Sim, David Bowie e Darkside Books casaram

outubro 10, 2016 / Redação SOODA /

Editora lançou em 2016, duas obras literárias, no qual o ator foi protagonista em suas versões cinematográficas, trazendo o seu espectro gótico para o mundo dos livros


tag, David Bowie, O Homem que Caiu na Terra, O Labirinto, darkside

O inicio de 2016 começou com um grande cidadão da música partindo do Planeta Terra, o compositor de "Life on Mars", David Bowie morreu aos 69 anos, em decorrência de um câncer, a qual já estava em tratamento a um bom tempo. Porém, o artista deixou um importante legado para a música, mas acima de tudo para às discussões sobre moda e sexualidade nos dias atuais, superando barreiras para se tornar um ícone da cultura contemporânea.

Além de ser precursor de discussões de liberdade sexual, e do chamado "Rock Glam", o músico também foi parar na telas do cinema. De acordo com o IMDB, o ator atuou em pelo menos 10 produções cinematográficas, a maioria delas não fazendo sucesso no "grande público", mas hoje são conhecidas como ícones do cinema Cult.

Esse ano, como uma singela homenagem a tudo que David Bowie representa para a história da cultura pop, a editora brasileira Darkside Books lançou em formato livro duas obras bastante significativas da carreira do artista: "O Homem que Caiu na Terra" e "O Labirinto".

tag, David Bowie, O Homem que Caiu na Terra, O Labirinto, darkside

O HOMEM QUE CAIU NA TERRA E DESCOBRIU QUE A TERRA É REDONDA

Boa parte das músicas de Bowie falam da humanidade, de um jeito que só um extraterrestre saberia, e talvez ele fosse um estranho entre a gente e assim casou dele ser protagonista dessa história. O livro foi lançado originalmente em 1963 e já tem sido considerado um clássico da ficção científica. Ele vai contar a história de um extraterrestre advindo de um planeta avançado que chega ao planeta terra e logo se torna um cidadão com bastante sucesso. A questão é que ele percebe que o nosso planeta está caminhando para o seu fim, e isso o leva para intensas reflexões sobre a vida no seu atual e antigo planeta.

Lançada pela primeira vez no Brasil, a obra em formato de capa dura, com uma capa que transmite bem a ideia da obra, O Homem que caiu na Terra traz também possui uma diagramação que combina com a ambientação da história e nos permite completar uma experiência diferente, bem ao estilo Darkside Books.

tag, David Bowie, O Homem que Caiu na Terra, O Labirinto, darkside


VAMOS SE PERDER NO LABIRINTO DE BOWIE?

Outra obra que está guardada no coração, principalmente daqueles que viveram a sua infância na década de 1990 é "O Labirinto - A Magia do Tempo" lançada nos cinemas em 1986. Esse foi um dos filmes de Bowie que mais fez sucesso e retrata a fantasia voltada para as crianças bem ao estilo gótico de "Tim Burton" e com um toque especial que só Bowie poderia dar.

A história retrata a vida de Jennifer, uma adolescente que sente imensos ciúmes do seu irmão recém-nacido, no qual elas ainda é obrigada a cuida-lo às vezes. Em um desses dias ele tem uma crise, e Jeniffer pede para que ele suma a um mago poderoso. E seu desejo acontece. Porém, logo Jennifer se arrepende a vai atrás do irmão, porém para recupera-lo ela precisará passar por um labirinto cheio de armadilhas e pessoas do mal. Bowie no papel de mago é espetacular, parece que foi um papel construído para ele, excêntrico de um jeito que somente ele sabia como fazer.

Diferente do "Homem que caiu na terra", "O Labirinto" lançado em formato de livro é uma novelização do filme, ou seja primeiro veio a obra cinematográfica que foi adaptada para livro por A. C. H. Smith. Lançado pela primeira vez no Brasil esse ano, a edição é totalmente especial, com detalhes que abrilhantam o projeto, com a capa minimalista, e no seu interior que relembram vários personagens da histórias, é contagiante passear pelas páginas do livro se sentindo como se estivesse no labirinto (Confira resenha completa aqui)

tag, David Bowie, O Homem que Caiu na Terra, O Labirinto, darkside

Uma dica para quem quiser saber um pouco mais da história desse astro da música. A melhor biografia que encontrei dele, foi publicado no Brasil pela finada Cosac Naify. A obra foi resultado da exposição sobre Bowie feita pelo "Victoria e Albert Museum" localizado na Inglaterra, e circula o mundo hoje em dia, tendo passado pelo Brasil em 2014. (confira detalhes dela aqui)

Então é isso galera e não deixe de conferir nossos posts especiais #darkcrush, é um momento para a gente conhecer um pouco mais da caveirinha e seus projetos editoriais que tanto nos encantam.
tag, David Bowie, O Homem que Caiu na Terra, O Labirinto, darkside

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram