Resenha: O que Você Deseja? - Daniel Prestes

julho 10, 2016 / Redação SOODA /


O Que Você Deseja?
Editora: Amazon Brasil
Autor: Daniel Prestes
Ano: 2016
03 Estrelas
Conto vendido somente na Amazon Brasil
Maria retorna à casa de sua infância. Lá, ao dar conta das coisas de sua mãe recém-falecida, ela descobrirá coisas sobre o passado, mudando completamente a imagem que tinha, até então, da mãe.

Autor: Daniel Prestes é paulista, residente de Belém do Pará, Especialista em Análise Literária, é Booktuber e blogueiro do Folhetim Felino além de escrever sobre livros e literatura no site Os Entendidos. O que Você deseja? é o seu primeiro conto publicado na Amazon Brasil.

Resenha: A relação sexual, apesar de ser considerada um ato essencial para o ser humano, assim como comer e beber, tem sido um tabu, principalmente após a constituição do cristianismo no mundo. Porém, apesar de ser um ato ceifado pela religião, ele não deixa de ser um ato de sobrevivência humana, e por isso tem sido provocado de maneira velada, criando até mesmo problemas de cunho psicológico e psiquiátrico aos seres humanos e é isso que trata o conto "O Que Você Deseja" do autor Daniel Prestes.

A história apresentada pelo conto, diz respeito a Maria, uma jovem que volta a sua antiga casa, após a morte de sua mãe, para verificar os pertences ainda presentes naquela casa. Porém, lembranças começam pairar em sua cabeça, da forma como a sua mãe proibiu de fazer atos "libidinosos", como masturbar-se, ceifando qualquer perspectiva em sua relação sexual. Porém, Maria descobre que a sua mãe pode não ser tão casta assim, e começa a fazer alguns atos perturbadores.

O conto é bem curto e mostra as consequências do conservadorismo instaurado na casa de Maria, o que esses atos provocaram na cabeça da personagem, como nós seres humanos podemos nos tornar prisioneiros dentro de nosso próprio mundo, afinal a sua mãe puxou um gatilho já existente em Maria, e que ela resolveu cair e não conseguiu mais sair. Além disso, podemos ver a hipocrisia da igreja na alegoria da mãe, beata, recheada de tradições, mas que possui um pano sujo que só quem cava bem fundo poderá acha-lo.

À primeira vista a escrita do autor possui um crueldade humana, que parece não ter sentido, mas após a segunda leitura do conto pude perceber algumas construções. Ao meu ver, as cenas de sexo protagonizadas pelo protagonista não é essencial para a história, funciona mais para ilustrar a crueldade que ressaltei no inicio desse paragrafo, o que não é ruim por si só, depende muito do leitor e suas formas de interpretações e crenças.

No mais recomendo o Conto O Que Você Deseja? para:


  • Pessoas interessadas em discussões religiosas;
  • Pessoas interessadas em temas como loucura e psicopatia;
  • Leitores desprendidos e que aceitam numa boa a leitura de cenas de sexo crua;
  • Maiores de 16 anos (recomendações de Faixa Etária do Ministério da Justiça).



Recomendado Para Você

2 comentários

Comente com o Facebook

Instagram