Resenha: Contos Peculiares - Ransom Riggs

setembro 22, 2016 / Francisco Soares Chagas Neto /

Se você é apaixonado por fábulas, ou contos recheado de elementos fantásticos e moral, esse livro, com certeza é para você



Contos Peculiares (Tale of the Peculiar)
Livro Spin-off do "Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares"
Autor: Ransom Riggs
Editora: Editora Intrinseca
Ano: 2016
05 Estrelas
Skoob: 4,5 Estrelas /Goodreads: 4,2 Estrelas
Compre Aqui

O livro dentro dos livros, Contos peculiares é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar.
Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com língua de cobra à procura de um príncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisível acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série.

Autor: Ransom Riggs é americano formado em Literatura Inglesa. O Orfanato da Sra. Peregrine é a sua primeira série de livros e foi escrita, a partir do seu amor por fotografias antigas.



Depois de finalizar a trilogia do Lar da Sra. Peregrine para Criança Peculiares, um dos sentimentos para aqueles que se apaixonaram pela série é saudade, tivemos apreços por vários personagens, suas peculiaridades, dificuldades e lutas para sobreviver nesse universo.

Além dessas pessoas, também existem no mundo, algumas pessoas que ainda não entraram no Universo Peculiar, por medo de se envolver com a história, ou se de decepcionar. Claro, isso é difícil de prever, mesmo com toda a precaução do mundo.

E para esses dois problemas, existe solução: o livro Contos Peculiares, uma spin-off da Trilogia dos Peculiares, sendo um compilado de contos, desse universo, reescrito por um dos personagens mais inteligentes do Lar da Sra. Peregrine. Millard, o garoto invisível.



O livro publicado depois do final da trilogia do "Lar da Sra. Peregrine ...", na verdade vai evocar lendas desse universo, anterior aos acontecimentos da vida de Jacob e seus amigos. Inclusive, algumas dessas histórias já foram contadas em "Cidade dos Etéreos", segundo livro da série. Os contos, são carregados de morais, para que nós passamos fazer reflexões e aplicar em nossas vidas.

Abaixo, coloquei um pequeno comentário de alguns dos contos que mais gostei:



OS ESPLÊNDIDOS CANIBAIS: Nesse conto, existem os peculiares ricos que são canibais, porém eles por regra, se alimentam somente de corpos em estado de putrefação. Ao longo da história eles conhecem, uma vila de peculiares que podem ter os seus membros regenerados, então eles realizam uma oferta, que pode mudar o destino de todos eles. Confesso, que essa foi a minha história favorita, e me levou a reflexões sobre a vida real, que achei bastante interessante.



A PRINCESA BIFURCADA: Nesse conto, a princesa foi direcionada para se casar com um príncipe de outro reinado, para selar a paz, porém apesar de sua beleza, ela tem uma língua bifurcada, o que pode acabar com a possibilidade do casamento. Esse conto, é um excelente ensinamento sobre os nossos preconceitos.



A PRIMEIRA YMBRYNE: Esse conto é super bacana (e talvez o mais longo do livro) e vai trazer informações sobre como apareceu a primeira Ymbryne (ser responsável por cuidar dos peculiares nas fendas temporais) e como ela adquiriu essa habilidade e transformou o mundo peculiar.



A MULHER QUE ERA AMIGA DE FANTASMAS: É um conto extremamente melancólico, e traz a tona uma personagem que tem a peculiaridade de falar com fantasmas, porém essa sua habilidade acabou por tira-la do meio social, então quando os fantasmas não quiserem mais conversar, ela começou a se sentir só, e fez várias coisas para mudar isso. Quando você chega ao final desse conto, é quase impossível não ficar devaneando sobre a vida e nossos sentimentos.

Como vocês podem ver, existe uma força nesses contos, que tem cara das Fábulas de Esopo, ou ainda Conto de Fadas. O autor realmente estava inspirado ao criar, a maior parte deles, a escrita é um pouco mais adulta que o da trilogia, porém bastante simples de entender.



EDIÇÃO: Como todas as edições da trilogia do "Lar da Sra, Peregrine ..." essa também não ficou a desejar, para mim, é o livro mais bonito da série. A capa é dura e possui ilustrações que se cruzam e remoram a história do interior da obra. Além da contra capa, com a cor ouro, dando um ar refinado ao titulo. E a cada inicio de conto, existe uma ilustração belíssima, que é difícil não ama-la.



Dessa forma, acredito que esse livro precisa ser lido:

  • Por pessoas que se amarram nas fábulas de Esospo e Contos de Fadas;
  • Aficionados pela série do "Lar da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares"
  • Pessoas que querem se arriscar na trilogia, mas tem medo se vão curtir ou não.


Se você não está nesse grupo, não se preocupe, esse livro é para você também.

Detalhe gente, vocês sabem que Tim Burton adaptou o primeiro filme da série para o cinema. O filme será lançado no próximo dia 29/09. E aproveitando o momento, faremos em Belém do Pará, um Encontro de Fãs do Tim Burton, especial do Lar para Crianças Peculiares. Onde iremos abordar um pouco sobre a obra de Burton, e esses livros maravilhosos. Falaremos da história, personagens, o que esperar dos próximos livros. E a Editora Intrinseca é parceira desse evento, e irá mandar algumas coisas bem bacanas para sorteio. Então se você é de Belém, não perde não, confirma a sua participação no link abaixo abaixo.

Recomendado Para Você

5 comentários

Comente com o Facebook

Instagram