Sooda Blog e Editora Darkside realizaram evento em Homenagem as mulheres

março 28, 2016 / Redação SOODA /



Domingo de páscoa, foi dia de almoçar com a família, trocar chocolates e depois desse momento de confraternização, também foi dia de conversar sobre livros escritos por mulheres. Sim, na Saraiva do Shopping Boulevard Belém a Editora Darkside Books (livros apaixonantes) e nós do Blog Sobre os Olhos da Alma, realizamos pela primeira vez na cidade, um evento em homenagem as mulheres na Literatura, o Darklove Day Belém, e mais de 90 pessoas compareceram.

O evento inicialmente concebido pela gente, teve como objetivo, fazer uma homenagem as mulheres na Literatura, elas que apesar de sofrerem com o preconceito até os dias de hoje (sim, sofrem, não é mimimi de esquerdista, mas fato comprovado) tem deixado um importante legado para o mundo do livros. Seja quebrando barreiras culturais, como Jane Austen, ou concebendo novos gêneros literários, como Mary Shelley, ou ainda se tornando recorde em gêneros dominados por homens, a exemplo de Aghata Christie e claro, deixando um legado, uma legião de novos leitores, o que fez J.K. Rowling.



Nesse meio, entramos em contato com a Editora Darkside Books, que não pensou duas vezes e apoiou 100% a realização do evento, trazendo também o selo Darklove, da editora, voltado para mulheres que tem muita história para contar. E posso confessar para vocês. Esse selo é particularmente o que eu mais amo da Darkside (Pronto, falei !!!).

O evento iniciou pontualmente às 16hs (estamos aprendendo, yupiii...) e foi dividido em cinco momentos. O primeiro deles, foi a oportunidade de declarar o nosso amor, pelas autoras mulheres, podemos então falar um pouquinho de algumas delas. Infelizmente, gostaríamos de falar de muitas outras, mas como o tempo era curto, falamos de apenas quatro. Jane Austen, uma das pioneiras na escrita literária, talvez até uma das precursoras de movimentos, que lutassem pela não subjugação das mulheres pelos homens; Mary Shelley, provavelmente a primeira autora a ser considerada no gênero literário de terror, com uma das obras clássicas mais emblemáticas, Frankenstein; Agatha Christie, conhecida como a dama do crime, a autora é responsável pela venda de 4 bilhões de exemplares de livros em todo o mundo; e J K Rowlling, com certeza a mulher na atualidade do mundo literário que mais representa a geração do século XXI de autoras bem sucedidas.



O segundo momento, chamamos, três mulheres para contar suas experiências, no mundo da literatura, os preconceitos, desafios, e como tem trabalhado para superarem. Roberta Spindler, autora dos livros contos de Meigan e A Torre Acima do Véu, livro de fantasia e distopia, respectivamente, gêneros que tem sido dominado pelo universo masculino. Ela contou pra gente, como superar, e como continuar persistindo nesse meio, Roberta também possui um canal no Youtube, onde ela conta um pouco desse universo nerd em que ela vive (acesse aqui). Barbara Ferreira, que é conhecida no mundo literário como Georgina Cavendish, lançou agora em 2016 o seu primeiro livro, Caim: O Primeiro Vampiro (confira a resenha aqui), sendo uma espécie de prelúdio da série vampiresca de livros que ela pretende escrever. Andressa Munhoz é ilustradora, possui uma página no facebook Re.começo (acesse aqui) e contou um pouco pra gente, as dificuldades das mulheres dentro desse mercado, e como ela vem superado e se tornado conhecida nesse meio.

Ilustrações de Andressa Mmunhoz


O terceiro momento, foi a vez de abrir alas aos livros da Editora Darkside Books, publicados pelo selo Darklove. Então mostramos ao público presente as cinco obras publicadas, durante os três anos da editora, são eles: Onde Cantam os Pássaros (resenha), A Menina Submersa (resenha), A Noiva Fantasma (resenha), O Circo Mecânico Tresaulti, relançado esse ano com uma edição maravilhosa (Resenha) e o Golem e o Gênio (Resenha), onde trouxemos exclusivamente um vídeo gravado pela autora Helene Wecker, onde ela conta detalhes da obra, inspirações, e deixa seu recado para as mulheres autoras (lindo por sinal). A autora foi aplaudida, e o público gravou um imenso obrigado pra ela (versão bilingue, hehehehe). Nós gostaríamos de aproveitar e agradecer a Bruna Miranda (Acesse aqui o canal dela) que fez a tradução (perfeitaaaaaaa) do vídeo que passou durante o evento, e que por sinal, ficará hospedado em seu canal a partir dessa semana (não é maravilhoso? você pode conferir, o que Helene Wecker, falou que as pessoas adoraram).








O Nosso quarto momento, foi a hora de anunciar os três lançamentos para 2016 para o Selo Darklove. E posso falar para vocês, são coisas maravilhosas. O primeiro dele, será lançado em Abril, estamos falando do livro Kiss of Deception, distopia onde uma princesa que fugiu no dia do seu casamento está sendo procurada por dois homens, o príncipe que ela deixou no altar e um assassino (Uau) (Saiba Mais). O outro livro é Confissões de um Crematório, primeiro livro de não ficção do selo, que conta as memórias de uma ex agente funerária (Assista o vídeo no pipoca musical). E o último livro apresentado do selo Darklove foi Em Um Lugar nas Estrelas, primeiro YA Conteporâneo publicado pela Editora Darkside Books, que conta a história de um garoto que perdeu a mãe no final da Segunda Guerra Mundial e se muda para Maine, lá faz amizade com um menino autista, e juntos, após serem esquecidos na escola, vão numa viagem, atras de figuras misticas, ao redor da escola (lindo né?)



Nosso último momento, foi o bingo literário, onde as pessoas que participaram do evento, pegaram uma cartela de bingo, para então concorrer a coisas que adoramos (livros, é claro). E a Editora Darkside Books foi bem generosa conosco (Amamos? Claro que sim). E após esse momento de descontração, os livros que não foram prêmios no bingo, fizeram parte do sorteio final do evento (Mais pessoas felizes, yupiiii).





Abaixo, você pode conferir, os slides com a apresentação do evento:



Então é isso pessoal, fiquem ligados, que em breve teremos mais novidades para vocês, estamos preparando um ano cheio de coisas boas. Até Mais.

Recomendado Para Você

2 comentários

Comente com o Facebook

Instagram