Os livros mais vendidos no Brasil em 2016

dezembro 27, 2016 / Redação SOODA /

Com o ano em retração, o setor de livros no Brasil amargou uma forte retração, mesmo assim, algumas obras se destacaram, confira



O ano de 2016 com certeza vai ficar marcado para o setor de vendas de livros no Brasil. De acordo com o Painel de Vendas do Sindicato Nacional de Editores de Livros e a Nilsen, a retração em relação ao ano anterior chega em 13,21%, no acumulado de Janeiro a Novembro de 2016 (clique aqui para mais detalhes), apesar de que o acumulado em número de vendas, foi bem menor, 4,78% de retração, até o mês de novembro. Isso quer dizer que as pessoas estão comprando menos livros, ao mesmo tempo que eles estão mais caros.

Mesmo assim, algumas obras se destacaram em vendas e ficaram no top 20 da Publish News, e top 10 da Amazon. Aliás os números da Amazon ainda são relativamente obscuros,segundo a gigante do varejo de livro, eles consideram estratégia de mercado, decidindo assim não divulgar a quantidade e volume em vendas de livros, Dessa forma, temos acesso somente dados alguns dados em sua própria página.

JOJO MOYES REINA NO BRASIL

Muito se discutiu na quantidade de livros de Youtubers que foram lançados no Brasil no último ano, porém apesar desse fenômeno ter vindo forte, inclusive na Bienal de SP, mas ele nem se aproximou de um fenômeno muito maior: JOJO MOYES.

A autora que teve um de seus livros adaptados esse ano para o cinema, conseguiu ter livros no 1° e 3° lugar da lista dos mais vendidos da Publish News. Foram 560 mil exemplares dos livros Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você. Nem os cinco livros de youtubers juntos, conseguiram se aproximar desse fenômeno, mostrando que a internet talvez ainda não consiga ter feitos tão grandiosos como se imaginava para efeitos de vendas de livros.

Outro destaque da lista, com certeza é um dos fenômenos editorais da atualidade, Harry Potter. a bagagem desse nome é tão forte, que mesmo lançando um prévia do roteiro da peça de teatro, o livro vendeu milhões de cópias em todo o mundo, e aqui no Brasil está em 5º lugar na lista da Publish News, mesmo com apenas dois meses de lançamento.

Confira a lista completa abaixo*:

1 - Como eu Era Antes de Você - Jojo Moyes
2 - Ruah - Padre Marcelo Rossi
3 - Depois de Você - Jojo Moyes
4 - O Diário da Larissa Manoela - Larissa Manoela
5 - Harry Potter e a criança amaldiçoada - Jk Rowlling
6 - AuthenticGames - Marco Túlio
7 - Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - Ransom Riggs
8 - Ansiedade - Como enfrentar o mal do século - Augusto Cury
9 - A coroa - Kiera Cass
10 - Muito mais que 5inco minutos - Kéfera Buchmann
11 - Dois mundos, um herói - Rezende Evil
12 - Segredos da Bel para meninas - Bel/Fran
13 - Philia - Padre Marcelo
14 - Grey - E. L. James
15 - O poder da ação - Paulo Vieira
16 - O diário de Anne Frank - Mirjam Pressler / Otto H. Frank
17 - Herobrine - A lenda - Pac e Mike
18 - Lava Jato - Vladimir Netto
19 - A garota no trem - Paula Hawkins
20 - A mágica da arrumação - Marie Kondo

Lista atualizada em 27/12/2016

INTERNET: UM OUTRO BRASIL?

Depois de ver a lista da Publish News, baseada em livrarias físicas e compara-la com a lista de mais vendidos da Amazon, talvez você leve um susto, porque com a exceção do Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares, que está em 7° e Como Eu Era Antes de Você que está 1° , a lista da Amazon está completamente diferente, composta em sua maioria por obras de ficção fantástica, quadrinhos e talvez, um dos maiores impactos seja: Sem nenhum livro de Youtuber.

Dessa forma percebe que existem outros fatores que influenciam diretamente nas venda na Amazon, entre elas, os chamados : influenciadores, que são os blogueiros e booktuber que ajudam a referida loja virtual agregar mais mercado, por isso vemos na lista dos mais vendidos, livros como "The Kiss of Deception".

Claro, vale ressaltar que as promoções da Amazon, que as vezes geram prejuízos diretos em vendas, mas acaba por conquistar em fidelidade também contribui para alguns dos livros na lista dos mais vendidos, assim como a estrategia de venda acerca dos livros da Cosac Naify.

Um detalhe para as duas listas é que o cinema ainda é o maior influenciador na venda de livros. Pode-se ver isso nos cinco livros na lista da Publish News e cinco livros na lista da Amazon, que tiveram as suas vendas impulsionadas, simplesmente por terem adaptações para o cinema.

Confira a Lista dos 10 Livros mais vendidos na Amazon:

1º - O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
2º - Contos Completos Tolstói
3º - O Pequeno Príncipe
4º - Batman - A Piada Mortal - Vol. 1
5º - Guerra e Paz - Caixa
6º - Cidade dos Etéreos
7º - Sherlock Holmes - Caixa
8º - Guerra Civil
9º - Como Eu Era Antes de Você
10º - The Kiss of Deception - Vol. 1


Outras listas de livros mais vendidos no portal da Amazon, você pode conferir aqui

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram