Resenha: Plutão - R.J. Palacio

novembro 24, 2015 / Francisco Soares Chagas Neto /


Plutão: Uma história de Extraordinário (Pluto: A Wonder Story)
Exclusivo E-book
R.J. Palacio
Editora: Intríseca
Ano: 2015
5 Estrelas

Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.
Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

R.J. Palacio: Atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Extraordinário é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.

Aquelas pessoas que se apaixonaram pela historia de Auggie também vão ficar encantados com o belíssimo conto de R.J. Palacio. O conto Plutão, fala da historia de Chris o Melhor amigo de Auggie durante toda infância, mas que se mudou e agora eles pouco conversavam, somente por FaceChat.

Durante o conto a autora não usa como em Extraordinário a narrativa na visão de vários personagens, mas somente o de Chris. O conto e mesclado a varias vivencias do passado de Chris, principalmente as com o Auggie e o que vem ocorrendo no presente.

Como e comum naqueles que mudam de escola, cidade, bairro existe um período de adaptação complicado, onde você tem dificuldade em tecer uma nova rede de amizades e fica de frente com vários dilemas entre a amizade, e outras necessidades. A autora passa um ensinamento bem legal em relação a isso. Primeiro, no sentido de Chris que nunca teve preconceitos em relação a Auggie, pelo contrario, ele se sentia mal em relação as outras pessoas magoarem o seu amigo. Outra, mesmo em momento de crises os amigos ajudam-se em si.

E por ultimo os valores que as vezes achamos que estamos certo, na verdade precisam de um óculos (amizade) para enxergarmos aquilo que e importante. No mais, esse conto e muito fofo, da pra ler em algumas poucas horas, vocês vão gostar.

Skoob: 4,5 Estrelas
Goodreads: 4.08 Estrelas

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram