Resenha: Onde Nascem os Gênios - Eric Weiner

janeiro 17, 2017 / Rosane Santos /

Eric Weiner faz uma viagem repleta de reflexões e curiosidades sobre as grandes mentes humanas.


Resenha: Onde Nascem os Gênios - Eric Weiner, Onde Nascem os Gênios, livro novo Eric Weiner

Resenha: Onde Nascem os Gênios - Eric Weiner, Onde Nascem os Gênios, livro novo Eric Weiner
Onde Nascem os Gênios (The Geography of Genius)
Eles vieram ao mundo para mudar tudo
Autor: Eric Weiner
Editora: DarkSide Books
Ano: 2016
Skoob 4.7 Estrelas / Goodreads: 3.75 Estrelas
Compre Aqui
05 estrelas

Você quer descobrir de perto a origem da genialidade? Embarque nessa viagem pela mente humana que nos levará de Atenas, na Grécia antiga, ao Vale do Silício dos dias de hoje — passando pela Viena da virada do século XIX para o XX, a Florença renascentista, e a dinastia Song Hangzhou, que governou a China de 960 a 1279. Em Onde Nascem os Gênios, Eric Weiner tenta compreender a conexão entre o ambiente e o surgimento dos grandes gênios que transformaram o mundo e abriram novos caminhos e possibilidades. Um verdadeiro passeio por onde as lâmpadas mais brilhantes da humanidade acenderam e iluminaram a nossa trajetória até hoje. Não são poucos os gênios espalhados por esse vasto planeta, mas nem todos conseguiram colocar seu nome na história. Nas palavras de um dos grandes gênios ainda vivos, Stephen Hawking, “a inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”. E essa pode ser a grande faísca para um simples lampejo de genialidade capaz de mudar a rota da nossa história, das nossas vidas e de toda as nossas convicções. Com uma narrativa afiada e provocativa, Onde Nascem os Gênios redefine o argumento sobre como uma mente brilhante floresce e se torna o fruto da cultura e do ambiente que somos condicionados e inaugura o Crânio, a nova linha editorial de não-ficção da DarkSide Books.

Autor: Eric Weiner é jornalista e autor de obras de não ficção, como The Geography of Bliss e Man Seeks God. Trabalhou como correspondente da National Public Radio (NPR) e seu trabalho tem sido publicado no New York Times, Slate, Quartz, Los Angeles Times, Foreign Policy e na BBC. Por alguma razão, vive em Washington, DC. Saiba mais em ericweinerbooks.com

Resenha: Onde Nascem os Gênios - Eric Weiner, Onde Nascem os Gênios, livro novo Eric Weiner

Em 2016 a editora Darkside Books anunciou a criação de um novo selo editorial: Crânio. Através desse selo serão publicas obras de não-ficção, com temas diversos sobre conhecimento, ciência, filosofia e história, nos convidando a um mundo de reflexão. E, a obra de estreia desse selo é “Onde Nascem Os Gênios” do autor Eric Weiner e nós vamos comentar um pouco sobre o que achamos da obra.

“A única sabedoria verdadeira é saber que não se sabe nada” – Sócrates

Onde Nascem Os Gênios é narrado pelo Eric e é como se fosse um diário de viajem, pois Eric decidiu que sairia pelo mundo visitando países onde nasceram grandes nomes da genialidade, para tentar entender o que é que faz uma pessoa ser um gênio. O seu objetivo era tentar desvendar quais os fatores que influenciaram a formação dessas personalidades que marcaram e mudaram o mundo. Será que a genialidade é genética? Será que é fruto do meio social? Ou seria relacionada ao grau de escolaridade de uma pessoa? O que é de fato um gênio? O que é uma coisa genial? Essas são reflexões que Eric traz no decorrer do livro, são questões pertinentes e volta e meio acabamos nos questionando de fato qual a fonte da genialidade, da criatividade de algumas pessoas. Quem sabe se descobríssemos a fórmula “secreta” não nos tornaríamos uma sociedade de gênios?

“Um bom poema ou quadro fala com as pessoas de uma determinada época. Uma obra de gênio, no entanto, transcende essas barreiras temporais e é redescoberta novamente por gerações sucessivas. A obra não é estática. Ela se dobra e é dobrada por cada público que a encontra.” P. 47

Eric começa essa jornada nos primórdios da genialidade, começando pelos grandes pensadores da Grécia Antiga, filósofos que ainda nos dias atuais são tão importantes, como Homero, Sócrates, Platão. Ele aos poucos vai desvendo como era a vida desses grandes homens, quais eram os seus hábitos, como era a cidade na época em que eles viveram. Será que a genialidade deles foi influenciada pelo meio? Era a luz? A quantidade de pessoas? Era o alimento? Eric nos leva a ter um cenário mais amplo de como esses gênios teriam vivido, como era o dia a dia deles, como cada pensador influenciou o outro e como eles contribuíram para o desenvolvimento da filosofia e do próprio pensamento.

“Mentes brilhantes não pensam necessariamente de maneira semelhante, mas acabam juntando-se umas às outras, atraídas por alguma força poderosa e desconhecida”. P. 107

Uma coisa que tornou essa obra ainda mais rica foi o fato de que conforme o Eric vai narrando as suas descobertas eles nos mostra alguns estudos referente a descoberta da genialidade, diversos experimentos sobre a criatividade e forma como ela se molda em diferentes situações, isso tornou o texto instigante e ainda mais reflexivo.

Resenha: Onde Nascem os Gênios - Eric Weiner, Onde Nascem os Gênios, livro novo Eric Weiner

Outra questão muito presente no livro é o do por que parece que alguns lugares são mais propensos a ocorrência dos gênios e por que em algumas épocas parece que há um crescimento na quantidade de gênios, como por exemplo, no período do Iluminismo? Seriam as chamadas Eras de Ouro. Uma coisa é certa: esse livro nos propõe bastante reflexão.

“Eras de ouro são sistemas não lineares, e eles são extremamente difíceis, senão, impossíveis, de prever. Não podemos explica-las concentrando-nos em único fator. Elas são sistemas complexos e interligados, como o clima ou pão fermentado”. P. 321

Eric visita ainda outros lugares que nos proporcionou um grande numero de gênios, como Hangzhou (China, onde ele tem uma conversa breve com o fundador da empresa Alibaba – Aliexpress – Jack Ma e nos conta um pouco sobre a Dinastia Song e como os pensadores naquele lugar influenciaram o mundo), Florença, Edimburgo, Calcutá, Viena e mais atual, o Vale do Silício (gerando certa controvérsia se de fato nos dias atuais existem os verdadeiros gênios).

Resenha: Onde Nascem os Gênios - Eric Weiner, Onde Nascem os Gênios, livro novo Eric Weiner

No decorrer de sua trajetória Eric conversa com vários estudiosos desses gênios, mostrando, talvez um lado mais “humano” dessas personalidades que muitas vezes parecem quase verdadeiros mitos.

“[...] gênios não são deuses, e fazemos um enorme desserviço, a eles e a nós mesmos, ao fingirmos que são.” P. 111

Onde Nascem Os Gênios foi uma grande surpresa, confesso que quando peguei o livro foi com um pouco de receio, eu não tinha muita informação sobre o novo selo e sinceramente pensei que fosse um livro do tipo autoajuda (Descubra aqui como se tornar um gênio!). Como eu estava enganada. Eric nos presenteia com uma obra que é escrita de forma leve e descontraída, é como se estivesse batendo um papo com um amigo e ele fala sobre filofia, artes, política e criatividade de uma forma tão cativante que te dá vontade de sair pelo mundo visitando esses lugares e tentando captar um pouco dessa experiência tão maravilhosa.

É um livro que te faz refletir bastante e também aprender um pouco mais sobre essas pessoas que ajudaram a moldar o mundo como vemos hoje e também nos faz valorizar o pensamento, a criatividade. Nos faz questionar se estamos em uma era de genialidade, com todo o avanço da tecnologia, será que é só isso que iremos deixar de legado para a geração futura?

Essa é obra que vale a pena ser lida, diria até que é uma leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam por conhecer um pouco sobre esses grandes gênios da humanidade e sobre a nossa própria historia e que gostem de uma leitura que nos traz uma boa dose de reflexão.

Resenha: Onde Nascem os Gênios - Eric Weiner, Onde Nascem os Gênios, livro novo Eric Weiner

A Darkside mais uma vez está de parabéns pela edição maravilhosa, a capa é linda e também todos os detalhes, única falha foram alguns erros de digitação no texto, mas nada que atrapalhe a leitura.

É isso, espero que tenham gostado e que leiam esse livro, depois nos contem o que acharam.

  • Onde Nascem os Gênios é recomendado para pessoas que:
    • Adorem uma road trip;
    • Queiram fazer uma reflexão acerca do futuro;
    • Queiram conhecer mais a fundo os grandes gênios da humanidade.
  • Resenha: Onde Nascem os Gênios - Eric Weiner, Onde Nascem os Gênios, livro novo Eric Weiner

    Recomendado Para Você

    0 comentários

    Comente com o Facebook

    Instagram