Especial: Meu livro veio com Defeito, e agora??

julho 22, 2016 / Redação SOODA /



A chegada de um livro é tão esperada por nós, não é verdade? Aquele cheirinho de novo, aquela vontade de agarrar e dizer, É meu (Meu livro, ninguém saí). Mas. Porém. Todavia. Entretanto. O livro, não chega como a gente espera, em alguns casos (a maioria das vezes, culpa dos Correios), o livro vem com diversas avarias.

Ele pode vir amassado, rasgado, com páginas faltando, manchado, furado. Enfim, são muitas problemas que podem nos causar taquicardias, espasmos e outras dores irreparáveis (só um pouco de drama vai.). E em muitos casos, a gente se pergunta, o que fazer? ficar com o livro, do jeito que está, reclamar com a editora? loja? transportadora? (mas eu só queria meu livrinho bonitinho e cheirosinho).

Para tentar minimizar as suas dúvidas, fizemos esse post, para mostrar alguns caminhos das pedras. Vale ressaltar, que essas são algumas dicas de um blogueiro e consumidor, para que você corra atras do que é seu por direito, porém, recomendamos, principalmente em casos mais completos, a figura de um advogado, especialista em vara do consumidor para lhe ajudar nessas situações. Esclarecendo isso, então vamos lá:



COMPREI MEU LIVRO NA INTERNET E ELE VEIO COM PROBLEMA, E AGORA?

Uma das piores coisa é você entrar na internet, comprar o livro que você sonhava em ter em mãos e ele chegar com algum defeito, mas chegou, e o que fazer agora?

Primeiramente, vale ressaltar que nesse caso, podem existir dois culpados. O site que pratica o comércio do livro e a editora que publicou o livro.

Então em primeira instância, se o defeito for proveniente do transporte entre a loja e a sua casa, você deve comunicar a empresa que lhe vendeu o livro (Ela, poderá recolher, ou não o produto), para negociar como será essa troca, que poderá ser feita de três formas diferente; abatimento do valor do produto; resgate do valor total e devolução do produto; ou troca de um produto igual ou similar.

Se o problema for de páginas faltando, amassadas na impressão, ou algo relacionado a fabricação do livro, o ideal é que você entre em contato com as editoras. A maioria delas possuem um canal de Fale Conosco e lá você deixa a sua mensagem explicando o problema que você possui com a obra, se puder mandar e-mail pela sua caixa mande com a foto do estado do seu livro. Nesses casos, você também podem entrar em contato com o logista, se as editoras não resolverem os seus problemas, mas existe a possibilidade de eles dizerem que não é sua responsabilidade. Mesmo assim, porque não tentar né?

QUE PRAZO EU LEVO PARA RECLAMAR?

O prazo obrigatório estabelecido na lei é de 30 dias, ou seja, oficialmente você tem esse período para reclamar em relação a livros (que são bens não duráveis), mas claro que se você passar do prazo, não significa que você não possa reclamar. Teve uma vez que comprei um livro e somente 6 meses depois o livro foi apresentando defeito, mesmo assim reclamei com a editora que me mandou outro exemplar da obra. Você tenta, se der certo fique feliz, se não der paciência, mas se estiver dentro do prazo, você está no seu direito.



SE O LIVRO DESCOLAR ENQUANTO EU MANUSEIO É CONSIDERADO CULPA MINHA?

Vamos de bom senso. Conforme o manuseio do livro, ele tem a tendência de abrir, e vejo que algumas pessoas não tem relativo cuidado com a obra, provocando o destaque de páginas, ou até o descolamento, o que poderia ser culpa sua. Agora por exemplo, você nunca abriu o livro e quando você faz isso na primeira vez, ele começa abrir, descolar, soltar página, isso com certeza não é culpa sua e você pode (na verdade deve) entrar em contato com a editora para solicitar outro exemplar da obra.

EU DEVO PAGAR FRETE PARA MANDAR O LIVRO PARA A EDITORA/LIVRARIA?

O livro apresentou o defeito e você não tem nada haver com isso, sinceramente você não deveria pagar frete nenhum, a empresa deveria dar um jeito de fazer um PAC Reverso, ou algo semelhante, para recolher a obra com defeito (se ela quiser ela pode fazer isso, até para cobrar dos seus fornecedores), porém, algumas empresas possui uma política FDP de que você tem de pagar esse frete e depois eles reembolsam, aí, nesse ponto você pode usar o bom senso, se quer pagar ou não para agilizar o produto, ou então se irá reclamar para instâncias judiciais.

