Brinquedos de Miriti: Diferente, Regional, Divertido

outubro 17, 2015 / Redação SOODA /



E mais um Círio de Nazaré aconteceu na cidade de Belém do Pará, já é o 223º. Além, e ser considerado o Natal do Paraenses, a festa do Círio ao longo dos seus mais de 200 anos acabou construindo várias tradições culturais, entre elas os produtos feitos de Miriti, brinquedos e objetos decorativos feitos da Palmeira Maurita Flexuosa L. (Nome bonito, fiquei imaginando chamando a minha filha agora, MAURITAAAA, venha cá minha filha!!! ÉÉÉgua pai, já to indooo) também conhecida como Buriti, o Isopor da Amazônia. Uma tradição indígena que agora chega nas mãos dos artesões, especialmente do município de Abaetetuba.

Os artesões montam todos os anos, na Praça D. Pedro II (Há uns três anos, mais ou menos, depois de uma encrenca que tiveram com o SEBRAE, segundo um deles me falou, dia desses) um Feira para venda de produtos, que inicia na sexta-feira, antes do Círio e fica até a segunda ou terça-feira depois da festa (Dependendo do ano).


A grande maioria dos artesões acabam por reproduzir, parte da cultura amazônica, o ribeirinho, as danças nas festas de tecnobrega, as casinhas estilos amazônicas, os barcos pô pô pô, os animais regionais, o soca-soca da mandioca (não sei porque lembrei agora da música da Muriçoca, soca, soca, soca, soca... Hehehehe). Porém além disso, é possível ver os bonequinhos, réplica dos personagens da turma do Chaves e até mesmo dos Minions (fofo, não?).

Nesse sentido, percebemos que os brinquedos do Mirirti são importantes, não só a título de entreter as crianças, mas acaba ajudando a econômica local, possibilitando que os profissionais que trabalhem com isso, possam continuar a produzir o seu produto e sustentar as suas famílias, e ainda utilizando uma matéria-prima renovável (Ponto positivo, em relação ao plástico). Esse ano a Feira já acabou, mas que tal no próximo ano, inserir alguns desses brinquedos entre as crianças? Ou até usar como objeto decorativo em sua casa. Eu uso, e posso dizer uma coisa, esses objetos duram muito viu.

Confira abaixo, no nosso primeiro Prosando em 90 seg. um pouco que vimos sobre o Miriti na Feira ocorrida durante o círio.


Até a próxima Soodinhas!!

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram