Na Tarde do Dia das Bruxas, um Evento preparatório para o Halloween

novembro 01, 2015 / Redação SOODA /

Facebook A Hora Suave

E ontem, Belém do Pará ficou mais Dark (ou talvez não, não sei!), mas pelo menos no mundo literário Belém ficou mais Dark, com o nosso primeiro evento, sendo o primeiro evento de terror, sendo o primeiro evento de algumas editoras aqui em Belém, sendo o primeiro.... primeiro... Ocorreu ontem em Belém o “Thriller in The Book: Literatura do Terror sobre os Olhos da Alma”, organizado por nós o Blog Sobre os Olhos da Alma, em parceria com as editoras Darkside Books, Editora Empireo, Grupo Editorial Record, Editora Aleph e Editora Intrínseca, e ainda com o apoio Emocional do Blog Garota Pai Dégua, Me Livrando, cobertura fotográfica e vídeo dos meninos do Canal A Hora mais Suave, apoio ainda da Loja My Donuts, e da Livraria Saraiva, que os cedeu gentilmente o espaço para realizar o evento.

Organizar eventos, sempre foi um ato trabalhoso, e toda vez que organizamos, ficamos com aquele frio na barriga. Apesar de já ter experiência com eventos, é a primeira vez que eu organizo um evento literário, e posso afirmar para vocês, é apaixonante, é lindo terminar um evento, e ver o resultado positivo dele entre os participantes, ver que conseguimos atingir os objetivos, tanto em relação ao público, como em relação às editoras e a própria livraria Saraiva (que nos cedeu espaço) e esse evento, com certeza não seria possível, sem os meus parceiros de Blog, Everton Assis e Rosane Santos.
Facebook A Hora Suave
Durante o pré evento, contatamos mais de 20 editoras, onde delas 5 resolveram se engajar no nosso projeto, tal como o escritor Andrei Simões. Somados, todos os brindes e livros, tivemos durante o evento mais de 30 prêmios para os nossos participantes. Durante o pré-evento também foi o momento de fazer a nossa divulgação, inteiramente em redes sociais, onde pudemos conhecer o nosso público e saber um pouco mais do que eles queriam, e não pararam de interagir, sendo assim mais fácil de organizar o evento, para esses leitores.

Durante o pré – evento lançamos um desafio, “Desafio: Amigos até a morte” que contempla a reunião de grupos de amigos, ou seja, nessa hora valeu convidar aqueles amigos que nunca participaram do evento, esses grupos foram nomeados, e aquele que tivesse o maior número de participantes, escolheriam um livro, que rodaria entre a equipe, para que todos pudessem ler aquele livro, e virar assunto entre eles. O grupo campeão foi o Arrepios que levaram 16 pessoas ao evento e escolheram o Box de Sidney Sheldon (o qual eu não julgo a escolha maravilhosa).

O evento iniciou pontualmente as 16hs, com uma introdução sobre a Literatura do Terror, e depois chamamos o escritor paraense Andrei Simões, um pesquisador no gênero, que começou falando sobre a diferença entre terror e horror, depois entramos em um bate-papo, estilo Talk Show (me senti naqueles programas de auditórios, tipo Jô Soares, hehehehe), o qual fizemos perguntas sobre o gênero, perspectivas, autores, a obra de Andrei Simões, e como era escrever sobre o gênero, e ele então respondeu a todas as perguntas, nos passando informações importantes, detalhes preciosos, que engrandeceu imensamente o evento.
Facebook A Hora Suave
Após o bate papo com o autor Andrei Simões, iniciamos o momento das Editoras, primeiro foi a Editora Empireo, onde apresentamos os livros “Eu Vejo Kate”, “Sete Cabeças” e “O Corvo: Um Livro Colaborativo”, inclusive durante esse momento, apesentamos um trecho do “O Corvo”, do Edgar Alan Poe, que esse ano completa 170 anos, e teve uma homenagem, digna de clássico de terror produzida pela própria editora.
Facebook A Hora Suave
E no dia 31/10 de 2015 a Editora Darkside Books completa 3 anos de idade, enquanto o aniversário deles era comemorado a base de Cerveja importada, no Rio de Janeiro (triste vida não morar no Rio nessas horas), aqui no Pará apresentávamos os livros “Box do Terror (Evil Dead e Massacre da Serra Elétrica)”, “Sexta Feira 13”, e o Demonologista, obras que foram emblemáticas, nesses 3 anos para a editora, e que não poderiam passar em branco, amamos vocês Darkside.
Facebook A Hora Suave
Outro momento, que foi simplesmente épico no evento, foi o da Editora Aleph, onde apresentamos o livro “Alien” (foi um alvoroço) com uma diagramação fenomenal, e “Eu Sou A Lenda”, onde as pessoas simplesmente diziam durante o evento “Quero”. Anunciamos também que em 2016 e 2017 terá Brandon Sanderson, na editora Aleph (Corações a mil).
Facebook A Hora Suave
Após esse momento foi colocado, um vídeo dos simpsons em homenagem ao Dia do Terror, onde apresentam tantas referências que a gente até se perde, e apresentado um dos produtos que agora é sensação do mercado paraense, que é a My Donuts, primeira loja de Donuts no estado do Pará, que com certeza, faz um dos melhores donuts que já comi na vida (sem brincadeira), foi feito então um sorteio surpresa, onde a pessoa ganhadora pode levar um voucher, para duas pessoas.
Facebook A Hora Suave
Claro que a Editora queridinha do público paraense não poderia faltar, Editora Intrínseca que já vem ao Pará a 4 anos, com a sua turnê anual, também esteve no evento, onde pudemos apresentar os livros “Lugares Escuros”, “Garota Exemplar”, “A Febre” (seu thriller mais recente) e “Caixa de Pássaros” (adoro).
Facebook Art Luzes
Por último, mas não menos importante, o maior Grupo Editorial da América Latina, esteve presente no evento, onde as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer, um pouco mais sobre os livros “Colecionador de Peles”, “Box Sidney Sheldon” e “A Garota no Trem” (Thriller psicológico intenso).
Facebook A Hora Suave
Chegamos então ao momento do quiz, onde a plateia foi dividida em quatro equipes, e pudemos fazer perguntas relacionadas as apresentações, editoras presentes e livros de terror. No quiz ainda teve desafio que envolveu, virar zumbi (the walking dead está perdendo zumbis aqui no Pará), que animou o público em geral. A equipe vencedora, teve 4 livros sorteados, somente entre eles. E no fim teve sorteio, onde tiveram muitos rostos felizes por ter sido contemplado.

Fizemos o nosso evento com muito esforço, no sentido de divertir o público presente e claro apresentar um pouco mais sobre o gênero literário de terror, pensamos em tudo, desde a ambientação e decoração, até a escolha do autor, apresentação, quiz, para que as pessoas presentes pudessem ter uma experiência completa, durante o nosso evento. Ficamos felizes com a repercussão nas redes sociais e jornais locais, mostra que o público paraense se encontra ávidos pela literatura e eventos desse tipo. Esperamos vocês nos nossos próximos eventos.



 Até a próxima, novos soodinhas!!!

 Vejam todas as fotos do evento aqui

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram