Especial: Comprar livros pela Internet é seguro?

julho 25, 2016 / Redação SOODA /



Desde o final da década de 1990 a internet vem se desenvolvendo consideravelmente em todo o mundo. Ela tem facilitado a nossa vida em muitos aspectos. Um desses pontos, diz respeito a compra online. Afinal, você pode simplesmente entrar na internet, ver o seu booktuber favorito, pesquisar resenhas em blogs, como o nosso (não esqueça da gente) e, finalmente entrar nos sites de compras onlines, e levar o seu mais novo bebê pra casa. Parece simples, não?

Essa forma de compra tem ganhado mais adeptos a cada dia, tanto que se alguém te pergunta; "É seguro comprar online?". É como se tivessem perguntado algo do tipo; "É seguro comer?". Te causa uma estranheza né? Afinal, a gente acha que todo mundo está por dentro das novas tecnologias. Mas no mercado de livros não é bem assim, tanto que apesar de crescente, o número de vendas de livros em 2015, pela internet foi na faixa de 7 milhões (Livrarias exclusivamente online + sites das editoras), contra mais de 130 milhões realizado nas livrarias físicas (Pesquisa de produção e vendas no setor editorial brasileiro).

Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre a compra de livros online, através de nossas experiências, para que assim o assunto fique um pouco mais desmistificado e quem sabe assim, você que sempre quis aproveitar aquelas promoções tentadoras, possa finalmente arrebatar mais alguns livrinhos para a sua coleção.



É SEGURO COMPRAR LIVROS PELA INTERNET?

Muitas vezes, achamos que a internet é uma terra sem lei, não é verdade? Bom, em muitos casos talvez seja, e por isso efetuar uma compra online, ainda é receoso para muita gente. Eu mesmo, já tive problemas com várias lojas online (não só de livros). Situações como produtos a vinda de produtos avariados, ou ainda que nunca chegaram.

Com esse relato, você deve está pensando: "Esse cara quer mesmo que eu compre na internet?". Na verdade, com esse relato quero que você compreenda é que a internet tem muitos problemas, mas com o tempo você pode aprender e assim evitar que esses problemas se repitam, então eu digo para você um seguinte:

Comprar livros pela internet é um ato extremamente seguro, porém você deve tomar cuidado para que o tiro saia pela culatra, então antes de comprar pela internet, damos as seguintes dicas:



PESQUISE:

Bom, na verdade esse primeiro conselho vale para todos os casos, físicos, ou online, pesquisar sempre é bom. Porém, nesses casos é essencial, além de pesquisar o preço, verificar com conhecidos a segurança dos sites, afinal você deixará números importantes como de Cartão de Crédito, CPF e por aí vai. Então, na hora de escolher o site que vai comprar, só faça se já tiver plena confiança no referido endereço. Verifique também no Reclame Aqui, se a empresa que você escolheu possui reclamações, especialmente, aquelas cabeludas, para assim evitar de todas as formas problemas ao comprar.

Vale ressaltar, que pela internet os preços, em geral são mais competitivos que nas livrarias físicas. Isso acontece, porque existem custos das livrarias físicas que são cortados, como funcionários, aluguel de ponto, sistemas, e por aí vai. Mesmo assim, é bom ter cuidado ao ver preços bastante em conta, porque nem sempre o que chegará em suas mãos pode ser o que você está esperando.

Em alguns sites, produtos mais baratos estão em versão econômica, ou paperback,então antes de comprar:



LEIA AS DESCRIÇÕES:

As vezes as descrições são chatas, enfadonhas, mas elas são muito necessárias, porque dirão, qual o livro que virá para as suas mãos. Então antes de comprar, leia, pois é a maneira que você "conseguirá ver e sentir o livro" . Você poderá ver as especificações, como tamanho, capa, ano, edição, estilo (capa dura, ou normal), enfim, conseguirá tirar todas as dúvidas em relação ao livro. É a melhor coisa a se fazer, para não se decepcionar com a compra. Pode acreditar, não tem coisa pior do que você comprar um livro, esperando vir numa edição maravilhosa e quando ele chega, não é nada daquilo que você imaginou. É de chorar (só um pouco de drama pra variar, hehehe)...

Você já achou o site certo, o livro que queria, ai me pergunta, o que fazer? É hora de ver o...



FRETE:

Esse é um ponto muito importante, porque o valor do frete pode mudar toda a perspectiva de livro barato que você esperava ver online. Primeiramente, é bom ressaltar que a compra de livros, normalmente vem acompanhado de frete, com exceção de promoções, ou ainda de livrarias físicas (Saraiva, Cultura) que tenham lojas virtuais e a entrega do seu produto pode ser feito na loja física (Por exemplo, você compra na Saraiva pela internet e pede pra entregar na loja que fica no shopping da sua cidade).

Então, você pode verificar isso colocando o CEP da sua cidade e assim ver o valor que o produto ficou. Normalmente, para o Norte e Nordeste o valor é um pouco mais alto que Sul e Sudeste (onde fica a maioria dos parques logísticos dessas empresas). Em alguns sites, a empresa trabalha com um frete padrão para todo o país, ou ainda, com frete grátis, acima de determinado valor (Exemplo da Amazon).

Assim, para conseguir preços competitivos fique sempre alerta, e qual a melhor forma de se manter em alerta?

CADASTRE-SE:

Sim, é importante sempre manter o cadastro atualizado nos principais sites de compras, porque assim que surgir uma promoção, você pode ficar divagando, ou ainda quando você for realizar a sua compra, já tem o cadastro atualizado e assim é um trabalho a menos, no momento que você decidir levar aquela obra em promoção. Alguns cadastros, existe a opção compre com um clique, que é bem prático, mas sinceramente eu não recomendo por ser mais vulnerável e as vezes você clica sem querer e acaba comprando o produto, e depois para cancelar é um transtorninho

Então, você já pesquisou, viu o frete, leu as descrições, se cadastrou, e agora o que falta?



COMPRAR:

Bom, chegou aquele momento, de você escolher a sua forma de pagamento e finalizar a compra. Para isso você precisa ter confiança, no minimo próximo dos 100%, afinal o que mais se sabe é de casos de clonagem de cartão (já aconteceu isso comigo), compras indevidas (também já aconteceu), compras duplicadas (falha no sistema acontece também). Enfim, tem de haver relativa precaução.

Algumas lojas online, depois do cadastro, você coloca o cartão de crédito e não precisa digitar o código de segurança. A Amazon é um exemplo dessas lojas. Já na Saraiva, Cultura, Americanas, entre outras. Você cadastra o cartão e coloca o número de segurança. É um procedimento bem simples. Em todas as lojas online referidas acima, você recebe um e-mail de confirmação de pedido (que não é o mesmo de confirmação de pagamento) e mais tarde, você recebe um e-mail de confirmação de pagamento e depois que o pedido foi encaminhado a transportadora.

Nesse ponto, existem algumas coisas que quero deixar claro, para evitar sustos:


  • Quando você vai comprar um produto em pré-venda, ele normalmente só vai faturar (efetuar o pagamento) no dia que o produto sair da pré-venda; 
  • As vezes quando compra-se o produto e ele está sob encomenda, ele só é faturado, quando for encaminhado ao consumidor; 
  • Em algumas lojas, quando o produto está em pré-venda, a compra inteira não pode ser parcelada; As vezes, quando existem produtos sob encomenda, ou pré-venda, os outros que não estão, só serão encaminhados junto com esse produto (depende da politica da empresa); 
  • Se o produto, comprado em cartão de credito e não se encontra em pré-venda, e não for faturado em até 48hs, o melhor é entrar em contato com o call center.


Além do cartão de crédito, algumas empresas admitem o boleto bancário, transferência bancária, entre outras formas de pagamento. Fique atento aquela que você acha mais condizente com a sua realidade. Para o caso de empresas que só possuem Cartão de Crédito como forma de pagamento e você não possui. Vale você verificar a possibilidade de adquirir um cartão-pré pago (semelhante ao crédito pré-pago de celular, onde você coloca um valor que pode ser usado posteriormente).

Outra forma utilizada por livrarias menores, ou sites como Estante Virtual é o "pagseguro" (um site de pagamento de valores, administrado pela UOL). Ele é bem simples, você efetua o pagamento, da forma que achar conveniente e esse valor é repassado a empresa. Nele, você tem a vantagem de ter 15 dias para contestar o pagamento, ou seja, se houver algum problema, você pode cancelar o pagamento a empresa e ter seu dinheiro de volta.

O pagamento foi efetuado, e o livro está a caminho, e agora?

MONITORAR A ENTREGA:

Hoje em dia, você pode monitorar a sua entrega, para ver se finalmente está chegando no endereço final. Normalmente você tem um código e com esse número você entra no site da transportadora, ou Correios para ver onde está sua entrega. Então, qualquer problema no percurso, entre em contato com a loja que lhe vendeu o produto para que eles resolvam.

Uma vez aconteceu comigo. O produto chegou na minha cidade, mas a empresa não achou o endereço, porque o site escreveu o meu endereço incompleto. Então o produto iria voltar para São Paulo. Assim que vi o problema, eu entrei em contato com o logista que resolveu esse problema e tão logo o produto chegou em casa, sem que causasse maiores transtornos.

Depois disso, seu produto chega em casa e então?

Se estiver tudo ok, é só dar aquele feedback, no site da loja e assim passar para mais pessoas que comprar ali é confiável. Se não estiver e seu produto chegou com defeito, saiba como resolver o seu problema em outro post que fizemos sobre o assunto (clique aqui).

Bom, agora abaixo, listamos alguns sites de compras que mais confiamos (mas claro que não são os únicos)e assim você já pode navegar pela internet sem medo de ser feliz:

AMAZON: Maior rede de comércio varejista de livros online, a Amazon já está a três anos no país e vem fazendo muito barulho. Seu preços normalmente são um dos mais competitivos do mercado, cerca de 30% a 40% do preço de capa (Preço final sugerido pela editora). Como uma das maiores vantagens, além do preço e promoções a Amazon possui um dos melhores pós-vendas no mercado brasileiro. Como desvantagem, está o frete (R$ 9,90) que só se torna grátis, acima de R$ 99,00 Sul e Sudeste e R$ 139,00 nas demais regiões. Outro detalhe que não gosto munito é comprar sem o código de segurança, então para isso eu prefiro não cadastrar os cartões em locais que não são da minha confiança

SARAIVA: Maior rede de livrarias do Brasil, a Saraiva é uma gigante do varejo de livros. Em seu site, você normalmente vai achar preços bem mais competitivos que na loja física (tendo em vista que as lojas físicas estão vendendo os produtos acima do preço de capa). Uma das maiores vantagens de comprar na Saraiva, é quando você tem uma loja física em sua cidade, pois o frete acaba sendo grátis se você pedir para entregar na loja, e as várias formas de pagamento. Porém, como desvantagem está o péssimo pós-venda.

CULTURA: As livrarias Culturas físicas são as livrarias mais apaixonantes, você respira livros toda vez que entra em umas de suas lojas espalhadas pelo país, porém online a livraria é uma das mais caras do mercado, quase sempre vende no preço de capa, e sua vantagem está em produtos que as vezes não é encontrado em nenhum livraria online. O frete também é grátis se você pedir para entregar nas lojas fisicas e diferentemente de algumas livrarias, lá conforme o livro vai chegando no estoque, eles vão faturando e encaminhando, por remessa.

LIVRARIAS CURITIBA: As Livrarias Curitibas tem crescido cada vez mais perante esse mercado online, e muito se diz respeito aos preços de alguns livros que tem sido visto mais barato que em qualquer outra livraria online, muito devido a parceria da livraria com as editoras. O frete não é grátis, e ainda é possível comprar de várias formas.

AMERICANAS e SUBMARINO: As lojas mais tradicionais de venda de livros online são grande camaleões. Houve momentos com frete grátis, ou ainda que os preços eram os mais competitivos do mercado. Hoje em dia as duas lojas ainda apresentam promoções que valem a pena, fora isso, os produtos são bem próximos a preço de capa, porém o que mata em comprar por ambos o site é o frete que as vezes traz preços bastante altos em relação as outras livrarias aqui citadas. Mesmo assim, vale entrar e pesquisar as promoções, porque as vezes mesmo com o frete, vale a pena. As compras realizadas por aqui, são as processadas mais rápidas e dependendo do pedido, e local, eles chegam no mesmo dia na casa do cliente.

Bom Soodinhas, é isso, esperamos que tenhamos sanado algumas dúvidas, se ainda possuir, conte nos comentários para gente, ou ainda fale de suas experiências ao comprar pela internet. Queremos saber de tudo...

Recomendado Para Você

2 comentários

Comente com o Facebook

Instagram