Indicação para leitura: Serial Killers

outubro 03, 2016 / Rosane Santos /

A vida real com certeza é mais assustadora que o terror da ficção


serial killers, darkside, darkcrush, ilana casov

Em comemoração ao mês do horror, hoje vamos tratar de um tema que com certeza causa arrepios e que é constantemente tratado tanto na literatura quando nas séries e filmes, que são os SERIAL KILLERS.

Esse também é um tema complexo, tratar desses indivíduos requer uma avaliação ampla, um estudo do perfil psicológico aprofundado. Muitos livros foram baseados em fatos reais, assassinos reais e narram as histórias de serial killers que existiram e que chocaram o mundo com seus atos de extrema violência, crueldade e frieza, como por exemplo, podemos citar Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho, um assassino em série brasileiro, que esquartejou 2 mulheres. Esse é um assunto que envolve tanto a parte psicológica quanto a parte criminal, são crimes que chocam a todos justamente por serem de natureza hedionda e cometido, muitas vezes, por alguém que nem imaginamos que seria capaz de tais atos.

Uma das séries de maior sucesso e que retrata a temática dos assassinos em série de forma dinâmica e que nos faz ter uma ideia de como essas investigações ocorre é a série Criminal Minds. Em diversos episódios temos casos envolvendo esse tipo de criminosos e podemos ver como se desenvolve, onde é feita uma analise do perfil tanto do assassino quanto das vitimas, e podemos notar que os assassinos em serie em sua maioria possuem um histórico familiar cercado por abusos, maus tratos, vícios e violência em suas diversas formas (física, moral, psicológica) e acabam crescendo e reproduzindo essas violências sofridas. Há ainda diversas discussões nesse campo, se o serial killer de fato adquire essa maldade devido as suas experiências traumáticas ou se ele nasce desse jeito, ou ainda se ele é realmente doente ou se tem plena consciência de seus atos e os pratica pelo simples prazer de causar mal ao próximo. Enfim, esse é um tema que nos causa curiosidade e, portanto eu resolvi trazer algumas indicações de livros que o abordam de forma aprofundada e que possuem uma abordagem bem simples, tratando de todos os aspectos que permeiam esses crimes e os seus executores.

serial killers, darkside, darkcrush, ilana casov

O primeiro livro que eu vou indicar é o ARQUIVOS SERIAL KILLERS – LOUCO OU CRUEL? escrito por Ilana Casoy é publicado pela editora DarkSide Books em 2014, ele traz uma série de casos e relatos envolvendo os assassinos em série, a autora que é uma das maiores especialistas nesse assunto, reuniu nesse livro arquivos da policia, do FBI e da Scotland Yard, ela retrata alguns métodos utilizados pelos serial killers. Traz um relato chocante e detalhado de casos que tiveram uma grande repercussão. É um livro super recomendado, pois foi elaborado por uma autora que possui grande experiência nessa área e um vasto conhecimento, que procurou tratar desse tema de forma que envolve o leitor, sem se tornar uma leitura chata, apesar de que tem que ter estomago para aguentar ler sobre alguns dos casos relatados.

serial killers, darkside, darkcrush, ilana casov

Além desse livro, Ilana Casoy também publicou pela DarkSide Books a outra obra intitulada ARQUIVOS SERIAL KILLERS – MADE IN BRAZIL, onde ela relata 7 casos de assassinatos em série que ocorrem no Brasil, ela traz inclusive entrevistas com alguns desses assassinos, como o Marcelo Costa de Andrade (conhecido como vampiro de Niterói), que trazem detalhes sobre como esses crimes foram realizados e como funciona a mente desses indivíduos, a forma que eles elaboraram crimes tão repulsivos.

serial killers, darkside, darkcrush, ilana casov

Outra obra que não poderia ficar de fora é SERIAL KILLERS, ANATOMIA DO MAL - O DOSSIÊ DEFINITIVO SOBRE ASSASSINOS EM SÉRIE (DarkSide Books), que procura relatar o que se passa na mente dos psicopatas, o que os leva a agir de forma tão fria e cruel, como eles podem muitas vezes se passar por pessoas absolutamente “normais”, acima de qualquer suspeita. Ele também traz casos como o do Ed Gein (que inspirou na criação do personagem Norman Bates), escrito por Harold Schechter é uma espécie de guia essencial sobre o assunto, onde o autor procura realmente “dissecar” o comportamento dos psicopatas e o que os leva a pratica dos assassinatos em série.

Além desses livros, gostaria de indicar o site da autora Ilana Casoy (http://serialkiller.com.br/) para aqueles que tiverem interesse em saber um pouco mais sobre o assunto. Nesse site ela fala um pouco sobre os livros publicados, além de trazer alguns artigos, vídeos e trazer alguns dos casos mais emblemáticos.

serial killers, darkside, darkcrush, ilana casov

Essa foi a indicação de hoje, com um tema bem complexo, que pode gerar um bom debate e que provoca ao mesmo tempo repulsa e curiosidade para tentar entender o porquê dessas pessoas agirem da forma que agem, o que as levam a se tornar assassinos em serie. Espero que tenham gostado, até a próxima.

Fiquem atentos que esse mês teremos vários especiais #Darkcrush em homenagem ao mês do terror.

serial killers, darkside, darkcrush, ilana casov

Fotos: Divulgação/Internet

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram