Foi realizado em Belém um Bate Papo sobre Romances "Young Adult"

junho 13, 2016 / Redação SOODA /



Final de semana dos Namorados, aquele dia da rixa entre solteiros X namorados, existiu um lugar onde a paz pode pairar, e podemos simplesmente falar de um amor, o amor pelos livros, sendo para namorados ou solteiros, e assim ninguém se digladiou (pelo menos eu acho) ficamos unidos em um só coração.

Então, nesse domingo na Saraiva do Shopping Boulevard Belém, nós do Sooda Blog, realizamos um bate papo sobre romances Young Adult, e não estivemos sozinhos, as meninas do blog Garota Pai Degua e Jujuba com Pimenta estiveram por lá dando essa força, além da participação de mais de 50 pessoas durante o evento. E para realiza-lo tivemos o apoio das editoras Globo Livros, Darkside Books, Intrínseca, Rocco, Harper Collins Brasil e Companhia das Letras e o blog Pausa para um Capitulo.



Bom, para quem ainda não sabe o Gênero "YA", que apesar de ser recorde em vendas, ainda é relativamente novo no mercado (como gênero literário), diz respeito as obras voltadas para um público entre os 15 e 29 anos (pesquisas enveredaram por esse caminho, então eu fico feliz porque eu com 26 ainda posso ler esse gênero sem culpa de gostar... hahahahaha). Além disso, essas obras são reconhecidas pelo uso de gírias e um humor característico para adolescentes, e costumam tratar de temas como suicídio, aceitação, preconceitos, sexualidade e por aí vai.

Nesse gênero encontramos obras de fantasia, ficção cientifica, terror, entre outras, Porém durante o evento, houve preferências por abordar os chamados YA conteporâneos, que são romances que tratam de temas da atualidade, o que não significa que não temos algumas obras fantásticas entre as apresentadas. Inclusive uma delas será lançada no Brasil, a partir do dia 17/06 e já foi apresentada ao público. (Uhuuul...)

Começamos apresentando as obras avassaladoras das editoras que apoiaram o evento. A primeira delas foram as obras da Editora Globo Livros, presentes no selo Globo Alt, voltado para o público YA. entre elas, o público pode conhecer A Redoma, livro que faz bastante referências a outro Clássico da Literatura, a Redoma de Vidro. Outros livros apresentados, foram Meu Romeu, Minha Julieta e Coração Perverso, que trata de amor, nos palcos do teatro, trazendo referências de peças como Romeu e Julieta e A Megera Domada. E também foi apresentado ao público E Se for Você? Romance sensação, que conta a história de um jovem que ao entrar na faculdade encontra uma garota idêntica a uma garota dos tempos de criança, porém não é a mesma pessoa, mas será que não é mesmo?



Após a Globo Livros, falamos de outra Editora, que antes era conhecida como "Ediouro" e agora se apresenta ao mercado como Harper Collins Brasil. Ela tem trazido algumas obras que tem feito muito sucesso internacional, além de algumas que são traduzidas simultaneamente. Entre elas, temos as apresentadas no evento. Inigualável conta a história de jovens que foram selecionados para serem promoters de festas, para os famosos, porém essa competição não será tão glamourosa como se imagina. Já Neve e Cinzas conta a história de um lugar que é divido entre 8 reinos, 4 que possuem somente uma estação do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno e quatro que apresentam todas as estações, e a 16 anos atras a Primavera detonou o Inverno matou o reino e escravizou a população sobrando 8 pessoas que vão em busca de salvar o seu reino, mas para isso precisam restaurar a magia dos invernianos.

Depois desse momento intenso, foi a vez de trazer ao público a Editora Darkside Books, e claro suas edições e histórias encantam o público. Vale ressaltar que esse ano a editora está fazendo um investimento maior para trazer histórias para esse público. Então é possível encontrar a história do Número PI, ou a busca pelo Urso Apalache em Algum Lugar nas Estrelas, ou ainda lidar com perdas e depressão em O Último Adeus e quem sabe não se ficar com medo dos Monstros de o Menino que Desenhava Monstros.



E após respirar de amores pelas Darkside Books, falamos um pouco dos livros da Editora Rocco, nesse momento tiramos muitas risadas do público com Eu, Você e a Garota que Vai Morrer, pegamos uns sustos junto com Sobrenatural, respiramos amores com a história de relacionamento homoafetivo de Lucas e Nicolas e finalizamos com a humanidade acabada em A Menina que Tinha Dons.

Após os surtos com a Editora Rocco, começamos a surtar coletivamente com a Intrinseca, primeiramente com A Febre, que trata exatamente desses surtos coletivos (trocadilho, hahahah), além disso falamos dos muitos acidentes e segredos da Temporada de Acidentes, depois, amamos muito o Simon Vs a Agenda Homo Sapiens e a autora Becky Albertali, ainda falamos da entrevista dela que fizemos aqui no Blog, e finalizamos falando de Alucinadamente Feliz, claro arrancando mais gargalhadas do público (to rindo até agora).

Finalizando o momento das editoras, falamos dos livros da Editora Seguinte, indo até o deserto em A Rebelde do Deserto, depois chorando rios em Carta de Amor aos Mortos e Por Lugares Incrives, e se fascinando mais um pouco pouco por Sarah Dessen e Os Bons Segredos e seu lançamento desse ano Uma Canção de Ninar.

Após esse momento, foi a hora de apresentar um projeto que adoramos assim quando vimos e resolvemos mostrar ao público presente. "Turista Literário". A ideia, é o seguinte, todo mês os assinantes receberão em suas casas uma caixa contendo: Um livro YA; duas experiências sensoriais (algo que mexa com os seus sentidos, que sejam relacionados ao livros), uma playlist exclusiva no spotify, um souvernir, uma tag exclusiva. Viu, é difícil, não amar a proposta, por isso apresentamos ao público. Se vocês quiserem saber mais sobre a ideia entrem no site deles e se inscrevam (Clique Aqui). Ah, um detalhe, as inscrições para primeira caixa vão até o dia 15/06 (quarta-feira).

Bom, depois desse momento experimental, apresentamos mais alguns livros, que amamos de paixão, um deles foi O Lado Feio do Amor, e À Procura de Audrey.

Ao final, ainda deu tempo de fazer duas mini-discussões sobre dois livros, um deles foi Extraordinário, marco para o público YA e outro diz respeito aos livros YA mais vendidos no Brasil, livros de Youtubers. Nesse ensejo, escolhemos um deles minimizando o preconceito literário existente sobre esses livros, então abordamos um pouco sobre o livro da "Jout Jout - Ta Todo Mundo Mal", lançado pela Cia das Letras, inclusive lendo um trecho do livro dela, que não seria diferente arrancar algumas gargalhadas do público.



Não querendo finalizar o evento, mas já finalizando, chega a hora mais chata dos eventos, os sorteios (ninguém quer ganhar livros). E foram 21 sorteados que levaram entre livros e cupcake, e claro quem não foi sorteado pode levar um brinde especial, com marcadores e umas balas de Dia dos Namorados.

Nós sempre fazemos o evento pensando nos participantes, e claro queremos agradecer a presença de todos que estiveram presentes e puderam compartilhar esses momentos felizes conosco. Gostaríamos ainda, de agradecer as Editoras que apoiaram o evento e tornaram esse momento possível, agradecemos também os Blogs Jujuba com Pimenta, Garota Pai Degua e Uma Pausa para um Capitulo por ajudar, fazendo que tudo desse certo, e claro não podemos esquecer a Livraria Saraiva que nos forneceu o espaço para o evento. Em breve teremos muitas coisas boas também, até a próxima galera.



Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram