Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell

janeiro 14, 2016 / Everton Assis /


Fangirl
Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
04 Estrelas

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.
Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Escritora: Rainbow Rowell: Escreve livros. às vezes adultos (Attachments e Landline), às vezes sobre adolescentes (Eleanor & Park e Fangirl). Mas sempre sobre pessoas que falam muito. E pessoas que sentem como se estragassem tudo. E pessoas que se apaixonam. Quando não está escrevendo, Rainbow lê quadrinhos, planeja viagens à Disney e discute sobre coisas que, na realidade, não importam.

Resenha: Em Fangirl conheceremos Cath Avery, uma super fã dos livros de Simon Snow, que está para enfrentar vários dilemas na nova fase de sua vida: A Faculdade. Ao contrario dela, sua irmã gêmea Wren esta empolgadíssima com a faculdade e já avisou a Cath que quer ser mais livre. Talvez Cath não esteja preparada para ir tão longe?



O livro e narrado em terceira pessoa e começa com o dia da mudança é já temos Cath pirando, ainda não acreditava que sua irmã tinha dado um chega pra lá nela, pra amenizar isso, Cath trouxe consigo vários mimos relacionados a serie do Simon Snow. Ela se auto rotula tímida é encontrou o seu refúgio no mundo dos livros é em especial escrever fanfics, atualmente escreve “Va Em Frente” que tem Simon e Bas tentando descobrir seu relacionamento (sim fanfic com casal gay). Temos Wren a irmã divertida, já vinha planejando sua vida na faculdade meses antes de chegar, talvez a curiosidade sem freio dela, tenha a levado mais lá na frente, para um caminho ruim. (Pra não dizer que ela foi uma idiota)

Já sabemos que Cath não está afim de novos amigos, até ela mesmo descreve que não sabe fazer amigos, mas uma hora ou outra terá que conversar com sua parceira de quarto, A Reagan, em poucos capítulos já sacamos o quanto de vida loka ela tem, acompanhada dela vem Levi, um rapaz com níveis de “Legal” elevados. Mais na frente Cath, conhecerá Nick na aula de escrita de ficção, que tem tudo para ser o par dela.



Apesar da temática do livro ser um tanto batida em outras obras, mas não tinha a graça da história tornando a leitura e bem fluida. Más algumas coisas me incomodaram como: A demora no amadurecimento de Cath, entendo que Rainbow precisou forja com calma a “nova Cath", mas sinto que outros pontos da história não tiveram o espaço que precisavam ou que ajudariam na trama. Confesso que já fui um leitor assíduo de fanfic no início do ens. Médio, mas o excesso de trechos de fanfics e dos livros deixou um pouco pesado, não conseguir enxerga ligação (se existir). O final do livro e recheado de romance, mas tome muito cuidado, pois Cath libertou toda a sua loucura guardada e canalizou em cenas que dão um certo de vergonha alheia.



Apesar dos pontos negativos, adorei o livro, torci pra que Cath se torna-se uma pessoa melhor, se libertar-se. Adorei como a Rainbow construiu os seus personagens, pude me identificar com alguns. Vale a pena a leitura.

Skoob: 4.2 Estrelas
Goodreads: 4.18 Estrelas

Recomendado Para Você

2 comentários

Comente com o Facebook

Instagram