Feira Literária Paraense - FLIPA 2015 (Nossas Impressões)

outubro 17, 2015 / Redação SOODA /



Quando a gente escuta o nome “Feira Literária”, parece que nosso coração pulsa mais forte, porque muitas coisas se unem nessas duas palavrinhas: “Livros, Lançamentos, Autores, Autográfos, Desconto (Essa aí é muito importante, hehehe). E foi nessa expectativa que fui a Feira Literária Paraense, que ocorreu hoje e continua amanhã na Livraria Fox da Dr. Moraes, e sabe de uma coisa: Valeu a pena.

A Feira Literária Paraense, organizada pela Livraria Fox e Editora Empireo, reúne autores, leitores, editoras, em busca do fomento a cultura paraense, por meio dos livros, afinal, como em todo o Brasil existe uma supervalorização dos livros estrangeiros, mas o que pouco sabemos é que aqui na nossa terra, também existem ótimos autores, que escrevem, fantasias, romances, poesias, distopias, terror, e por ai vai. Logo na entrada da Loja, conferimos uma pequena exposição mostrando um pouco dos autores paraenses, quem são, o que produzem, contando suas histórias, como o nosso saudoso Rui Barata e claro, a patrona do Evento Aldacinda Camarão, além de algumas obras que estavam em um expositor, e objetos que contam a vida de nossos escritores, bonito, não?
Depois no evento, quando entramos na Livraria Fox da Dr. Morares, e logo de cara, vimos os maravilhosos livros paraenses, e com 20% de desconto (Desconto, desconto, desconto, mas que palavrazinha mais problemática, eu heim!!) Enfim, e começamos a observar os livros, que estavam dispostos especialmente para o evento e então fomos abordados, por um dos autores presentes A J Moraes, que nos apresentou o seu livro “Renato e a Trasladação”, uma história de fantasia que mistura elementos da Mitologia Grega e das Lendas Amazônicas, achei demais o conceito, e apresentado pelo autor, fica muito melhor.



E assim fomos encontrando os autores paraenses na FLIPA, como Andrei Simões, que por sinal também estará no Thriller In The Book, no dia 31/10 na Livraria do Shopping Boulevard Belém, para falar um pouco sobre terror, mas nesse momento conversamos um pouco sobre a necessidade de expandir o nosso público leitor, e o amor pelas obras paraenses, que com certeza não fica atrás dos grandes best sellers, a diferença é que temos menos pessoas com quem conversarmos sobre a experiência com o livro, o que esperamos que em breve vai mudar ... hehehe. Ainda falamos com Felipe Laredo, Editor da Empireo, paraense que apoia muito a nossa literatura e está ajudando nessa divulgação para que todos os brasileiros conheçam o que produzimos por aqui.


Ah sim, quem estava lá também era a Roberta Splinder, autora do livro “A Torre Acima do Véu”, romance distópico que depois de acabar a sua primeira edição, tem a sua segunda com ilustrações ótimas e com uma edição bem melhor do que a anterior, que foi lançada oficialmente da Bienal do Livro, mas teve o seu lançamento regional durante a FLIPA. A Roberta é amada pelos grandes Booktubers brasileiros, como o Victor Almeida do Canal Geak Freak, que já falou o quanto gosta dela, e isso para nós é motivo de orgulho.

Além desse encontro com os autores, durante o evento tiveram algumas apresentações deles, uma espécie de bate papo, além claro do Prêmio Nobre de Literatura, concedido a algum autor paraense importante, que nesse ano foi o Ernesto Cruz, e o prêmio FOX de Literatura, que é concedido aos escritores que exerçam sua profissão aqui no Pará, mas nunca tenham tido a sua obra publicada.

Enfim, terminamos nossa visita na Feira Literária Paraense, comprando livros (meio óbvio né), foi difícil a seleção viu, tendo em vista que a Crise Econômica (Dilma, te odeio pra sempre !!!) nos afetou consideravelmente, mas fizemos o que pudemos, e estamos com três obras, que vamos lhe mostrar em breve em vídeo:

Então é isso Soodinhas a FLIPA estará aberta amanhã, para recebe-los, com os simpáticos funcionários da FOX (amo vocês), e aproveitem para conhecer os nossos autores paraenses, pois vale a pena!!!

Serviço:
Feira Literária Paraense
17 e 18 de Outubro
Travessa Dr. Moraes, 584 (Entre Conselheiro e Mundurucus)
Horário: 09h às 22hs
Site / Facebook

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram