Resenha: Nicolau São Norte e a Batalha contra o Rei dos Pesadelos - William Joyce & Laura Geringer

dezembro 20, 2016 / Redação SOODA /

Willian Joyce evoca os Guardiões da Infância nessa história que promete rever seus conceitos de personagens fofos que sempre permearam a sua infância, como Papai Noel



Nicolau São Norte e a Batalha contra o Rei dos Pesadelos (Nicholas St. North and the Battle of the Nightmare King)
O Guardiões - #1
Autor: William Joyce & Laura Geringer
Editora: Rocco Jovens Leitores (Editora Rocco)
Ano: 2012
Skoob: 4,2 Estrelas / Goodreads: 4,05 Estrelas
Compre Aqui
4 Estrelas
Em Nicolau São Norte, primeiro livro da série Os Guardiões, William Joyce conta a verdadeira história de ninguém menos que Papai Noel, que, muito antes de ser São Nicolau (ou Santa Claus), era conhecido como Norte, um destemido espadachim e notório fora da lei. Na história, que traz charmosas ilustrações em preto e branco, somente quando vilões verdadeiros entram em cena Norte encontra outro uso para suas famosas habilidades de lutador, transformando-se no herói adorado por crianças do mundo inteiro.

Autor: William Joyce É um escritor, ilustrador e cineasta, responsável pela série de livros conhecidas como "Guardiões da Infância", que chegou ao cinema com o longa "A Origem dos Guardiões" que reconta a história de personagens emblemáticos como Papai Noel, Coelho da Páscoa, A Fada do Dente, entre outros.


Qual a origem de Papai Noel que você conhece? Provavelmente a história que já contaram a você diz respeito a São Nicolau e sua propensão a presentear crianças. Mas e se a gente tornasse essa história um pouco mais mágica do que imagina-se? Assim surge a história de Nicolau São Norte, hoje conhecido apenas como Papai Noel.

Para chegar a origem do primeiro Guardião na história de Joyce, devemos voltar algumas centenas de anos na verdade, quando Breu ainda era um ser bom, que ajudou aos Csars Lunares a destruir os Medonhos e Pesadelos e aprisiona-los tão longe, porém devido a maldade desses seres, Breu acabou se convertendo ao mundo do mal, se tornando inclusive o Rei deles. Assim, eles voltaram atacar locais que crianças possuíam sonhos, isso inclui o planeta Terra.

Por aqui, na área onde hoje se encontra a Rússia, existia um recinto de crianças com bons sonhos, e também um mago, último sobrevivente de Atlântida, porém ele sabia que sozinho não daria conta, foi quando ele pediu ajuda ao Homem da Lua, que enviou um de seus raios, ao Norte, um ladrão, que alguns chamavam de Rei dos Fora da Lei. Assim, nascera o primeiro Guardião da Infância, Nicolau São Norte, que hoje conhecemos como Papai Noel.

Porém, ele era somente um aprendiz do Mago, e muito precisara melhorar, e claro durante seu aprendizado fez coisas que poderiam trazer grande perigo as crianças. Poderia, ele e o Mago Ombric resolver o problema, que poderia está relacionado ao Rei dos Pesadelos? E assim a história se desenvolve.



Joyce, nessa primeira história nos apresenta uma nova geração de heróis, estes baseados em personagens que sempre estiveram em nossa infância. Ele começa por aquele que vem todos os anos trazer presentes, e mostra que ele pode ser diferente de tudo aquilo que a gente já viu, e ao mesmo tempo tem a mesma ternura com as crianças, como todos os outros Papais Noeis que já existiram.

Além disso, nessa primeira ele aprofunda um pouco do universo criativo dele, afinal é importante a gente entender o contexto da criação do Papai Noel. Isso é muito bacana, porque conhecemos um Breu que um dia já foi um bom ser, porém corrompido. algo semelhante ao anjo caído que virou o Diabo, nas histórias bíblicas. Ao mesmo tempo ele constrói um Fora da Lei, que serve acaba servindo a bondade depois do "despertar" (que nesse caso foi um sonho), mostrando as crianças o quanto pessoas podem se transformar.

O primeiro passo já foi dado para que a gente conheça "Os Guardiões da Infância". Agora é seguir no mundo criado por Joyce rumo aos outros personagens, e através de uma escrita recheada de fantasia que nos torna alguém louco para entrar nessas história e fazer parte desse local fantástico.



Esse livro é direcionado:

  • Crianças e adultos que querem fazer parte de um mundo diferente;
  • Pessoas que adoram uma aventura diferente;
  • História de um personagem natalino diferente de tudo que a gente já viu


Conheça um pouco mais sobre os Guradiões da Infância (clicando aqui)

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram