Secretaria de Cultura do Pará realiza em Maio/Junho a XX Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro PA

abril 26, 2016 / Redação SOODA /



Com a chegada dos mês de março, abril e maio, nós leitores paraenses começamos o processo de guardar moedinhas, e junto com cada uma delas, uma emoção vai aumentando, afinal para booklovers uma Feira do Livro é um ápice sem precedentes. E agora é oficial. Na sexta-feira 15 de abril, começou a circular nas redes sociais, o cartaz acima, que finalmente está chegando mais uma Feira Pan-Amazônica do Livro. E esse ano é especial, é a XX edição do evento, que começou pequeno, com apenas 66 stands, e na última edição teve a presença de mais de 225 stands e mais de 400 mil visitantes. O evento se torna assim, um dos maiores do Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão do evento. A Bienal de Minas, realizada nesse mês de abril de 2016, que é uma das mais respeitadas do Brasil tem um público de aproximadamente 260 mil pessoas.



O evento todos os anos homenageia um país, no ano passado foi o Japão e 2014 o Qatar. Esse ano a organização da Feira decidiu inovar. O país homenageado, ou melhor os países homenageados serão TODOS (cuma?). Isso mesmo, O Planeta terra e seus 216 países serão os homenageados na Feira Pan Amazônica do Livro. Para o tema, o Secretário de Cultura do Pará explica: “A Terra é o país de todos nós, onde procuramos focar os principais temas nessa direção, no sentido de termos uma convivência pacífica e harmoniosa em todo o planeta, respeitando as diferenças”. E para os 20 anos, a SECULT prepara uma exposição contando os 20 anos da Feira do Livro (Quero chorar rios com essa exposição viu galera da SECULT).


Além disso, a escritora homenageada esse ano, será Amarillis Tupiassú, professora Universitária que passou anos de sua carreira se dedicando a pesquisa na área de Letras e Literatura, e tem obras sobre o tema, como "Escrita literária e outras estéticas", "Textos e as possibilidades de linguagens", "Eça de Queiroz - Memória Bibliográfica", entre outros. É claro que a autora sente-se horada de ser homenageada pela feira (snif.) e ressalta: “Trata-se de um evento diversificado, com abrangência em vários segmentos, alunos, professores, artistas, escritores paraenses, nacionais e internacionais. É uma honra fazer parte dele”.

Bom, e como não poderia faltar, a Feira Pan-Amazônica do Livro terá vários autores paraenses e personalidades, nacionais e internacionais, confira os já confirmados até agora:

Tatiana Feltrin: Hoje ela é a Booktuber e seu canal é o maior em número de inscritos no país, referente a canais literários, cerca de 170 mil pessoas seguem a tatiana em seu canal no Youtube. Também professora de Inglês, a booktuber começou a gravar vídeos com suas criticas em relação à livros a cerca de 8 anos atras, e com certeza hoje ela é referência e uma das responsáveis por esse boom de canais literários no youtube do Brasil. Hoje, ela faz resenhas, book talk, cria projetos literários, e muitos outras atividades, os quais podem ser visto em seus quase 670 vídeos em seu na canal. Com certeza, a sua participação será imprescindível nessa XX Edição da Feira do Livro PA.

Ziraldo: Ele já não é tão novato em Feira Panamazônica do Livro, e muito menos no coração de muita gente, que simplesmente se apaixonou pelo mundo da literatura através de suas histórias, entre elas a mais famosa, O Menino Maluquinho. Hoje com 84 anos Ziraldo vem a Belém falar mais um pouco de sua vida na literatura e claro, encantar mais crianças com suas histórias.

Zuenir Ventura: Ele um ano mais velho que Ziraldo, também é um ícone na literatura Brasileira. Zuenir é colunista no jornal O Globo, e desde de 2014 tem a sua cadeira na Academia Brasileira de Letras. O autor estará presente para contar a sua experiência literária, e se debruçar sobre vários temas em voga, entre eles O processo de Impeachment da presidenta Dilma Roussef.

Carlos Moore: É um escritor cubano, que tem sete livros publicados, cinco deles já traduzidos para a nossa língua portuguesa, o qual você pode conhece-lo através da sua autobiografia, ou ainda as suas discussões em livros como "Racismo e Sociedade".



Além desses a Feira Pan-Amazônica do Livro terá os paraenses: Antônio Juraci Siqueira, Rosângela Darwich, Daniel Leite, Antônio Moura, Alfredo Garcia, Vicente Cecim, Salomão Laredo, Paulo Makum, João Carrascoza entre muitos outros.

É claro que nós do Blog Sobre os Olhos da Alma estaremos presente no evento, e em breve divulgaremos como será a nossa cobertura. Não percam, teremos muitas coisas interessantes (ou pelo menos esperamos ter, hehehehe). Até mais galera, e esperamos vocês nessa XX Edição da Feira do Livro. Nos sigam em nossas redes sociais e o blog para não ficar por fora das últimas novidades da Feira.

Foto: Elza Lima
XIX Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro

Serviço: XX Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro
Local: Hangar - Centro de Convenções da Amazônia - Belém/PA
Período: 27/05 a 05/06 de 2016
Horário: 10hs às 22hs
Site: Acesse o site da Feira aqui

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram