Resenha Extra: David Bowie - Wendy Leigh (Estrelas do Rock)

julho 07, 2016 / Redação SOODA /

David Bowie - A Biografia (Bowie: The Biography)
Editora: Grupo Editorial Record
Autor: Wendy Leigh
Ano: 2016
03 Estrelas

Leigh traça toda a trajetória do músico, desde a infância em sua família problemática, passando pela juventude desvairada em busca do sucesso, até atingir o estrelato e se tornar uma entidade única e inigualável da cultura popular contemporânea. Ao analisar a pluralidade de personagens que o cantor incorporou, examinando sua recusa a se submeter a qualquer padrão sexual, a autora também aponta para uma falta de ortodoxia sem precedentes, chave para a desconstrução de tabus e estopim de uma revolução dos costumes de gênero. Descritas fielmente neste livro, a subversão e a criatividade, algumas das características mais marcantes do astro britânico, não apenas o destacam de seus colegas de profissão, mas são responsáveis pelo charme de Bowie, que cativou milhões de fãs em todo o mundo. Este é o registro mais íntimo e revelador da vida de um dos maiores ícones da história recente. Bowie é, portanto, uma leitura indispensável para todos aqueles que ainda não se contentaram em dizer adeus a David.

Autora: Wendy Leigh é uma escritora londrina, conhecida por realizar a biografia, não autorizada, de muitos astros como David Bowie, Patrick Swayze, Madonna, Kennedy, entre outras. A autora foi encontrada morta, poucos dias depois do lançamento da Biografia de Bowie no Brasil. A suspeita é que a autora tenha cometido suicídio.



Resenha: Quando a excentricidade de um astro muda o mundo...

Mais um Dia do Rock se aproxima, começam-se as homenagem àqueles personagens que influenciaram não só o rock, mas a nossa sociedade moderna. As homenagens, normalmente, tem a presença de muito dessas figuras, porém esse ano, uma delas não estará presente (pelo menos não fisicamente), pois no inicio de 2016, falecera um dos maiores rockeiros da história. Estamos falando de David Bowie.

David Bowie, faleceu aos 69 anos, porém sua vida foi tão intensa, que imaginamos que ele tivesse passado pelo menos uns 100 anos nesse planeta. Ele nasceu numa época em que a liberdade sexual era um grande problema, ele transgrediu, transformou, esses e outros detalhes pode ser apreciado pela mais nova biografia do astro lançada no inicio de 2016.



Não pode ser enxergar a biografia de David Bowie e não associa-la aos acontecimentos recentes, afinal, a relação entre a liberdade sexual e a religião tem sido uma constante nos dias de hoje. E como pode-se perceber, essa relação não é nem um pouco nova, ainda nas décadas de 1960 e 1970 conseguiu imensos adeptos, especialmente com a explosão do Rock no mundo.

Naquela época, o detalhe ficava por conta de que algumas "práticas sexuais" eram crimes, como a homoafetividade, que era considerado uma das transgressões as leis britânicas, por exemplo. Porém, aquele foi um momento de grande enfrentamento e mudanças sociais, e David Bowie com certeza foi um grande nome nessa época, de mostrar que sexo e sexualidade, não precisam ser presos a esteriótipos sociais. Então o surgimento desse astro, não transformou só a musica, mas a nossa sociedade.

A vida dele já começa interessante, com uma mãe considerada transgressora à época, afinal ela era mãe solteira, com três filhos de pais diferentes. Além disso a cidadezinha dele foi tomada pelo bombardeamento na época da 2° Guerra Mundial antes de seu nascimento. E nesse meio nascia um astro, na verdade àquela época, apenas uma criança vira ao mundo.



Porém essa criança crescera e se tornou o que conhecemos hoje, com suas músicas emblemáticas, a exemplo de Life On Mars, Space Oditty, Starman, The Man Who Sold de World, entre outras. No meio musical, ele se tornou o precursor de vários artistas, alguns afirmam que as primeiras cordas do Heavy Metal, encontra-se em sua música. Além disso, ele lançou o chamado Rock Glam/Glitter, recheado de cores, que podemos em vários artistas posteriores, como a banda Kiss, Queen, Elton John, entre outros. Claro, seu estilo também influenciou não só o rock, mas a música pop, como Madonna e Lady Gaga.

Além da carreira musical, e do cinema, que veio se consolidar posteriormente, o artista também se tornou uma grande marca na moda, ele expandiu o que era determinado como moda à época e mesmo que não se torna-se frequente nas ruas, mas influenciou de tal forma, que até hoje ainda é difícil de se dimensionar seu impacto social.

Somado-se a isso tem-se a sua vida sexual, suas mudanças, de heterossexual, para gay, para bissexual. Inclusive esse trânsito de sexualidades e gêneros é um dos principais focos da biografia feita por Wendy Leigh, conhecida pelas suas várias obras com essa temática. Na obra dela, vemos alguns detalhes do seus casamentos, relacionamentos homo afetivos, inclusive um possível caso, com um outro astro do rock, Mick Jagger. É possível, sentir algumas questões também relacionadas ao uso de drogas, frequente na vida de Bowie.




Porém, é preciso ter cuidado, porque a autora ao determinar essas questões, acaba tecendo opiniões de cunho duvidoso, o que é bastante complicado ao se tratar de temáticas como essa. Não que ela o considere um depravado sexual, mas eu senti que ela não teve um certo cuidado em abordar a temática e se o leitor não tiver cuidado, pode enveredar por um caminho, que com certeza não foi o escolhido por David.

David Bowie, mostrou através de ações que o amor deve estará acima de tudo, não importa a questão sexual de cada um, claro ele também cometeu erros, a exemplo de estar num relacionamento aberto, com alguém que notadamente não queria, mas no geral até seus erros podem ser usados como exemplo em nossos questionamentos e escolhas.

No mais, gostei da biografia apresentada pela autora, trouxe alguns detalhes interessantes, porém, aqueles que adquirirem a obra, devem usar um filtro mais critico a partir dessa leitura para não ser tomado por alguns preconceitos da autora. Outro detalhe, essa obra não é para pessoas que procuram conhecer mais afundo a importância musical ou para moda que David Bowie exerceu, é algo mais ligado a vida pessoal do autor.



Com essas considerações, indicamos essa obra para:


  • Pessoas que gostam de biografias de astros do rock;
  • Pessoas que gostam de biografias mais pessoais;
  • Pessoas que queiram conhecer um pouco mais sobre a vida de Daivid Bowie;
  • Pessoas que gostem de David Bowie (para fãs, talvez não);


Skoob: 3,5 Estrelas
Goodreads: 2,94 Estrelas

Confira abaixo, uma playlist do David Bowie que preparamos para você se embalar nas músicas desse astro:





E Falando em astros do Rock, dia 09/07, em comemoração ao Dia Mundial do Rock, haverá na Saraiva do Shopping Boulevard Belém, um evento, organizado pelo Blog Jujuba com Pimenta, e tendo a gente e o blog Garota Pai Degua como convidaddos, para falar de vários desses astros, suas influências, interesses.

Vamos conhece-los através das biografias publicadas , será um grande momento para a gente interagir e realizar esse bate papo, mostrando a relação da música e vida de cada um deles, Um detalhe: Vai ter David Bowie, sorteios e brindes. Então agende essa data, e venha conosco saber um pouco mais desses mestres da música.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram