Retrospectiva Literária 2016 - Parte 03

dezembro 29, 2016 / Redação SOODA /

O blogueiro Francisco Neto faz um balanço do seu ano literário, e de suas melhores leituras



2016 foi um ano difícil para o universo nerd e literário, seja a retração econômica que afligiu o setor, seja pela perda de personalidades. Porém foi um ano bom em relação a muitas coisas, como a volta do Universo Harry Potter, ou até mesmo de empoderamento e discussão da presença das minorias perante o território Nerd e literário, que ainda é preconceituoso em relação a muitos pontos.

Para a gente do Blog Sobre os Olhos da Alma, na verdade, apenas SOODA BLOG, foi um ano de muito aprendizado, parcerias, conhecimentos, e crescimento. Em fevereiro foi realizado um evento que buscou falar sobre os livros que viraram adaptações cinematográficas e estavam concorrendo ao Oscar, em Março aconteceu um evento Darklove, e também o blog passou a fazer parte do time de parceiros da Editora Darkside Books. Abril e Maio, foram recheados de eventos literários em Belém organizados pela nossa equipe. Junho, viramos parceiros da Globo Livros. E não acabou por aí... Segundo semestre também houveram muitos eventos, entre eles a segunda versão do Thriller in The Book, que teve a parceria do Blog Garota Pai D´égua e foi noticia até no Publish News. Conseguimos assim fazer que mais de 1000 pessoas participassem de nossas atividades presenciais, e dessas mais de 150 puderam levar livros para casa em nossos sorteios, sem contar os brindes e outras coisas mais.

Eu fico muito feliz de chegar ao final desse ano, e perceber que nossos objetivos tem sido cumpridos, tanto em meios virtuais como fisícos, e só podemos agradecer a todos nossos parceiros, sejam blogs, livrarias, editoras, seja vocês, nosso público que nos acompanha sempre. Esperamos contribuir mais com as experiências literárias de vocês 2017.

E claro para mim, 2016 foi um ano de boas leituras, outras nem tão boas assim (hehehehe). De acordo com meu álbum de fotos de leituras esse ano, foram 85, mais uma que está em andamento. Ainda sobre esse ano, minha média de notas, de acordo com o Goodreads foi de 4,2 (Tá vendo, nem sou tão exigente!!! hehehe). O resultado disso, foram mais de 21 mil páginas lidas. Entre os meus amigos no Skoob, eu fico em 14° Lugar (no quadro geral, devo ficar lá embaixo, hehehe). Enfim, fico feliz de ter sido um ano bom para mim nesse aspecto.

E como, vocês podem ver, em meio a tantas coisas boas, eu só posso escolher duas entre as melhores, e uma entre as decepções. Assim como fez Rosane Santos (veja a lista dela aqui), e Everton Assis (Clique e veja a lista dele aqui). Vale ressaltar que essas escolhas são estritamente pessoais, com base em parâmetros individuais de cada um, não foi observado qualidade literária, nem nada do tipo, mas empatia e amor pela obra.

DOIS LIVROS QUE AMEI:

ESTRELA DA MANHA (LIVRO 3 - TRILOGIA FÚRIA VERMELHA) - PIERCE BROWN: Esse livro foi com certeza uma das minhas melhores leituras feitas até hoje, ele foi o encerramento da dessa série, com um final mais adequado a construção da história, com pouquíssimos furos. O autor além de ter construído uma ótima história, com um plot bem bacana, ainda fez criticas condizentes com as nossas realidades e que sempre martelam em minha cabeça, sem contar os personagens que ficaram num tom especialmente ao nível daquilo que eu me gosto. O protagonista é um cara com quem gostaria de viver, ele é realmente um líder e não estava ali por acaso, os alívios cômicos na história apareceram na hora certa, e os vilões também são bem construídos e mais humanos do que a gente possa crer, enfim, eu senti dor quando acabei de ler esse livro, mas já me animei com o anuncio de uma nova série nesse universo. (Confira resenha aqui)

THE HEART OF BETRAYAL (LIVRO 2 - CRÔNICAS DE AMOR E ÓDIO) - MARY E. PEARSON: Outra história que me cativou bastante foi as Crônicas de Amor e Ódio, a autora está construindo uma ótima fantasia e esse segundo livro dá um salto galopante em relação ao primeiro, porque as coisas são feitas sob medida, a expansão do universo, a analogia dos reinos ao nosso passado medieval, a magia, o romance (porque não?). Enquanto Pierce Brown nos leva para uma distopia extremamente futurística, essa aqui nos leva a uma distopia que remete ao nosso passado. (Confira resenha aqui)




UM LIVRO QUE ME DECEPCIONOU:

CAÇADORES DE TROLLS - GUILHERME DEL TORO: Talvez a coisa que mais pesou sobre esse livro foi a expectativa, pois ainda não tinha visto uma obra onde os Trolls fossem os protagonistas e seres extremamente inteligentes, e foi o proposto por aqui, e isso o autor como sempre é um ícone na criação de monstros, descrições extremamente visuais, porém... Ele caminhou muito pelo clichê, tornando a história enfadonha e de certa forma, até longa. O mais interessante é que esse livro foi adaptado para virar uma série no Netflix (lançado em 23/12), porém a história muda completamente, fica mais divertida, foge dos esteriótipos suplantados no livro. Em 23 minutos de série, ela ficou bem melhor que o livro, o que me leva a crer que Guilherme del Toro é ótimo para cinema e tv... Livro? Talvez não !!! (Confira resenha aqui)

Então é isso pessoal, fiquem de olho, que estamos aos poucos liberando os lançamentos literários de 2017... Vai ter muita coisa boa que já coloquei na minha Whistlist.

Abraços!!!

Recomendado Para Você

2 comentários

Comente com o Facebook

Instagram