Resenha: Alguém Para Amar - Alice McDermott

setembro 15, 2016 / Everton Assis /

Nessa história Alice nos leva a um passeio pela vida de Marie Commeford filha de imigrantes irlandeses com uma vida simples, porém sua simplicidade carrega grandes lembranças e ensinamentos.


resenha, alguem para amar, globo livros
resenha, alguem para amar, globo livros
Alguém para amar (Someone)
Escritora: Alice McDermott
Editora: Globo Livros
Ano: 2016
03 Estrelas
Skoob: 3.8 Estrelas /Goodreads: 3,7 Estrelas
Compre Aqui

Uma vida: suas dores devastadoras e suas alegrias inesperadas; suas rajadas de brilhante clareza e seus momentos de profunda confusão. Esse é o tema de “Alguém Para Amar”, extraordinário novo romance de Alice McDermott, após um hiato de sete anos. Lembranças dispersas — de uma infância curiosa, das descobertas sexuais na adolescência, da maternidade, e, finalmente, da velhice — se reúnem nesta história inesquecível que retrata uma mulher admirável, mas que, ao mesmo tempo, poderia ser nossa mãe, nossa amiga, nossa vizinha ou até nós mesmos.

Alice McDermott: Autora de outros seis romances, três deles finalistas do prêmio Pulitzer. Em 1998, Alice foi vencedora do National Book Award, uma das mais respeitadas honrarias literárias internacionais. Ela vive com sua família em Washington, nos Estados Unidos.

resenha, alguem para amar, globo livros

Resenha: Marie era uma criança tímida, com seus cabelos enrolados e seus óculos de lentes grossas (óculos que estarão nas melhores lembranças dela). Mais esperta para a idade que possuía, ela era sempre observadora. Marie descreve suas memórias de infância no Brooklyn ao lado de seus pais e seu irmão Gabe. Boa parte das lembranças da infância de Marie era envolta da sua família tradicional, com base católica. Entre uma e outra memória era possível ver o amor pelo seu querido pai.

Esperei pelo primeiro vislumbre do meu pai, subindo as escadas da estação do metrô com seu chapéu e casaco, o mais amado entre aqueles fantasmas. Pag. 14

resenha, alguem para amar, globo livros

Até então é possível ver lembranças simples de uma menina, porém, Marie já possuía um olhar apurado e quando descrevia o que acontecia em sua volta, a autora faz a gente submergir nas palavras e estrofes e nos traz uma sensação de verdade. A primeira parte do livro tem foco nessas suas lembranças de infância, entre elas o momento de uma perda de um próximo e como foi passar por tudo isso.

Da segunda parte da obra em diante, Alice nos entrega uma sequência de lembranças que boa parte aparecem desconectadas ao enredo, o que é proposital. As conclusões dessas memórias se apresentam mais na frente da leitura.

resenha, alguem para amar, globo livros

A vida de Marie Commerford cresceu junto com o Brooklyn como pano de fundo. A cada novo estágio da vida de Marie novas mudanças eram perceptíveis através das descrições dela. Podemos perceber como era o Brooklyn em seu auge com as famílias classe média e como elas podiam ficar à porta de suas casas, porém com a chegada da violência isso mudou. Porém Marie nunca quis deixar o distrito. Nasceu ali, cresceu ali, deu o último adeus aos seus pais, irmãos e conhecidos.

É interessante falar que esta obra é o retorno da escritora Alice McDermott após uma pausa de sete anos. Sua escrita sutilmente vai nos envolvendo, em cada frase e capítulos de sua obra.

resenha, alguem para amar, globo livros

O que mais me marcou é como Alice descreve Marie, fazendo um espelho de nós mesmo e isso fica mais claro quando Marie passa pelas descobertas da vida: descobrimento do próprio corpo, o primeiro amor e decepção, lidar com a perda de pessoas amadas, a dificuldade do dia-a-dia, as dúvidas de como seguir a vida, a gravidez, a criação dos filhos (os dois últimos com foco nas mulheres) e o amadurecimento que todos passamos ou iremos passar um dia.

Alguém para amar vem para reforçar que mesmo as nossas vidas sendo comum aos olhos de outras pessoas, ainda assim somos únicos e temos grandes feitos que devemos nos orgulhar sempre.

*Recomendável para pessoas que:

  • Gostam de histórias de superação;
  • Gostam de ensinamentos;
  • Gostam de mensagens fortes e bonitas.
Observação: Esse livro foi enviado pela Editora Globo Livros;

resenha, alguem para amar, globo livros

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram