Indique um livro: O Terror bate a sua porta e está a sua espera

outubro 21, 2016 / Francisco Soares Chagas Neto /

Conheça dezessete livros que você ainda pode colocar na sua TBR de Halloween. Só não garantimos a sua segurança e sanidade




Livros de terror são construções inquietas das almas de autores, trazendo a tona os medos da humanidade e através dele reflexões sobre vida e morte. São socos em nossos corações, tiros em nossas cabeças, monstros que arrancam nossas entranhas e sempre deixam uma semente para depois desses momentos assustadores, a gente ainda tenha chance de acreditar em algo (quase todos os livros vão nessa vertente).

Pensando nisso, separamos dezessete indicações de livros de terror, suspense e congêneres para trazer do fundo do seu âmago, os seus maiores medos, na verdade os nossos grandes temores. As indicações são baseadas em livros que serão apresentados em nosso evento "Thriller in the Book - Versão 2.0" que será realizado junto com o Blog Garota Pai D´Égua em parceira com as editoras; Darkside Books, Rocco, Intrínseca, Arqueiro, Grupo Editorial Record, Companhia das Letras, Empíreo, Globo Alt e Twee. O Evento será no dia vinte de nove de outubro na Saraiva do Shopping Boulevard Belém a partir das 15hs.

Confira as obras e suas respectivas sinopses:



TODOS ENVOLVIDOS - RYAN GATTS: Na tarde de 29 de abril de 1992, um júri absolveu dois policiais brancos do Departamento de Polícia de Los Angeles acusados de usarem força excessiva para controlar um civil negro chamado Rodney King. Menos de duas horas depois, a cidade explodiu em violência, e o caos durou seis dias. Em aproximadamente 121 horas, sessenta pessoas morreram. Mas muitas mortes não foram contabilizadas: fora da zona principal de protestos, algumas gangues se aproveitaram dos tumultos para acertar as próprias contas.

QUAL O SEU MEDO? Todos Envolvidos fala de medos reais, disputa de gangues, drogas, milicias, mendigos, são todos os invisíveis de uma grande metrópole que apareceram e modificaram a vida de milhões de pessoas, transformando a cidade num campo de batalha, onde não há segurança para ninguém, porque todos nós, estamos envolvidos.



EU SOU O PEREGRINO - TERRY HAYES: Uma mulher é brutalmente assassinada em um hotel decadente de Manhattan, seus traços dissolvidos em ácido. Um pai é decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita. Na Síria, um especialista em biotecnologia tem os olhos arrancados ainda vivo. Restos humanos ardem em brasas na cordilheira Hindu Kush, no Afeganistão. Uma conspiração perfeita, arquitetada para cometer um crime terrível contra a humanidade, e apenas uma pessoa é capaz de descobrir o ponto exato em que todas essas histórias se cruzam.

QUAL O SEU MEDO? O livro tem um pouco mais de 600 páginas, e se visualmente ele intimida, ao ler a história é difícil deixa-la de lado depois de iniciar-se, o suspense do livro que vai do inicio ao fim se intercala de tal modo que o seu medo se aproxima ao do personagem e a luta pelos seus inimigos.



GUERRA MUNDIAL Z - MAX BROOKS: Em Guerra Mundial Z – Uma história oral da guerra dos zumbis, Max Brooks faz uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais e expõe a paranoia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos, na era Bush. No livro, que dá continuidade ao bem-sucedido O guia de sobrevivência a zumbis, o autor adota um tom científico nas pretensas entrevistas que conduziu com os sobreviventes do ataque zumbi que quase extinguiu a humanidade. Escrito com a ironia que é a marca registrada do autor e roteirista, o livro deu origem ao filme homônimo com Brad Pitt no papel principal. Irônico, Brooks destaca ainda o quanto os homens são ingênuos em achar que podem se defender de pragas e criaturas alienígenas. Governos corruptos e com interesses eleitoreiros podem destruir qualquer Departamento de Defesa, ou conduzi-lo para o front errado. O autor mostra ainda como as sociedades desmoronaram e foram forçadas a se reorganizar após o colapso das instituições que as mantinham, levando as pessoas a atos extremos de heroísmo e altruísmo, bem como de egoísmo e mesquinhez. Além de recorrer ao fantástico para traçar um painel das reações humanas diante de crises e tragédias inexplicáveis, Brooks tece comentários ácidos sobre temas diversos como o autoritarismo na China e na União Soviética; a falsificação de relatórios de inteligência por parte do governo dos Estados Unidos para justificar a invasão ao Iraque em 2003; o impacto social e ambiental de grandes empreendimentos como a represa de Três Gargantas, na China; a opressão imposta por regimes fundamentalistas, como o talibã no Afeganistão e o tráfico internacional de órgãos, envolvendo países como o Brasil.

QUAL O SEU MEDO? Zumbis tem feito cada vez mais sucesso nos dias de hoje, porém ao colocar esses personagens animalescos normalmente o que fica evidente em várias dessas obras é o medo provocado pelos governos autoritários, ou a paranoia coletiva, em muitos casos os Zumbis amenizam a dor do ser humano com os seus ataques mortais, não é verdade?



CONTOS DE TERROR DO NAVIO NEGRO - CRIS PRIESTELEY: Autor de Contos de terror do tio Montague, o britânico Chris Priestley volta a assustar a garotada com histórias de arrepiar em Contos de terror do navio negro. Com sua prosa refinada e ilustrações ao mesmo tempo encantadoras e misteriosas, o autor reúne as histórias de um velho marinheiro que bate à porta de Ethan e Cathy em busca de abrigo, numa noite de tempestade. Piratas malignos e até um barco fantasma fazem parte do repertório de sustos que pegam os irmãos, e os leitores, de surpresa nesta coletânea deliciosamente aterrorizante.

QUAL O SEU MEDO? Durante a nossa infância, várias histórias nos assustavam, traziam pânico aos nossos sonhos, por mais inocente e simplória que fosse a obra, o medo sempre vinha de noite. E esse medo retorna para gente em forma desses contos bem escritos por Cris Priesteley. Vamos contar histórias as nossas crianças?



AMITYVILLE - JAN ANSON: Depois de passar algumas décadas fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue no subúrbio de Nova York finalmente abre as portas para os leitores da DarkSide Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos. Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975 e o começo de janeiro de 1976, Amityville é um dos livros mais aguardados pelos leitores da Caveirinha

QUAL O SEU MEDO? Desde que o mundo é mundo o ser humano tem medo do desconhecido, do inexplicável e sobre ele cria teorias. Em Amityville esses medos são potencializados em uma mansão mal assombrada, onde registrou mortes, sustos e temores difíceis de explicar, provavelmente até o mais cético ser humano sente um frio na espinha ao adentrar em uma residência como essa. Mas porque? o que leva uma casa a causar tantos temores em nós?



EVANGELHO DE SANGUE - CLIVE BARKER: Todo mal tem uma origem. Pinhead está de volta Por aproximadamente trinta anos o Sacerdote do Inferno – conhecido por todos nós pela sugestiva alcunha de Pinhead – tem sido um dos mais ilustres e famosos personagens do universo do terror de todos os tempos. O aclamado escritor Clive Barker, seu criador, apresenta agora o capítulo final desta saga, que teve início com Hellraiser – Renascido do Inferno. Publicado pela primeira vez no Brasil pela DarkSide Books em 2015, o clássico de Barker se tornou um verdadeiro sucesso e liderou a lista dos mais vendidos da Amazon Brasil. Além disso, a edição chamou a atenção do próprio Barker que considerou-a a mais bela já feita para a sua novela. E agora não será diferente. Você vai entender tudo sobre o universo dos Cenobitas. Evangelho de Sangue reconduz os leitores ao tempo marcado por dois de seus mais icônicos personagens – Harry D’Amour e Pinhead –, que conduzem a história em uma batalha entre o bem e o mal tão antiga quanto o tempo, onde o autor conecta a mitologia de Hellraiser ao Inferno bíblico. Segundo o escritor inglês Michael Marshall Smith, “o embate entre Harry D’Amour e Pinhead é meticulosamente construído, infinitamente criativo e tem muito bom humor”. Clive Barker retorna à sua poderosa voz narrativa em grande estilo. Evangelho de Sangue é o sombrio, sangrento e brutal épico do terror

QUAL O SEU MEDO? HEILRAISER evoca a batalha mais conhecida de todos os tempos, o bem contra o mal, através de uma mitologia unida com o inferno bíblico que nós conhecemos, e o autor não tem pudores a escrever suas obras, e o que é melhor (ou pior dependendo da perspectiva) o terror descrito nessa obra é belo, poderoso, mas ao mesmo tempo não deixa escapar a reflexão de qual lado devemos estar. Essa continuação é um grand finale aos Cenobittas, mas não dos nossos medos.

AMALDIÇOADO - JOE HILL: Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida.
Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro.
Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis.
Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora.
Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.


QUAL O SEU MEDO? Um livro para transbordar a maldade humana, mas que maldade? existem mocinhos e vilões? ser o cara mal é realmente tão mal assim? porque temos tanto medo de se tornar aquele que irá sofrer pela eternidade? os nossos pecados nos assolam? mas que pecados? essas e outras reflexões estão presente nessa obra. É aquele momento que o terror não serve apenas para amedrontar.

OS TRÊS - SARAH LOTZ: Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo.
Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação.
A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular:
Eles estão aqui.
O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele...
Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.

QUAL O SEU MEDO? Mais uma obra onde o desconhecido de traz medo, e te deixa longe de uma zona confortável de leitura, te deixa sonhando sofrimentos, mas sempre que eles vêem eles trazem um recado, mas que recado é esse que tanto irá assolar a sua alma? Só lendo para saber... (Hehehehe).



JOGOS MACABROS - R. L. STINE: A história se passa na velha cidade de Shadyside, nos EUA, conhecida por ser palco de acontecimentos misteriosos e aterrorizantes envolvendo os alunos da escola local. Todos na região conhecem a excêntrica e rica família Fear, e sabem também do passado terrível que os assombra. Apesar desses histórico nada promissor, Brendan Fear parece ser um garoto diferente de sua família. Gentil e simpático, o jovem vive rodeado de colegas e chama a atenção de Rachel Martin, uma garota simples, colega de classe dele. Quando o aniversário de Brendan está prestes a chegar, ele começa a planejar uma comemoração um tanto diferente na isolada ilha do Medo, onde existe um casarão de veraneio pertencente à família Fear. Rachel é uma das convidadas para passar o final de semana no local sombrio e, contrariando os avisos dos amigos, decide ir. No caminho, coisas estranhas já começam a acontecer e, ao chegarem à mansão, Brendan dá as coordenadas para o início de um jogo que se revelará o mais mortal de todos. Repleto de reviravoltas, Jogos macabros mantém o leitor apreensivo da primeira à última página. Como todo bom enredo de R. L. Stine, a história dá espaço a fantasmas, assassinato, traição e romance, e marca, enfim, um retorno triunfal do autor à Rua do medo.

QUAL O SEU MEDO?: Stine é mais um daqueles autores que te amedrontam na infância e adolescência, alguns o comparam com Stephen King dos jovens, porque sua história por mais clichê que seja, são imprevisíveis e o medo nesse caso está mais presente em nossa mente do que na construção do seu enredo. Isso com certeza é uma das grandes vitórias de Jogos Macabros, a sua imagina vai além do que a história vai caminhar.



DEIXA ELA ENTRAR - JOHN AJVIDE LINDQVIST : Trata-se de uma das mais perturbadoras ficções de terror dos últimos tempos. Grande parte de seu impacto se deve à originalidade com que Lindqvist aborda a seara do vampirismo. Vários elementos dessa literatura estão presentes – a começar pelo título, que faz referência à crendice de que vampiros só podem entrar em lugares para os quais são convidados –, porém ambientados no mais cru realismo.
No enredo, Oskar, um garoto de doze anos, vive com a mãe no subúrbio de Estocolmo, na década de 1980. Solitário e alvo de bullying na escola, passa o tempo lendo e colecionando notícias sobre serial killers e planejando se vingar de seus perseguidores. No entanto sua rotina é alterada quando uma garota de doze anos, Eli, se muda para o apartamento ao lado. Uma profunda identificação aproxima o menino a Eli, ao mesmo tempo em que a vizinhança passa a ser assolada por uma onda de mortes misteriosas.
Muito mais que sustos, o livro de Lindqvist desperta os horrores de quem tem de passar da infância para a maturidade em circunstâncias adversas e em um cenário opressivo. Com habilidade, o autor recorre a um registro naturalista, temperado de referências à cultura pop, para desenvolver uma história em que os medos são despertados tanto por elementos sobrenaturais quanto pela realidade concreta.

QUAL O SEU MEDO? Os vampiros estão presentes a milênios na nossa humanidade, apesar de que aqueles que nós conhecemos aparecem a partir do final do século XIX, eles sempre nos causam arrepios e medos. A sua sede incessante por sangue, os transformam em parasitas humanos. Mas serão eles a personificação do mal como muito o pintam? nessa história poderemos ver que os medos de vampiros são apenas a ponta do iceberg daquilo que realmente devemos ter pavor.

CUJO - STEPHEN KING: Nos arredores de uma pacífica cidade do Maine, um monstro está à espreita.
Frank Dodd está morto e a cidade de Castle Rock pode ficar em paz novamente. O serial-killer que aterrorizou o local por anos agora é apenas uma lenda urbana, usada para assustar criancinhas.
Exceto para Tad Trenton, para quem Dodd é tudo, menos uma lenda. O espírito do assassino o observa da porta entreaberta do closet, todas as noites.
Você pode me sentir mais perto… cada vez mais perto.
Nos limites da cidade, Cujo – um são bernardo de noventa quilos, que pertence à família Camber – se distrai perseguindo um coelho para dentro de um buraco, onde é mordido por um morcego raivoso.
A transformação de Cujo, como ele incorpora o pior pesado de Tad Trenton e de sua mãe e como destrói a vida de todos a sua volta é o que faz deste um dos livros mais assustadores e emocionantes de Stephen King.


QUAL O SEU MEDO?
Stephen King sabe escrever sobre medo como poucos, e aqui ele é personificado na figura de um São Bernardo assutador. São nossos monstros que sempre estão a espreita, esperando somente aquela hora para dar o bote. Verdade ou mentira?

A COLÔNIA - EZEQUIEL BOONE: Nas profundezas de uma floresta no Peru, uma massa negra devora um turista americano. Em Mineápolis, nos Estados Unidos, um agente do FBI descobre algo terrível ao investigar a queda de um avião. Na Índia, estranhos padrões sísmicos assustam pesquisadores em um laboratório. Na China, o governo deixa uma bomba nuclear cair “acidentalmente” no próprio território. Enquanto todo tipo de incidente bizarro assola o planeta, um pacote misterioso chega em um laboratório em Washington... E algo está tentando escapar dele. O mundo está à beira de um desastre apocalíptico. Uma espécie ancestral, há muito adormecida, finalmente despertou. E a humanidade pode estar com os dias contados.

QUAL O SEU MEDO? Desastres apocalípticos sempre trazem medo, histeria coletiva é um mundo onde todos os nossos pavores se reúnem porque ele pode está se findando para sempre, mas nós queremos continuar vivos. Mas será que queremos mesmo? A Colônia é um livro de terror, que potencializa nossos medos do fim, mas que mostra que a culpa do fim pode ser ... de quem mesmo?



O CORVO - EDGAR ALLAN POE:Para comemorar, a editora Empíreo está lançando ainda este ano a primeira versão trilingue do poema de Poe - em inglês, português (Machado de Assis e Fernando Pessoa) e francês (Charles Baudelaire). Desta vez a obra vem ilustrada pela artista Lupe Vasconcelos.

QUAL O SEU MEDO? O Corvo de Edgar Allan Poe é um clássico da literatura de terror, todo mundo que quer se aprofundar no gênero deveria passar por ele. Hoje ele está disponível online gratuito, tendo em vista que a obra já caiu em domínio público. Porém, vez ou outra edições como essas, extremamente especiais dão um toque ao poema que com certeza será inesquecível. O Corvo traz à tona o medo do homem à loucura, a sua transformação e desse medo, muita gente quer escapar, mas acaba se aprofundando cada vez mais.

NÃO QUERO SER LEMBRADO - LUCAS REZENDE: Em seu romance de estreia, Lucas Rezende conta a história de Bernardo, um homem de meia-idade em um casamento enfadonho, um emprego medíocre e uma vida de frustrações que lhe levaram até o momento em que a história se inicia: o dia em que assassina a esposa com as próprias mãos.

QUAL O SEU MEDO? O que seria pior do que um homem comum que coloca os seus medos para fora e se transforma num cara mau?



LUZ, O DEUS DO HORROR - ANDREI SIMÕES: Um jovem atormentado do pela morte do irmão, em uma jornada de vingança que irá além das fronteiras do absurdo e uma amiga simplesmente em busca de justiça. Neste contexto, vários lugares do mundo, seres de existência impossível, na forma de anjos, semeiam e colhem medo, para uma poderosa entidade que reside na mais profunda escuridão. Neste romance seriado, cada capítulo encerrará uma história, escrita ora nos moldes do terror minimalista e filosófico, ora no antimolde da subversão de gênero. Mas ao avançar das histórias, uma apenas é contada, que une, interliga todas as outras.

QUAL O SEU MEDO? Luz vai em busca dos vários medos humanos e através dele traz reflexões sobre a nossa existência, ou a falta dela. É aquela história, se conhecemos a luz é porque em algum momento também conhecemos a escuridão.



UNI-DUNI-TÊ - M. J. ARLIDGE:Um jovem casal acorda sem saber onde está. Amy e Sam foram dopados, capturados, presos e privados de água e comida. E não há como escapar. De repente, um celular toca com uma mensagem que diz que no chão há uma arma, carregada com uma única bala. Juntos, eles precisam decidir quem morre e quem sobrevive. Em poucos dias, outros pares de vítimas são sequestrados e confrontados com esta terrível escolha. À frente da investigação está a detetive Helen Grace, que, na tentativa de descobrir a identidade desse misterioso e cruel serial killer, é obrigada a encarar seus próprios demônios. Em uma trama violenta que traz à tona o pior da natureza humana, Grace percebe que a chave para resolver este enigma está nos sobreviventes. E ela precisa correr contra o tempo, antes que mais inocentes morram.

QUAL O SEU MEDO?: Existem medos que podem se tornar reais, e os psicopatas são um deles.



DOADORES DE SONO - KAREN RUSSEL:Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir. Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.

QUAL O SEU MEDO? O Homem sob pressão é capaz de fazer coisa inimagináveis, afinal seus medos são potencializados e transformados em uma arma que pode ser letal, ainda mais em uma epidemia, onde as pessoas simplesmente não conseguem dormir.

Então é isso pessoal, ressaltamos que a maioria dos livros apresentados aqui, além de outros estarão presentes no Thriller in The Book Versão 2.0. Então se você é de Belém do Pará. Não perca essa oportunidade. Participem, quem sabe você não leve algum desses títulos para casa?


Recomendado Para Você

1 comentários

Comente com o Facebook

Instagram