"Retrospectiva Literária 2015" (Evento - Belém do Pará)

novembro 30, 2015 / Redação SOODA /



“Então é Natal, o que você fez?, o ano termina, e começa outra vez” (Aposto, que vocês leram esse primeiro parágrafo no ritmo da música, não? De qualquer forma eu escrevi cantando, hahahaha). E quando essa música começa a assolar as nossas cabeças, vem aquele sentimento de que o ano está acabando. E aquele projeto de ler 17354926492642 foi furado, mas não fique triste, é só projetar mais 1816268263824 para 2016 de livros que você provavelmente não irá ler (hahahaha).


E 2015 foi um ano de muitos lançamentos não é verdade, talvez a culpa da gente não ler tanto é que as Editoras não param de lançar tantos livros maravilhosos. Alias galera, vocês sabiam que a crise econômica está forte em nosso país, mas o mercado editorial, apesar de ter perdido um pouco em algumas linhas, continuou crescendo. Ta certo, segundo dados da Nielsen Bookscan em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o mercado livreiro cresceu 8,83% em relação a 2014, porém o que vale ressaltar é que boa parte desse crescimento, a culpa são dos livros de Colorir (É pintar é um negócio lucrativo). Para vocês terem uma ideia, os dois primeiros lugares da lista dos mais vendidos arrebataram cerca de 1,2 milhões de exemplares vendidos (até 30/11), mesmo assim, o mercado de ficção não ficou atrás e atingiu o patamar de 6% de acordo com a Nielsen Bookscan.

Deu pra perceber que essa ano de 2015, foi extremamente ótimo, podemos citar aqui alguns livros sucessos como Grey da Editora Intrínseca que em 2 meses de lançamento já figura no 7º lugar da lista dos mais vendidos, mas não podemos esquecer da lucrativa série de livros da Isabella Freitas, Não se Apega, Não (que virou série do Fantástico), Não se Iluda, Não, O livro 4 da série A Seleção, A Herdeira, lançado pela Seguinte além das maravilhosas edições da Darkside Books, que trouxe belíssimas reedições como Tubarão, O Exterminador do Futuro e Hellraiser, além de novas obras de tirar o Folêgo como Os Senhores dos Dinossauros, Golem e o Gênio, A Guerra da Rainha Vermelha, todos esses lançamentos da editora a fizeram chegar a marca de 500 mil livros vendidos em apenas 3 anos no mercado.

Além disso, outras editoras como Rocco, que continua com os três livros da série Jogos Vorazes entre os mais vendidos na lista da Editora Veja, também teve ótimos lançamentos literários em 2015. A Editora Novo Conceito e Globo Livros também faturam nas listas dos mais vendidos do ano e claro as pequenas editoras também fazem sucesso, a exemplo da Editora Empireo que seu projeto Inovador do “Corvo: O Livro Colaborativo” tem arrebatado fãs em todo o país e a Giz Editorial que relançou a obra "A Torre acima do Véu"

Pensando nisso o Blog Sobre os Olhos da Alma e Garota Pai Dégua fecharam parcerias com as 8 editoras para realizar o evento de “Retrospectiva Literária 2015”, afim de lembrarmos o que de bom passou por esse ano, e quem sabe montar a nossa listinha de final de ano. Claro, o evento também será uma imensa confraternização entre nós e os leitores, interagindo, brincando, ouvindo e quem sabe levando um livrinho lançado em 2015, pra casa.



Além disso, no evento terão alguns autores paraenses que lançaram ou relançaram em 2015 suas obras e irão falar sobre isso. Salomão Larêdo, que lançou o livro “Olho de Boto”, que é o primeiro livro que conta a história de um romance homoafetivo genuinamente amazônico. Saulo Sisnando, lançou “A Solteirona”, livro que conta as desventuras de uma Solteirona, de maneira bem-humorada, a exemplo da série homônima no Youtube. E também Roberta Spindler estará presente para falar do relançamento da sua obra “A Torre Acima do Véu” que agora vem com ilustrações lindaaaaas, que conta a história de um futuro distópico, onde as pessoas vivem nos autos dos edifícios e torres, devido uma névoa que se instaurou em nosso planeta.

Alguns mimos enviado pelas editoras para vocês

Ah claro, e temos Desafio para vocês. Durante o nosso pré-evento. O Desafio, “MEU AMIGO TAMBÉM É NOEL” Confiram: Convidem seus amigos para virem participar da nossa "Retrospectiva Literária 2015", marque no face, puxe pelo cabelo, sei lá, criatividade de vocês (hahahaha).

No dia do Evento, ao assinar a lista, peça para o seu amigo colocar o seu nome ao lado do nome dele (vai ter espaço apropriado para isso) de maneira legível (escritas difíceis de entender como as psicografadas ou de médico serão sumariamente excluídas do pleito). Aquela pessoa persuasiva, que levar o maior número de amigos, vai simplesmente poder escolher um livro do balcão (exceção de kits montados).Tem mais, haverá um sorteio, entre os seus amigos e um deles levará também um livro. Aproveitem que as Editoras resolveram presentar muita gente nessa Retrospectiva e chame a galera para Participar (Seja o considerado da Galera!!).

Tem mais, incentivamos que aqueles livro que você e seus amigos ganharem, possa circular depois entre o seu grupo, assim mais pessoas poderão vivenciar a experiência de um novo livro e o livro irá ser O assunto da galera.

Obs: As pessoas não precisam estar confirmadas no evento, porém convide a galera, mostre que você não está mentindo, que isso é real...

Obs: As pessoas que faturarem livros no referido desafio, não poderão mais concorrer a outros livros (Esperamos que o maior número de pessoas ganhem)



ESPERAMOS VOCÊS LÁ SOODINHAS. E fiquem atentos em nossos posts dessa semana e da semana passada, pode ser que venha alguma pergunta daí, será!!! Muáááááááááááá.

Ai gente, deixa eu espalhar o espirito de Natal, eu gosto... (Me deixem)

Recomendado Para Você

1 comentários

Comente com o Facebook

Instagram