Resenha: Cidade do Étereos - Ransom Riggs (O Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares 2)

julho 21, 2016 / Redação SOODA /


Cidade Dos Étereos (Miss Peregrine's Home for Peculiar Children - Hollow City)
Livro 2 da série - O Orfanato/Lar para Crianças Peculiares
Editora: Intrínseca
Autor: Ransom Riggs
Ano: 2016
05 Estrelas

Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.
Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.
Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

Autor: Ransom Riggs é americano formado em Literatura Inglesa. O Orfanato da Sra. Peregrine é a sua primeira série de livros e foi escrita, a partir do seu amor por fotografias antigas.



A Fábula contra o preconceito, nos fascina mais uma vez, saiba porque continuar essa série.

O Orfanato/lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares não será mais o mesmo. As pessoas que ali viviam se transformaram, o mundo não é mais o mesmo, o encontro do novo e antigo provocou sensações. O medo agora assola o Lar, a vida daquelas crianças depende da luta. Daqueles enfrentamentos, em que sempre haverão mortos e feridos para os dois lados. Uma guerra feita de muitas derrotas e pouquíssimas vitórias. É esse o sentimento que tenho após ler Cidade dos Étereos, segundo livro da série do Orfanato/Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares.

Para quem caiu de paraquedas por aqui, e não sabe do que estamos falando,o Orfanato/Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiraes é uma história que centra-se em um lar, localizado em uma fenda temporal (Um loop de determinado dia da história da humanidade) onde vivem crianças com habilidades peculiares, a exemplo de uma jovem com super força; outra que pode manipular o fogo com as mãos; um garotinho que vive com abelhas no estômago; e por aí vai. Essas crianças tem uma vida "tranquila" com a Sra. Peregrine, responsável pelo lar, até que um grupo de monstros misteriosos querem destruir a vida dos peculiares.

Quem ainda não leu nada sobre a série, recomendamos que leia a nossa resenha do primeiro livro (clique aqui) e após terminar a obra, retorne a esse post. Quem já leu o primeiro livro, ou quer colocar sua conta em risco (possibilidade de spoilers do livro 1) continue a resenha à vontade.



O livro dois,Cidade dos Étereos, continua a história do Orfanato/Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares, exatamente da onde termina a primeira, em um barco, onde as crianças peculiares estão atras de outra fenda do tempo, tendo em vista que a delas foi destruída pelos Alcólitos. Porém, agora eles estão fazendo isso sem a ajuda da Sra. Peregrine que está em formato de pássaro e não consegue se transformar.

Após lerem alguns contos dos livros de peculiares, eles conseguem interpreta-los e cair num fenda temporal, que está sendo atacada por um Étereo (o que já é muito estranho). Lá, eles encontram outros peculiares, porém, eles não são crianças e sim animais (OMG !!!). Após matarem o Étereo, Jacob e as outras crianças peculiares são recebidos pelos bichinhos peculiares.



O líder deles é um cachorro, Addison, um esperto animal que pode falar com os seres humanos. As crianças pedem ajuda a ele para transformar a Sra. Peregrine em seres humanos, porém eles descobrem que não é possível, somente uma outra Ymbrine pode ajuda-la, mas, elas estão sendo sequestradas e somente uma delas ainda está fugida, em uma fenda em Londres.

Então, os peculiares seguem o plano de encontrar essa única Ymbrine, porém não será nada fácil, terão que passar por várias fendas temporais, e assim ficarão expostos a várias situações de risco, como o momento dos ataques a Londres durante a Segunda Guerra Mundial.



Porém, esse momento eles descobrem outros peculiares, o que é bem interessante perceber a dimensão que ainda existira do mundo dos peculiares, que agora estava ruindo de vez. As crianças peculiares foram se desenvolvendo, adquirindo maior maturidade, conforme o perigo ia se aproximando delas. Enoch, um peculiar que pode reviver os mortos era um dos mais teimosos, e mesmo ele, foi se desenvolvendo bastante ao longo da história.

Apesar de Jacob, o narrador da história, estar ali porque queria, Nós vemos vários momentos ele em dúvida sobre o seu destino, porém, ele soube trabalhar isso, que acabou se revertendo em pontos importantes para a resistência.

E aqui a fábula contra o preconceito continua em seu processo evolutivo. Vemos agora, o preconceito interno de cada um dos personagens, afinal, todos nós possuímos algum grau desse que é um dos principais males da humanidade e como ele pode virar ódio, e como ele pode se transformar em um mal que pode dizimar sociedade, assim estavam se tornando os Alcólitos.



E para isso, os Alcólitos estudaram muito até descobrirem uma coisa que com certeza acabaria com os peculiares, o que é fascinante a metáfora aqui usada pelo autor, afinal de contas o que provocou essa guerra entre os Alcólitos, Étereos e os Peculiares?

Chegamos ao final do livro com algumas revelações que mexem com a nossa cabeça. A primeira delas diz respeito, a como podemos ser enganados, assim, na cara dura e nem perceber nada e a outra é, Jacob, porque você não descobriu isso antes?? Enfim, os encaminhamentos para o terceiro e último livro da série são demais, faz a gente querer a última obra da série para ontem.



E o que é essa edição da Editora Intrinseca?

Essa edição está maravilhosa, possui uma Jacket com a capa original do livro e além de uma inscrição na capa do livro,  que tinha as seguintes palavras "Perpelexus Anomalous", sem contar a capa dura na cor azul. A diagramação interna também é bem construída e claro, as fotografias são um show a parte, daquele que a gente vai e não pode perder de jeito nenhum.



Então se você está a procura:

  • Livros de Fantasia YA;
  • Crianças com poderes sobrenaturais;
  • Uma aventura fenomenal e ligada a história;


Esse livro é para você sem via das dúvidas. E fiquem atentos que em Agosto sai o último livro da série. Biblioteca de Almas que já está em pré-venda. Clique Aqui

Até a próxima soodinhas.

SKOOB: 4,4 Estrelas
GOODREADS: 4,06 Estrelas

Quer ajudar ao blog? veja no link abaixo mais informações do livro, quem sabe não seja a hora de tê-lo em suas mãos?

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram