Campanha #EspalheFantasia - 5 Livros de Fantasias que Amamos

junho 11, 2016 / Redação SOODA /



Olá galera, hoje estamos aqui para fazer esse 11/06 mais fantástico. Está no ar a Campanha: #espalhefantasia. Criada pelo blogueiro e administrador do Grupo no Facebook Livros de Fantasia e Aventura Vagner Stefanello do blog Desbravando Livros, o projeto tem como intuito difundir obras, autores, blogs, desse gênero que apesar de tão maravilhoso, ainda existe um certo preconceito literário perante o gênero.

Para quem não sabe, a Literatura Fantástica é um gênero literário, onde as narrativas criadas possuem elementos análogos a realidade, como por exemplo o uso de magia, atividades sobrenaturais, ou outros acontecimentos que não possuam comprovações científicas. Dentro desse gênero maior, podemos ainda subdividi-lo em Ficção Científica, Terror e Fantasia, o qual vamos ater um pouco mais nos dia de hoje.

A Fantasia é um sub-gênero onde, o principal elemento diferencial das outras ficções fantásticas é o uso de magia, e claro, quem não gostaria de viver em um mundo com um pouco (ou muita mesmo) magia?


Apesar de ser considerado por muitos como algo para crianças, a Fantasia na verdade transcende essa questão, afinal as narrativas fantásticas sempre existiram em nossa humanidade (desde antes do nascimento da escrita), a fim de explicar o que a mente humana não consegue chegar cientificamente. Porém, com o pensamento iluminista e racional ela passa a ser marginalizada e assim cria-se um esteriótipo de que ela é deve ser utilizada somente para crianças.

Porém, pesquisando sobre o assunto, vi em um livro Ficção Cientifica, Fantasia e Horror no Brasil do autor Roberto de Souza Causo que afirma que:

"No centro dessas narrativas está a tentativa de criar realidades alternativas que vêm relativizar a nossa propria" (p. 34)

Ou seja, constrói-se uma história fantástica, que pode entreter, ensinar, construir conhecimento, ou facilitar essa construção para que possamos absorver a realidade que vivemos (Profundo né... heheheh). Enfim, por isso gosto de Fantasia, pois sei que posso aprender muito com essas narrativas, de uma maneira mais bonita (certo, nem sempre), onde a mensagem continua lá, porém com muito mais "Expecto Patronum" do que a realidade.


Nesse ensejo, nós blogueiros (vocês poderão conferir quem são embaixo desse post)preparamos as nossas listas de CINCO FANTASIAS PUBLICADAS NO BRASIL. Confira abaixo as minhas escolhas. Aviso de ante mão, que dei preferência para fantasias YA, por ser aquelas que mais gosto (Certo gente, aceitem, eu ainda sou adolescente, me deixa... hahaha)e porque sei que elas serão menos citadas entre os posts, mas vocês podem conferir a lista de muitas outras, nos blogs participantes, Vocês com certeza encontrarão Senhor dos Anéis, Mistborn, A Roda do Tempo e por aí vai...



Jovens de Elite (The Young Elites):
Marie Lu
Editora: Rocco
Ano: 2016
Comentários: Vou começar logo por uma história onde a protagonista é na verdade uma vilã (Cuma?). Isso mesmo, em Jovens de Elites vamos acompanhar a jornada de Adelina, em um mundo inspirado na Renascença, onde uma epidemia saiu matando muita gente, mas algumas pessoas sobreviveram, porém agora possuem uma marca, esses são os Malfetos. Segundo os inquisidores os Malfetos são condenados por Deus, por isso possuem a marca. Entre os Malfetos, alguns deles adquiriram uma habilidade incomum de controlar os fios de energia produzindo assim poderes sobrenaturais. Esses são os Jovens de Elite. E Adelina é um deles, mas ela fica no meio de uma tramoia que na verdade leva ela para o caminho não da mocinha, mas da vilã (bacana, não?).



Uma Chama Entre As Cinzas (An Ember in the Ashes)
An Ember in the Ashes, Volume 01
Sabaa Tahir
Editora: Verus
Ano: 2015
Comentários: Aqui acompanhamos a jornada de dois heróis. Laia. Uma jovem erudita, do povo dominado pelos Marciais, não são bem escravos, mas por qualquer coisa podem se tornar, o que foi o caso dela; E Elias, um jovem do exercito dos Marciais que não queria fazer parte desse meio, mas era obrigado senão poderia ser morto, por traição. Esse mundo, criado em meio ao deserto é dominado pelos Marciais, que possuem uma habilidade incomum de manipular metais (não é bem magia como em Mistborn), construindo assim armamentos que podem dominar qualquer povo, inclusive os Eruditos. As figuras fantásticas aqui são inspiradas na mitologia árabe, com a existência de Djins, Augurs (profetizadores), Efrits, Ghuls, entre outros. O livro é recheado de cenas de ação, desde o primeiro capitulo e tem tudo para se tornar uma das minhas histórias favoritas de Fantasia YA (Esperando ansiosamente o segundo e terceiro).
RESENHA AQUI



A Guardiã de Histórias - Livro 01 (The Archived)
Série Archived
Victoria Schwab
Editora: Betrand Brasil (Grupo Editorial Record)
Ano: 2016
Comentários: Essa história me fascinou pela sua construção e inovação. De acordo com o enredo do livro, quando morremos viramos histórias que são guardadas com todas as nossas experiências. Nós somos guardados em um arquivo. Porém, por algum motivo nós acordamos e fugimos, então caímos no estreito. Dessa forma, é necessário a figura dos Guardiãos de História para nos mandar de volta para o Arquivo, e não deixar que cheguemos ao mundo exterior. Esse processo todo é controlado pelos Bibliotecários, que apesar de não poderem sair do Arquivo, mas fazer o gerenciamento de tudo isso. Nesse meio temos a Bia a protagonista da história, uma Guardiã de História (uma das mais jovens por sinal)que ganhou essa função depois que seu avô passou a atividade para ela, ela tem sofrido com a morte do irmão, e tem muito interesse em acorda-lo, porém isso não pode ser bom pra ele. Além disso, algumas coisas estão começando a desestruturar esse processo, então será que a protagonista conseguirá resolver?
RESENHA AQUI



Golem e o Gênio (Golem and the Jinni)
Helene Wecker
Editora: Darkside Books
Ano: 2015
Comentários: Golem e o Gênio é o tipo de fantasia para aqueles que na verdade estão mais propensos a gostar de romances históricos do que fantasia propriamente dita, porém os seus toques de fantasia fazem nos trazem tantos prazeres fantásticos que é dificl não se apaixonar. O livro conta a história da Golem, um ser da mitologia judaica que é feito para ser submisso ao homem, e o Gênio da mitologia árabe, constituído em formato de fogo que preza pela sua liberdade e não é tão bonzinho, como aquele descrito no Aladin. Os dois apesar de opostos, acabam precisando um do outro para sobreviverem em uma Nova York no inicio do século XX, onde o processo migratória era muito forte e as pessoas das regiões orientais não eram tão bem aceitas na sociedade. A Golem tem uma força extraordinária e como não dorme, pode passar séculos a fio trabalhando. O Gênio tem a capacidade de facilidade de manipular metais, por causa do fogo que ele pode controlar (pouco, porque esta escravizado) e pode produzir coisas estupendas. Vocês devem esperar uma história especialmente bela durante esse livro.
RESENHA AQUI


Harry Potter - Livro 1 ao 7:
JK Rowlling
Editora Rocco
Ano: Livro 1 - 2000 - Livro 7 - 2007
Comentários: É díficil encontrar uma pessoa com mais de 18 anos que nunca tenha ouvido falar de Harry Potter, seja por causa dos mais de 450 milhões de livros vendidos, seja pelos milhões de pessoas que foram até o cinema acompanhar a saga do bruxo que mudou o mundo mágico. E também pudera, JK Rowlling construiu um mundo de fantasia como poucas pessoas, alias essa nova era de autores de fantasia que tem sido constituídos é graças a ela e sua maravilhosa saga. Durante os 7 livros percebemos o crescimento da autora, da história e dos personagens, foi uma geração que cresceu com Harry Potter, foi uma geração que construiu novos valores importantes que precisam ser perpetuados, e se todas aquelas histórias anteriores me fascinam, ou foram criadas, nós podemos agradecer a JK Rowlling e Harry Potter, com certeza.



Gostaram?? Agora desafio você que leu esse post a fazer parte da campanha #espalhefantasia, Escolha 5 obras de fantasias já publicadas no Brasil e coloque na sua timeline usando a #espalhefantasia. Quero ver o que vocês tem pra nos indicar e claro, vamos mostrar a galera do Brasil a importância do gênero fantástico para a formação de todos nós como leitores, como pessoas.

Confira Abaixo a Listagem de todos os Blogs e Autores participantes desse dia e veja o que cada um deles tem para falar desse maravilhoso gênero literário:

Autores:
Ana Lúcia Merege - O Castelo das Águias, A Estante Mágica
Caroline Defanti - Era Uma Vez , Vai Lendo
Daniella Rosa
Diego Guerra
Janayna Bianchi Pin
Luiz Paulo G. Faustini
Peterson Rodrigues


Blogueiros:
Café Literário
INtocados
DNA Literário
Queria Estar Lendo
Chamas do Império
Excalibooks
The Bookworm Scientist
Entre Dimensões
Sem Serifa
Foco de Resistência
Sonhos, Imaginação & Fantasia
Adoráveis Dias de Cão
Me Livrando
Pétalas de Liberdade
Ponto Zero
Ficções Humanas
The Red Beret Studios
Bravura Literária
Leitura Mania
A Taverna
Desbravando Livros
Nômade Sedentário
Leitura Mania
Priscila Gonçalves

Recomendado Para Você

2 comentários

Comente com o Facebook

Instagram