Livros no Globo de Ouro 2017

dezembro 14, 2016 / Redação SOODA /

Um dos maiores prêmios do cinema mundial possuem várias obras baseadas em livros, conheça algumas delas



2017 está batendo na porta e dizendo, "Quero entrar", apesar da resistência de 2016 em deixar esse planeta, ele terá que ir embora. Confesso que não sentirei falta (acho que poucas pessoas sentirão). Então, desde que dezembro chegou, tudo que faz alusão a 2017 já é motivo de felicidades, inclusive a tradicional lista dos nominados ao Globo de Ouro de 2017 que saiu no último dia 12/12.

Assim que saiu os candidatos aos prêmios cinematográficos, começamos as nossas sondagens para averiguar, quais delas foram frutos de adaptações literárias, ou ainda são resultado de inspirações, e até mesmo roteiros publicados de forma integral. O Resultado foi difícil, mas conseguimos identificar 12 livros no cenário internacional que estão relacionados aos indicados ao Globo de Ouro, com apenas duas delas já publicadas e uma que está prevista para 2017.

A partir de agora vocês poderão conferir o nosso levantamento, e fiquem atentos a elas, porque várias estão no páreo para vencer, com algumas possíveis indicações ao Oscar 2017 também, sendo possível que estejam em nosso evento referente a temática que já estamos planejando para o ano que vem. Então, vamos lá? E no final, já separamos uma playlist com os concorrentes

FILME: A CHEGADA
LIVRO: HISTÓRIA DA SUA VIDA E OUTROS CONTOS
AUTOR: Ted Chiang
EDITORA: Intrinseca
INDICAÇÕES: Melhor Trilha Sonora; Melhor Atriz de Drama
SINOPSE: Publicadas originalmente em volumes diversos, as narrativas de Ted Chiang estão pela primeira vez reunidas em uma coletânea. Entre as histórias dotadas de rigor científico, humanidade e lirismo estão “A torre da Babilônia”, na qual um minerador sobe a famosa torre com a missão de escavar a abóbada celeste; “Divisão por zero”, uma reflexão precisa e devastadora sobre o fim da esperança e do amor, e “História da sua vida”, na qual uma linguista aprende um idioma alienígena que modifica sua visão de mundo.
Com uma prosa límpida e ideias às vezes desconcertantes, Chiang comprova seu inegável talento para a boa ficção científica: a capacidade de contar uma história humana, extremamente bem escrita, na qual a ciência funciona como expressão dos questionamentos mais profundos enfrentados pelos personagens. Um livro repleto de ideias originais e passagens inesquecíveis.
Ted Chiang é um dos mais renomados e premiados escritores de ficção científica da atualidade.
O conto que dá título ao livro, “História da sua vida”, foi adaptado para o cinema sob o título A Chegada, numa produção de Denis Villeneuve, estrelada por Amy Adams e Jeremy Renner, e indicada aos prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Direção no Festival de Veneza.

FILME: ANIMAIS NOTURNOS
LIVRO: TONY & SUSAN
AUTOR: Austin Wright
EDITORA: Intrinseca
INDICAÇÕES: Melhor Roteiro; Melhor Diretor e Melhor Autor Coadjuvante
SINOPSE: Há vinte e cinco anos, Susan Morrow deixou Edward Sheffield, seu primeiro marido. Certo dia, em sua nova casa, no subúrbio, onde mora com o segundo marido e os três filhos, ela recebe, pelo correio, um embrulho que contém o manuscrito do primeiro romance de Edward. Ele lhe pede que leia seu livro: Susan sempre foi sua melhor crítica, justifica.
Ao iniciar a leitura, Susan é arrastada para dentro da vida do personagem Tony Hastings, um professor de matemática que leva a família de carro para a casa de veraneio no Maine. Quando a vida comum e civilizada dos Hastings é desviada de seu curso de forma violenta e desastrosa, Susan se vê às voltas com seu passado, obrigada a encarar a própria escuridão e a dar um nome para o medo que corrói seu futuro e que vai mudar sua vida.

FILME: ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
LIVRO: ESTRELAS ALÉM DO TEMPO
AUTOR: Margot Lee Shertterly
EDITORA: Harper Collins Brasil
INDICAÇÕES: Melhor Atriz Coadjuvante
SINOPSE: Durante a Segunda Guerra Mundial, a incipiente indústria aeronáutica americana contratou matemáticas negras para suprir sua falta de mão de obra. Esses “computadores humanos” continuaram trabalhando para seu governo e passaram a fazer parte da NASA em uma época em que vingava a segregação racial. Elas garantiram que os Estados Unidos ganhassem a corrida especial contra a União Soviética e lutaram para realizar o sonho americano. Esta é a sua história, que chega também aos cinemas na adaptação cinematográfica estrelada por Taraji P. Henson, Janelle Monáe, Octavia Spencer, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons.

FILME: LION: UMA JORNADA PARA A CASA
LIVRO: LONG WAY HOME
AUTOR: Saroo Brieley
EDITORA: Sem previsão de publicação no Brasil
INDICAÇÕES: Melhor filme Drama, Melhor ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante , Melhor Trilha Sonora
SINOPSE DO FILME: Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

FILME: LION: ATÉ O ÚLTIMO HOMEM
LIVRO: REDEMPTION AT HACKSAW RIDGE: THE GRIPPING TRUE STORY THAT INSPIRED THE MOVIE
AUTOR: Booton Herdnon e Doug Batchelor
EDITORA: Sem previsão de publicação no Brasil
INDICAÇÕES: Melhor filme Drama, Melhor ator drama e Melhor Diretor
SINOPSE DO FILME: Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Abdrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

FILME: FLORENCE: QUEM É ESSA MULHER?
LIVRO: FLORENCE FOSTER JENKINS
AUTOR: Nicholas Martin
EDITORA: Sem previsão de publicação no Brasil
INDICAÇÕES: Melhor Filme Comédia ou Musical, Melhor ator comédia e musical, Melhor atriz comédia e musical, Melhor Ator coadjuvante musical ou comédia
SINOPSE DO FILME: Florence Foster Jenkins (Meryl Streep) é uma rica herdeira que persegue obsessivamente uma carreira de cantora de ópera. Aos seus ouvidos, sua voz é linda, mas para todos os outros é absurdamente horrível. O ator St. Clair Bayfield (Hugh Grant), seu companheiro, tenta protegê-la de todas as formas da dura verdade, mas um concerto público coloca toda a farsa em risco.

FILME: LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES
LIVRO: LA LA LAND
AUTOR: Damien Chazerlle
EDITORA: Sem previsão de publicação no Brasil
INDICAÇÕES: Melhor Filme Comédia ou Musical, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora, Melhor Música Original, Melhor Ator Comédia e Musical, Melhor Atriz Comédia e Musical, Melhor Roteiro
SINOPSE DO FILME: Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.

FILME: ELLE
LIVRO: OH...
AUTOR: Phillipe Djain
EDITORA: Sem previsão de publicação no Brasil
INDICAÇÕES: Melhor Filme estrangeiro e Melhor atriz de drama
SINOPSE DO FILME: Michèle (Isabelle Huppert) é a executiva-chefe de uma empresa de videogames, a qual administra do mesmo jeito que administra sua vida amorosa e sentimental: com mão de ferro, organizando tudo de maneira precisa e ordenada. Sua rotina é quebrada quando ela é atacada por um desconhecido, dentro de sua própria casa. No entanto, ela decide não deixar que isso a abale. O problema é que o agressor misterioso ainda não desistiu dela.

FILME: FENCES
LIVRO: FENCES
AUTOR: August Wilson
EDITORA: Sem previsão de publicação no Brasil
INDICAÇÕES: Melhor ator de Drama, melhor atriz coadjuvante
SINOPSE DO FILME: Baseado na aclamada e premiada peça teatral homônima. Um homem, que sonhava em se tornar um grande jogador de beisebol durante sua infância, acaba frustrado na vida como um catador de lixo.

FILME: CÃES DE GUERRA
LIVRO: ARMS AND THE DUDES: HOW THREE STONERS FROM MIAMI BEACH BECAME THE MOST UNLIKELY GUNRUNNERS IN HISTORY
AUTOR: Guy Lawson
EDITORA: Sem previsão de publicação no Brasil
INDICAÇÕES: Melhor Ator de Comédia ou Musical
SINOPSE DO FILME: Dois amigos (Miles Teller e Jonah Hill) levam uma vida tranquila em Miami Beach. Em busca de dinheiro para comprar maconha, descobrem que existe um mercado ilícito em expansão com a venda de armas para o exterior e decidem aproveitar. Com um contrato de 300 milhões de dólares fechados, eles decidem ir para o Afeganistão acompanhar a explosiva transação e ganhar experiência.

FILME: MA VIE DE COURGETTE
LIVRO:LA MIA VITA DA ZUCCHINA
AUTOR: Gilles Paris
EDITORA: Sem previsão de publicação no Brasil
INDICAÇÕES: Melhor Animação
SINOPSE DO FILME: Courgette, um rapaz de 10 anos de idade, é deixado em um orfanato depois que sua mãe morre. Neste novo universo, ele deverá se relacionar com outras crianças que sofrem com o mesmo trauma que se acometeu à ele.




Então é isso galera, tem algum livro que vocês identificaram que está faltando? alguma adaptação que já foi confirmada no Brasil, conte pra gente, que não exitaremos em atualizar a lista.

OBSERVAÇÃO: Não colocamos na lista algumas novelizações, por isso Moana não está inclusa na lista, ou ainda obras que identificamos um ISBN, mas não temos certeza que se trata da mesma obra.

METODOLOGIA: Para pontuar os dados acima, identificamos no site oficial do Golden Awards, e procuremos no IMDB e outros canais que identificaram escritores do roteiro e livro e assim, procuramos no goodreads, e por fim no site da Biblioteca Nacional. Decidiu-se pela sinopse do filme para os casos de lançamentos não previstos no Brasil, até que haja uma confirmação das editoras, sendo assim, até o Globo de Ouro 2017, pretendemos realizar atualizações desse post.

ATUALIZADO EM 14/12 ÀS 16HS (HORÁRIO DE BELÉM)

Recomendado Para Você

2 comentários

Comente com o Facebook

Instagram