A EMPRESA SÓ OFERECE CUPOM DESCONTO, E AGORA?

Algumas empresas possui umas políticas em relação a isso, a exemplo da Amazon Brasil, onde eles te dão um desconto pelo livro (dependendo da avaria), ou você pode mandar o livro para eles (pagando o frete com reembolso posterior) e eles te reembolsam. Se você não achar justo nenhum das duas formas, deixe isso bem claro na ligação, mesmo que aceite uma das possibilidades. Fale, que você está aceitando aquela forma, mas que você continua não achando ela justa, porque eles não estão te dando opções de acordo com o Código Brasileiro do Consumidor, eles estão te jogando na parede. Com isso, vocês podem reclamar em vias judiciais se for o caso.

Uma vez aconteceu comigo, porém horas depois a Amazon Brasil fez o ressarcimento do valor total do produto e preferiu não mandar recolhe-lo (acho que sairia caro), confesso que preferia que eles recolhessem e me mandasse um livro novo, mas ok, as vezes temos que ceder também.



NÃO QUERO TER TRABALHO COM A JUSTIÇA E AÍ?

Eu sei que as vezes é muito difícil lidar com alguns Call Centers, normalmente os atendentes já conversam com a gente nos colocando na posição de culpados,de que queremos enganar a empresa, quando na verdade, a gente só quer os nossos produtos com qualidade, mas ainda assim, o diálogo é a melhor maneira de tentar resolver o problema. E quando você estiver em uma situação que eles não querem resolver, sejam incisivos e usem frases que der a entender claramente que eles não querem resolver o problema, do tipo:

"Vocês não querem resolver o meu problema?"
"Quer dizer que o produto está com defeito, e mesmo assim vocês não querem trocar?"
"Vocês estão dizendo que eu sou o culpado por esse defeito?"
"Vocês querem que eu pague o frete por um produto que vocês me enviaram com defeito?"

Sei que aparentemente essas frases parecem ter o objetivo de intimidar, mas a ideia central é que você pontue que eles não querem resolver o problema de vocês da forma, no qual deveria ser feita. Quem sabe assim, eles não tomem consciência da realidade. Comigo já funcionou algumas vezes.

E SE NADA DER CERTO?

Se vocês acham que estão corretos, comecem a pensar na possibilidade de ir atras de um advogado para que ele analise o seu caso, sei que queremos o minimo de transtorno, mas as vezes acabamos por não fugir disso.

Importante: Toda e qualquer ligação realizada, e-mail trocado, livro com defeito. Tudo deve ser guardado, para que assim você consiga juntar provas do descaso da livraria/editora. De preferência, na ordem cronológica para que você consiga explicar a lógica ao advogado/juiz.

Esperamos que tenha ajudado um pouquinho e torcemos fielmente que esse post não sirva de consulta (ou seja que você nunca venha ter problemas dessa natureza).

CONFIRA ABAIXO, O LINK DO FALE CONOSCO DAS PRINCIPAIS EDITORAS DO NOSSO PAÍS:

INTRÍNSECA:No assunto, use a opção Livro com Defeito
LEYA: Na aba de com quem falar, você coloca SAC
COMPANHIA DAS LETRAS (SEGUINTE, SUMA DAS LETRAS, OBJETIVA, PARALELA, ...): Na aba de assunto, colocar Reclamações
GRUPO EDITORIAL RECORD (GALERA, RECORD, BEST SELLER, BETRAND, VERUS, ...): O Fale conosco fica na parte inferior do SITE.
GLOBO LIVROS (GLOBO ALT, BIBLIOTECA AZUL, ...): Na aba de assunto, deixe como o tema "Geral"
DARKSIDE BOOKS: Com certeza a melhor forma de contato com a editora é pelo Facebook, eles respondem de maneira bem rápida.
ALEPH: Assim como a Darkside, o canal mais ágil com o leitor é via facebook
ROCCO: No Assunto, escolher "sugestões e reclamações"
HARPER COLLINS BRASIL (HARLEQUIN, NOVA FRONTEIRA, ...): Mandar e-mail para livros@harpercollins.com.br
SEXTANTE (ARQUEIRO, SEXTANTE ...): Usar no Assunto, defeitos de Fabricação
PLANETA: Mandar um e-mail para marketing@editoraplaneta.com.br
UNIVERSO DOS LIVROS
NOVO CONCEITO: Usar como tema "Outro".
V&R (V&R, PLATAFORMA 21)

Então é isso Soodinhas, até a próxima.

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