#Belém400anosdeleitores - Resultados e indicações literárias

janeiro 13, 2016 / Redação SOODA /



🎶 Belém, Belém, Belém, Será que ta tudo bem? (...)🎶 Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa, mas quando chego no Pará, me sinto bem, o tempo voa (...)🎶 E nesse ritmo bem movimentado é que damos inicio a esse post, Parabenizando a Metrópole da Amazônia que hoje completa 400 anos, a Cidade de Belém que foi fundada em 16 de janeiro de 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco, que veio à cidade, para "proteger" o "território português" dos "inimigos" (Viram que enchi de aspas, né, #ficadica).

E para homenagear a nossa cidade, e os leitores, criamos o Projeto: #belem400anosdeleitores, onde os leitores, blogs, vlogs, youtubers puderam postar as suas imagens no aplicativo do Instagram, e essas fotos podem ser resgatadas pela #belem400anosdeleitores. Abaixo vocês podem ver uma colagem feitas com algumas postagens do aplicativo:



É claro que agradecemos a todos os participantes do projeto, e falar pra vocês o quão é importante a presença dos livros nesses 400 anos da cidade de Belém, desde os primórdios quando a Igreja ainda dominava o conhecimento, ou o marco que foi a impressão do primeiro livro, feito em 1830, a implantação dos gabinetes e bibliotecas em 1850, as livrarias que se expandiram entre os séculos XIX e XX até chegarmos a esse processo de globalização do século XXI, onde os livros estão na palma de nossas mãos. Eles são patrimônio de nossa cidade, são fragmentos de nossa cultura, as coisas que lemos absorvemos, refletirmos, são responsáveis por transformações em nossa vida, não importando a temática do livro. E com isso, ficamos muito felizes se a gente pode reunir as pessoas amantes de livros nos dias de hoje em prol do desenvolvimento de nossa sociedade. Esperamos que os próximos 400 anos sejam repletos de livros, para nos engrandecer e tornar essa cidade um espaço digno para todos. Esse foi o recado do nosso projeto, e esperamos que ele tenha chegado a todos vocês.

Fizemos um especial a alguns meses atras, o qual convidamos aqueles que ainda não viram, clicar no link abaixo, para conhecer alguns lugares para compra, ou ainda apreciar um bom livro:

Belém dos Livros e Leitores



E aproveitando o momento, porque não indicar alguns livros que sejam de autores paraenses, ou ainda sejam ambientados na cidade de Belém, afinal #belem400anosdeleitores é um momento especial de nossa cidade e de mostrar as boas leituras, colocaremos algumas indicações com o link das resenhas já postadas em nosso blog e/ou outros blogs paraenses:

ZON O REI DO NADA - Andrei Simões: O livro conta a história de um Professor de meia-idade e artista frustrado, que percebe ao se olhar num espelho que nós somos frutos da criação de um outro ser, que domina os nossos passos. Querendo se afastar desse processo, o professor consegue se subtrair do corpo, se tornando um parasita, passeando pela mente das pessoas, sobrevivendo da imaginação, sonhos, desejos, e pensamentos humanos. Resenha completa em nosso blog


TURMA DA MÔNICA VAI AO CÍRIO DE NAZARÉ - Fabio Mancilio: A história conta uma viagem que a Turma da Mônica fez à cidade de Belém do Pará, onde o Vitinho, personagem que já guiou a Mônica e seus amigos por outras cidades como Aparecida, agora é o responsável por apresentar à cidade, os seus costumes, o círio de Nossa Senhora de Nazaré, e toda cultura que gira ao redor do evento, nesse caminho os personagens ao conhecerem esse novo mundo, ficaram extasiados, e tem as suas famosas tiradas, que nos faz rir até o final do enredo, como o medo de água do Cascão, a fome desesperadora da Magali, os “L” do Cebolinha e o jeito Mônica de ser que todos nós já conhecemos. Resenha completa em nosso blog


A SOLTEIRONA - Saulo Sisnando: A história conta detalhes da vida de Maria Eduarda, uma advogada frustrada, com emprego longe daquilo que ela imaginou para vida dela, que simplesmente sente como se houvesse um vazio dentro de si e que ela precisa mudar, precisa seguir em frente, e que um homem seria a solução para os seus problemas, mas como conseguir um? É nesse momento que ela se mete em um monte de confusões, junto com os seus amigos Carolina, uma mulher, que ainda não sabe muito o que quer da vida, e Douglas, um médico com uma carreira ótima e gay. Resenha completa em nosso blog Resenha disponível no Blog Corujando nos Livros

PUTREFAÇÃO - Andrei Simões: "é um livro que fala sobre a vida através da morte. Um homem está morto e consciente de tudo. Dentro do caixão sente o peso da vida que levou, das escolhas que fez, das palavras que disse e das que deixou de dizer. A principio pode parecer um Memórias Póstumas de Brás Cubas, clássico de Machado de Assis, mas isso ocorre só no inicio." (Texto retirado do Blog Gato que Flutua) Resenha disponível no Blog Gato que Flutua

A TORRE ACIMA DO VÉU - Roberta Spindler: "Quando uma densa e venenosa névoa surge misteriosamente, pânico e morte tomam conta do planeta. Os poucos sobreviventes se refugiam no topo dos megaedifícios e arranha–céus das megalópoles. Acuados, vivem uma nova era de privações e sob o ataque constante de seres assustadores, chamados apenas de sombras. Suas vidas logo passaram a depender da proteção da Torre, aquela que controla os armamentos e a tecnologia que restaram. Cinquenta anos se passam, na megacidade Rio–Aires, Beca vive do resgate de recursos há muito abandonados nos andares inferiores, junto com seu pai e seu irmão. A profissão, perigosa por natureza, torna–se ainda mais letal quando ela participa de uma negociação traiçoeira e se vê cada vez mais envolvida em perigos e segredos que ameaçam muito mais do que sua vida ou a de sua família." (Sinopse Oficial) Resenha disponível no Blog Folhetim Felino Resenha disponível no Blog Garota Pai Dégua

CONTOS DE MEIGAN - Roberta Spindler "O livro tem mais de 600 páginas e nos conta uma estória fantástica. Nesse novo mundo chamado Meigan, os magi são descendentes dos manarcus, seres poderosos que tinha domínio sobre um mantar - um elemento da natureza. Com o passar do tempo, as tribos de manarcus foram se relacionando entre si, gerando seres capazes de controlar vários mantares, mas não com a perfeição que os manarcus controlavam apenas um, e esses seres foram chamados de magi" (Texto retirado do Blog Garota Pai Dégua) Resenha Disponível no Blog Garota Pai Dégua
P.S. Como anunciado anteriormente terá mais de "Os Contos de Meigan" pela Editora Empíreo nesse ano de 2016.

PSSICA - Edyr Augusto:Uma adolescente é raptada no centro de Belém do Pará e vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena. Um imigrante angolano vai parar em Curralinho, no Marajó, onde monta uma pequena mercearia, que é atacada por ratos d'água (ladrões que roubam mercadorias das embarcações, os piratas da Amazônia) e, em seguida, entra em uma busca frenética para vingar a esposa assassinada. Entre os assaltantes está um garoto que logo assumirá a chefia do grupo. Esses três personagens se encontram em Breves, outra cidade do Marajó, e depois voltam a estar próximos em Caiena, capital da Guiana Francesa, em uma vertiginosa jornada de sexo, roubo, garimpo, drogas e assassinatos. (Sinopse Oficial)

PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO - HQ de Vários Autores:
"Um lugar participa da vida de todas as pessoas que passam por ele compartilhando suas vidas, dramas, emoções, momentos. talvez com o tempo de sua existência, esse lugar comece a acumular esses pedaços de vida, esses pequenos momentos vividos de que ele só entendeu uma parte, um excerto, um quadro da história toda". (Projeto no Catarse)

A SOMBRA DAS CEREJEIRAS - Adalcinda Camarão

A autora Roberta Spindler, apresenta os três últimos livros acima em seu canal, no vídeo que está disponível abaixo:



E aproveitando que essa semana fizemos um anúncio dos Livros da Editora Empíreo que serão lançados em 2016, um dos autores Iran de Souza, nos mandou mais informações de seu livro, que será uma intensa homenagem aos 400 anos de Belém.

Imagem contida no livro "Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará"
Autor: Sérgio Bastos
CRÔNICA HISTÓRICA E SENTIMENTAL DE BELÉM DO PARÁ - Iran de Souza (Lançamento em Breve): O livro será composto por 60 crônicas divididas em 10 seções temáticas, que abordarão a cidade de Belém, em alguns momentos com um viés histórico, formação social e política da cidade, vários elementos culturais, como a arquitetura, religiosidade, além da cena conteporânea. O livro também terá ilustrações, como a imagem acima do artista plástico Sérgio Bastos. Com certeza essa publicação é um belo presente a uma cidade que chega aos seus 400 anos com muitas transformações de uma Metrópole no coração da Amazônia.

Então é isso galera, esperamos que vocês possam aproveitar intensamente esses 400 anos de Belém, para ler um livro de um autor paraense, visitar nossos pontos turísticos, ou apenas flanar pela cidade, Abraços e até a próxima.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram