Resenha: Biblioteca das Almas - Ransom Riggs

setembro 21, 2016 / Francisco Soares Chagas Neto /

O último livro da trilogia do Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares é o livro com mais ação e reviravoltas, trazendo à tona mais detalhes do mundo dos peculiares e discussões sobre relações familiares e como elas podem ser mais difíceis que qualquer Etéreo e Álcolito enfrentado antes




Biblioteca de Almas (Library of Souls)
Livro Três da Trilogia do "Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares" Autor: Ransom Riggs
Editora: Editora Intrinseca
Ano: 2016
04 Estrelas
Skoob: 4,5 Estrelas /Goodreads: 4,16 Estrelas
Compre Aqui

Biblioteca de Almas é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada. Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, Biblioteca de Almas une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única.

Autor: Ransom Riggs é americano formado em Literatura Inglesa. O Orfanato da Sra. Peregrine é a sua primeira série de livros e foi escrita, a partir do seu amor por fotografias antigas.



Chega-se ao final dessa trilogia, e os peculiares possuem uma última chance de restabelecer a paz em seus mundos. Os Álcolitos também tem somente mais uma chance para colocar o seus planos em ordem, então apenas algum desses grupos irá ganhar, mas qual?

A TRILOGIA: O livro Biblioteca de Almas, é o terceiro da trilogia do "Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares", que é composto, do livro de titulo homônimo a série e Cidade dos Etéreos. A história vai desvendar junto com Jacob, um garoto de 16 anos, o mistério que circunda a morte do avô de forma trágica. Com isso, o garoto foi parar em uma Fenda Temporal (local onde um dia da história se repete infinitamente) onde vive os peculiares (seres humanos ou animais) que têm habilidades diferentes que nenhuma pessoa pode ter, como manipular o fogo com as mãos, flutuar, ser invisível e por aí vai.

Porém, no passado alguns peculiares se revoltaram com esse regime de se esconder em fendas e acabaram virando Etéreos (monstros que podem comer peculiares), só que com o tempo esses seres evoluem e viram Álcolitos (semelhante aos seres humanos, porém sem a pupila dos olhos). E agora, essa evolução de Etéreos tem um plano para acabar com o mundo peculiar. Eles precisam das Ymbrynes (seres que criaram as Fendas Temporais e protegem os peculiares) para isso, inclusive a Sra. Peregrine (protetora da fenda, onde Jacob foi parar).

Então as crianças daquele lar se aventuram para salvar a sra. Peregrine e assim restabelecer a sua fenda temporal. Nessa viagem, eles conseguem perceber o quão grandioso é o seu mundo peculiar, mas o quanto é perigoso também. Mas eles ainda tinham um perigo muito maior a enfrentar, e em Biblioteca de Almas ele vem assolar os peculiares.

Até aqui, fizemos um resumo bem básico do primeiro (resenha aqui) e segundo livro (resenha aqui) e avisamos: Se ainda não leram os dois primeiros livros, recomendamos que façam isso e depois voltem a partir desse ponto, pois o texto seguinte terá spoilers dos livros que antecederam Biblioteca de Almas. Se você quiser continuar mesmo, fique com a sua conta em risco e seja bem vindo ao Terceiro livro da série do "Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares".



O ENREDO: A história de Biblioteca de Almas inicia exatamente onde acabou o Cidade dos Etéreos, no momento em que Jacob descobre a sua habilidade em controlar Etéreos e na busca pelos seus amigos peculiares e as Ymbrynes, depois de eles terem sido sequestrados pelos Álcolitos. Agora, Jacob, Addison e Emma, precisarão ir até o Recanto do Demônio, local que eles estavam evitando, desde o inicio, porque enfim, não é um lugar muito receptivo como as outras fendas temporais.

A descrição feita do Recanto do Demônio se assemelha ao esteriótipo de como é a periferia de grandes cidades (ou pelo menos aquilo que a gente conhece). É um lugar de extrema pobreza, onde não existem leis, a violência é extremamente exacerbada e para sobreviver é necessário se adaptar ao meio. E o que é interessante é que lá, a maioria das pessoas são viciadas em ambrosia (algo feito, do que não posso contar).

Lá eles conhecem Sharon, um mercenário, que no final das contas, apesar de ser reclamão, ele ajuda-os a encontrar Bentham, um senhor de gosto e caráter duvidoso, que afirma que estava esperando Jacob a muito tempo. Afinal, a partir dele é que um plano para acabar com os Álcolitos será posto em ação. Mas a questão é, será mesmo que irá acabar?

Nesse momento, eles também ouvem falar da Biblioteca de Almas, um local onde as almas dos peculiares vão depois que eles morrem, mas ninguém poderá ter acesso a esse lugar, será?



Riggs traz várias questões interessantes, em relação a esse terceiro livro. Ele minimiza as discussões em relação a preconceitos e como ele pode ser mal para a humanidade, e coloca em cheque outro ponto: Relações Familiares.

Sim, sabemos que essas relações são recheadas de conflitos, mas as vezes desperdiçamos o conhecimento relativo ao impacto desses enfrentamentos, que pode causar morte, dores e males, não só entre os familiares, mas quem sabe em todo um grupo (nesse caso grupo de peculiares). Isso para mim, foi um ganho maravilhoso nessa obra, o autor usar a fantasia para essas discussões, não consigo nem dimensionar o quão acho isso importante, especialmente nessa obra, voltada para o público infanto-juvenil.

O autor conseguiu com esse terceiro livro fechar todas as pontas, colocar todas as explicações, para que a gente conseguisse ficar plenamente satisfeito com a trilogia. Confesso a vocês que no inicio do terceiro livro eu fiquei bastante incomodado, porque a obra se arrastou por mais de 100 páginas, com o mesmo recurso utilizado no segundo livro, tive que parar alguns momentos, para depois deixar a história fluir. Após, esse momento, conseguir finalizar a leitura com bastante rapidez.

Próximo ao final do livro, você percebe que o autor te ganhou nas ideias, e não na escrita. Sim, pois os recursos que ele utilizou para escrever a obra, está longe de ser inovador, e na verdade é bastante previsível, então pessoas com experiências literárias um pouco maior, com certeza irão se incomodar com alguns pontos. Porém, ele teve bastante ideias que me conquistaram, e talvez a muitas pessoas que hoje gostam bastante da obra. Um deles, com certeza, foram as fotografias, especialmente nos dois primeiros livros, que completavam a essência daquilo que você estava lendo.





EDIÇÃO: As edições que a Editora Intrínseca fizeram para "O Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares" são maravilhosas. E com Biblioteca de Almas não seria diferente. Capa dura, onde estão as assinaturas dos peculiares que participaram dessa aventura, lombada minimalista, e uma Jacket, com a capa original, foi tudo pensado minuciosamente para os fãs, sem contar o interior da obra, tudo bem feito, espaçamento, fonte, impressão das imagens, acabamento. Enfim é uma das obras mais bonitas, na minha estante.

Detalhe, a Editora Intrínseca comprou os direitos de publicação do primeiro livro, e em novembro a obra será relançada, exatamente como as duas primeiras, com capa dura e jacket, para deixar a nossa coleção maravilhosamente completa (hahahah).



Então, se você procura:

  • Boas fantasias infanto-juvenil da atualidade;
  • Livros, que não fogem do escopo herói x vilões;
  • Livros com alguns personagens de cunho duvidoso;
  • Livros que discutem preconceitos e relações familiares com bastante fantasia.

Leia a trilogia, ela foi feita para você.

Detalhe gente, vocês sabem que Tim Burton adaptou o primeiro filme da série para o cinema. O filme será lançado no próximo dia 29/09. E aproveitando o momento, faremos em Belém do Pará, um Encontro de Fãs do Tim Burton, especial do Lar para Crianças Peculiares. Onde iremos abordar um pouco sobre a obra de Burton, e esses livros maravilhosos. Falaremos da história, personagens, o que esperar dos próximos livros. E a Editora Intrinseca é parceira desse evento, e irá mandar algumas coisas bem bacanas para sorteio. Então se você é de Belém, não perde não, confirma a sua participação no link abaixo abaixo.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram