Autoras norte americanas de 'YA Conteporâneo' fazem Tour pelo Brasil

agosto 26, 2016 / Francisco Soares Chagas Neto /

Jennifer Niven, autora de "Por Lugares Incríveis" e Ava Dellaira, escritora de Carta de Amor aos Mortos, fazem tour pelo Brasil, começando pela Bienal de São Paulo, e passarão por várias cidades, incluindo Belém do Pará.




Hoje iniciou em São Paulo a maior feira do livro da América Latina, a Bienal do Livro de São Paulo e junto com ela centenas de autores nacionais e internacionais circularão pela feira. Entre eles estarão presente as duas autoras norte americanas, Jennifer Niven e Ava Dellaira, verdadeiras Best Sellers no gênero YA (em tradução literal Jovens Adultos). Elas estarão no evento nos dias 27 e 28 de agosto (senhas esgotadas) e ainda passarão, durante a próxima semana, pelas cidades de Belém (29/08), Fortaleza (31/08) e Recife (02/09).

Ainda não considerado um gênero literário no Brasil, o YA contemporâneo tem a cada ano adquirido mais amantes e suas obras tem constantemente, figurado a lista de mais vendidos em todo o mundo. O grande divisor de águas do Gênero é o influente John Green e sua obra "A Culpa é das Estrelas", que tem como características alguma situação que adolescentes estão enfrentando (nesse caso o câncer) e formas de superar esses problemas, com toques de humor constantes e carregados de ensinos e moralidades.

Com as obras "Por Lugares Incríveis" e "Carta de Amor aos Mortos" não seria diferente. Ambas as obras, lançadas pelo Selo Seguinte (jovem) da Editora Companhia das Letras, traz como tema principal, "A Morte" (Morbidade à vista), porém com toques leves de humor, e que te leva a intensas reflexões sobre esse processo.



CARTA DE AMOR AOS MORTOS: Em Carta de Amor aos Mortos Laurel tenta superar a morte da Irmã May, para isso muda de escola, fica morando entre a casa da tia e do pai, tem dificuldades de superar a situação, até que uma professora de Inglês passa uma tarefa a ela, que consiste em enviar uma carta a personalidades de todo o mundo.

Entre os famosos que ela decidi escrever as cartas estão Kurt Cobain, Amy Winehouse, Judy Garland, Janis Joplin, Jim Morrison, entre outros. Ao escrever, Laurel relaciona os acontecimentos em sua vida, com a dos artistas. Porém, ainda falta uma carta. A de sua irmã.

Ava Dellaira a escritora desse livro é nascida em Los Angels, porém agora é moradora de Santa Mônica sempre gostou de escrever e se graduou na Universidade de Chicago. Carta de Amor aos Mortos foi o seu primeiro livro.



POR LUGARES INCRÍVEIS: Em Por Lugares Incríveis temos o encontro de dois jovens numa situação meio inusitada. Ambos tinham subido a torre do colégio para se matarem. Porém, naquele momento eles não conseguiram e estabeleceram uma grande relação (bizarro, mas belo).

Violet tinha sobrevivido a um acidente, um ano antes, onde sua irmã falecera. Já Theodore sempre prensara em suicídio na sua vida, ele inclusive tinha dados estatísticos e cartas de pessoas quem já haviam falecido a muito tempo. Porém, com muito humor, ambos tentam superar os seus medos para então continuarem a viver.

Quando eu terminei esse livro, meu reflexo foi logo a uma situação de suicídio que aconteceu com alguém que eu conhecia, quando eu tinha 13 anos. É algo tão complexo, e a autora consegue minimizar tanto, que é difícil não se apaixonar por essa história.

A novidade dessa obra, que tem sido comparada com "A Culpa é das Estrelas", é que a produção de um filme já está em andamento, com roteiro escrito pela própria autora e a protagonista da história é Elle Fanning (Malevola, Compramos um Zoológico). A previsão de lançamento é 2017.

A autora Jennifer Niven, já não é tão nova no mercado literário e possui quatro livros lançados antes de "Por Lugares Incríveis", porém a obra é a primeira do gênero YA escrito por ela, que ainda afirma que esse livro tem várias inspirações de sua vida. A escritora lançará ainda em Outubro "Holding UP", uma história de uma protagonista acima do peso que precisa lidar com isso, durante a adolescência.



Então é isso galera, confirme a participação do evento no facebook e não perca a presença dessas ilustres autoras em suas cidades.



Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram