontro é o Batistão, que se encontra no final da Doca. Na verdade, apesar do Batistão ser o nome de uma das lanchonetes no local, existem várias, instaladas em trailers, onde você pode reforçar o seu estômago, para poder chegar em casa e descansar, para quando acordar, continuar curtindo a cidade de Belém e o que ela tem de melhor para oferecer.

Claro que essas foram somente algumas sugestões onde o público GLBT pode curtir com maior tranquilidade a cidade de Belém. Existem muitas outras, mas será os rumos de um próximo roteiro. Como falamos anteriormente a cidade de Belém vem praticando a tolerância para com o público GLBT, claro que ainda existe muito a se galgar, mas em todo o Brasil é dessa forma, o preconceito ainda está instaurado em nossa população brasileira, mas aos poucos o espaço vem sido conquistado e o amor está cada vez mais próximo de seu triunfo. Esperamos que tenham gostado e até o nosso próximo capitulo Soodinhas.
Nós defendemos essa causa, e você?

Serviço

Delicidade
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 1393. entre 14 de Março e Alcindo Cacela
 Telefone: 91- 3241-3213

Tapioquinha de Mosqueiro
 Endereço: R. dos Pariquis, 1981-B (Quase esquina com Padre Eutiquio)
 Telefone: 91-3242-5240
 Site: Site

Museu Histórico do Estado do Pará
Endereço: R. Dona Tomazia Perdigão, Cidade Velha
 Telefone: (91) 4009 – 8830
 Horário de Funcionamento: Terça à sexta de 10hs às 18hs e Sábados e Domingos de 09h às 13hs Valor: R$ 6,00 (com meia entrada para estudantes e gratuito às terças)
Site: Site

Casa das Onze Janelas
 Endereço: Praça Frei Caetano Brandão
 Telefone: (91) 4009 – 8823
 Horário de Funcionamento: Terça à sexta de 10hs às 18hs e Sábados e Domingos de 09h às 13hs Valor: R$ 6,00 (com meia entrada para estudantes e gratuito às terças)
Site: Site

Museu de Arte de Belém
 Endereço: Praça D. Pedro II (Ao lado do Museu Histórico do Estado do Pará)
Telefone: 91 -3114-1028
 Horário de Funcionamento: Terça à sexta de 10hs às 18hs e Sábados e Domingos de 09h às 13hs Blog: Blog

Casulo Cultural
 Endereço: Travessa Frutuoso Guimarães, Esq. Com a Riachuelo (Altos)
 Telefone: (91) 98138-7691 (Assessoria de Imprensa), (91) 98064-1549, (91) 98973-4830
 Horário de Funcionamento: Quarta e Sexta de 14hs às 18hs (outros horários, somente com agendamento prévio)
 Site: Site

Elf Galeria
Endereço: Av. Gov José Malcher, Pass. Bolonha
Telefone: (91) 3224-0854
 Horário de Funcionamento: Seg. a Sex. 14hs às 19hs Sáb. 10hs às 14hs
Facebook: elfgaleria

Kamara Kó Galeria
 Endereço: Trav. Frutuoso Guimarães, 611
Telefone: (91) 3261-4809
 Horário de Funcionamento: Ter. a Sex. 15hs às 19hs Sáb. 10hs às 13hs
 Site: Site

Point do Açaí
 Endereço: Boulevard Castilho França, 744 esq. Com a Pres. Vargas
Telefone: (91) 3212-2168
 Horário de Funcionamento: Dom e Seg. 11hs às 16hs Ter. a Sáb. 10h30 às 22h30 (almoço e jantar) Site: Site

Porto Solamar
 Endereço: Final da Rua Djalma Dutra (próx. a Av. Pedro Alvares Cabral)
Horário de Funcionamento: Domingo 16hs às 23h30
Facebook: solamarportosolamar

Mormaço Bar 
Endereço: Passagem Carneiro da Rocha, 1 (próx. ao Mangal das Garças)
Horário de Funcionamento: Sexta à Domingo, de acordo com as festas promovidas
 Site: Site

Espaço Fuxico Insano 
Endereço: R. Boa Ventura (Final da Tamandaré, passando a Praça do Arsenal)
 Telefone: 91 – 98098-7641
Facebook: espaço.fuxico

Estação das Docas 
Av. Boulevard Castilho França, s/n Funcionamento da Orla: Seg e Ter: 10hs às 00h/ Qua: 10hs às 01hs/ Qui a Sáb: 10hs às 03hs/ Dom: 09hs às 00hs
 Telefone: (91) 3212 - 2525
Site: Site

Roxy Bar
 Endereço: Av. Senador Lemos, 231
Horário de Funcionamento: Seg. a Dom.: 19h15 às 02h00
 Telefone: 91- 3224-4514
Site: Site

Malicia Pub
Endereço: Tv. Rui Barbosa, 369 (Reduto)
 Horário de Funcionamento: sex-sáb : 23hs às 07hs
 Telefone: 91- 3224-3955
 Facebook: BoateMalicia

Café com Arte 
Endereço: Tv. Rui Barbosa, 1437 (Nazaré)
 Horário de Funcionamento: Qua-Qui: 17hs às 00h00/ Sex. –Sáb: 17hs às 04hs
Telefone: 91 - 3224 – 8630
 Facebook: CafecomArtepa

Casarão Music
 Endereço: Av. Nazaré, 579 (Esq. Com a Rui Barbosa)
 Telefone: 91 - 3222 – 8096
Facebook: casaraomusicbelem

Bar Veneza
 Endereço: Tv. 3 de Maio, 2000 (Cremação)
 Telefone: 91- 3249 – 9910
 Facebook: veneza.omelhor

Black Dog English Pub
 Endereço: Rua Bernal do Couto, 791 (Próx. a Santa Casa de Misericórdia) – Umarizal
Horário de Funcionamento: Ter – Qui. 18hs às 01h00/ Sáb.- Dom. 18hs às 04hs
Telefone: 91- 3199-2335
Facebook: blackdogenglishpub

Casa D´Noca
 Endereço: Tv. 9 de Janeiro, 1677
 Horário de Funcionamento: Qua. à Sex. de 18hs às 02hs/ Sáb. e Dom. 12hs às 16hs e 18hs às 02hs
Telefone: 3229-1792
Facebook: casadnoca

Festa Noize 
Como é uma festa que não tem residência fixa, o endereço e suas datas dependem da disponibilidade das casas noturnas e programação, na cidade de Belém, normalmente ocorre uma vez por mês. Ocorre desde janeiro de 2012.
Horário de Funcionamento: Sex. ou Sáb. : 23hs às 05hs
Facebook: festanoize

Festa Meachuta 
Como é uma festa que não tem residência fixa, o endereço e suas datas dependem da disponibilidade das casas noturnas e programação, na cidade de Belém, normalmente ocorre uma vez por mês. Ocorre desde Maio de 2008.
Horário de Funcionamento: Sex. ou Sáb. : 23hs às 05hs
 Facebook: meachuta

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram