Especial: Dêem livros para crianças de Natal

dezembro 09, 2016 / Redação SOODA /

O incentivo à leitura pode começar desde cedo. Pensando nisso, hoje trazemos indicação de 6 livros que poderão fazer suas crianças amarem o mundo das palavras



Depois do sucesso da nossa postagem de indicações literárias de blogueiros para esse natal, hoje resolvemos trazer a vocês, algumas opções também voltadas aos pequenos leitores. Afinal, o incentivo à leitura é tão importante como um país como o nosso, sem contar a possibilidade de dar a eles uma "experiência" diferente.

TURMA DA MÔNICA VAI AO CIRIO DE NAZARÉ (Ferdinando Mancilio): Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento adoram visitar novos lugares, e desta vez embarcam numa viagem inesquecível para Belém do Pará. O guia turístico Vitinho vai contar para eles a linda e emocionante historia do Círio de Nazaré e da devoção à Virgem, cuja imagem foi trazida ao Brasil pelos portugueses. Um passeio cultural que a Turminha vai adorar.

PARECER SOODA BLOG: O livro é bem curtinho e recheado de ilustrações, de personagens que muitas crianças brasileiras conhecem. A história retrata a cultura, costumes e movimentação ao redor da maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo, dando foco, nas questões relativa ao povo. É maravilhoso, ver Belém do Pará ser tão bem representada nessa história. Existem alguns furos, mas eles são bem pontuais.



MOLAMBOLENGOS (Evangeline Lilly):Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer. Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos.

PARECER SOODA BLOG: Molambolengos é uma história direta sem muitos rodeios em relação ao seus questionamentos, ele é semelhante aqueles conselhos de vó: "Menino, desce daí senão tu vai morrer". A história é sobre Selma uma garota mimada que no meio de sua caminhada acha um circo, após a apresentação, ela acaba se chateando por não ter gostado de nada, até que simplesmente acontece algo inesperado com ela.



PENADINHO - VIDA (Paulo Crubin e Cristina Eko):A Alminha vai reencarnar. E Penadinho nunca teve coragem de dizer que ela é o amor da sua... morte! Pra piorar, a fantasminha sumiu e precisa ser encontrada até o amanhecer, quando a Dona Cegonha a levará. Em Vida, Paulo Crumbim e Cristina Eiko reinterpretam os personagens de Mauricio de Sousa de uma forma leve, apaixonante e divertida.

PARECER SOODA BLOG:O projeto MSP Graphic, apesar de ser um pouco mais caro que os quadrinhos comuns, é tão lindo, que a maioria das vezes, vale o investimento. Vida, conta a história da Alminha "crush" secreto do Penadinho, que está prestes a reencarnar, então ele finalmente decide fala o quanto ele a ama, em um dia que acabou sendo totalmente desastroso e culmina no desaparecimento de Alminha. Então Penadinho junta a sua galera para encontra-lá. A história, te faz rir e te leva as lagrimas em pouco tempo, é uma mistura de sensações e sentimentos que muitas crianças irão adorar.



BIDU - JUNTOS (Eduardo Damasceno):De repente, Bidu deixou as ruas e passou a ter um dono. Mas essa nova emocionante realidade vai trazer muitas dúvidas e problemas, tanto para ele quanto para o pequeno Franjinha. E é isso que os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho contam em Juntos, mais uma divertida e emocionante Graphic do cãozinho azul criado por Mauricio de Sousa.

PARECER SOODA BLOG: Assim como Caminhos, primeira MSP GRaphic do Bidu, essa segunda é maravilhosa. Dessa vez Eduardo decidiu por colocar diálogos ao Franjinha e outros personagens. É tão lindo a cumplicidade que vai se criando entre o Bidu e seu dono, apesar dele ser um peraltinha e destruir toda a casa, eles vão aprendendo juntos a serem melhores, assim como é em nossas vidas. Com certeza as crianças irão adorar a história.



JUMANJI (Cris Van Asburg): Jumanji é um clássico que marcou gerações, seja em livro ou na adaptação para o cinema, de 1995. Para se distrair enquanto os pais estão na ópera, os irmãos Peter e Judy decidem brincar no parque, onde se deparam com um jogo misterioso que contém o aviso: “Leia as instruções com muita atenção”. Ao rolar os dados tem início uma fantástica aventura, com macacos, leão e até uma pessoa saindo de dentro do tabuleiro. Os irmãos Peter e Judy precisam chegar à cidade dourada de Jumanji para terminar a partida e conseguir reverter os estragos antes que seus pais voltem para casa.

PARECER SOODA BLOG: A história é bem direta e divertida, mostra um jogo para crianças que não param quietas, a priori elas acham que podem ser chato, mas decidem começar. No decorrer do jogo, acontecimentos bizarros começam a acontecer, tornando aquela brincadeira que seria "chata" em algo um pouco mais perigoso do que as crianças gostariam. As ilustrações são bem construídas, apesar de um pouco mais clássicas e casam brilhantemente com a história. Vale como presente e ensinamento aos pimpolhos.



PÉTALAS (Gustavo Borges e Cris Peter): Pétalas conta a história de uma família de raposas cuja vida é transformada pela chegada de um estranho visitante durante um rigoroso inverno. Coedição entre Jupati Books (Marsupial Editora) e Tambor Quadrinhos.

PARECER SOODA BLOG: É impressionante como uma história sem nenhuma linguagem verbal pode nos emocionar. Aqui um pássaro está sofrendo com um inverno rigoroso, e a raposa (filho) decide leva-lo para casa. Ao chegar lá, a raposa (pai) fica meio resistente, mas aceitam. Ao longo da história o pássaro vai fazendo coisas maravilhosas que vai cativando cada vez mais a família, até que algo acontece. Uma história simples, emocionante, onde em uma noite você conta a uma criança, mas provavelmente essa história pode perdurar por toda a sua vida.



Então pessoal, gostaram? Esperamos que mais crianças possam ganhar boas histórias como essas nesse Natal. Até a próxima...

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram