News: Presidente Trump pretende cortar orçamento de Bibliotecas e Fundo Nacional de Artes

março 17, 2017 / Redação SOODA /

Proposta orçamentária feita pelo presidente norte americano, para 2018, pretende acabar com quase todos os fundos para bibliotecas, empresas e instituições voltadas para as Artes




Parece que o Presidente eleito Donald Trump não está para brincadeira. De acordo com a proposta orçamentária para 2018 de seu governo, está o corte de praticamente todos os fundos nacionais voltados para Bibliotecas e Museus, além da eliminação do Fundo Nacional de Artes (NEA), o qual prejudicaria consideravelmente várias editoras independentes que contavam com a ajuda do NEA para a publicação de alguns dos seus títulos.

A Associação Norte Americana de Bibliotecas já disse que irá lutar com todas as forças para manter o seu orçamento, tendo em vista que sua gama de serviços acaba sendo de grande relevância, e tem um grande impacto econômico e social, como ressalta uma declaração encaminhada ao Congresso Americano.

As pequenas editoras também estão bastante preocupadas com os cortes, afinal de contas, boa parte de suas produções conta com a ajuda desse aporte, que se não vier, fará com que cada vez menos livros possam chegar ao mercado norte americano.

De acordo, com a matéria do site Publishers Weekly, a proposta de eliminação do Fundo Nacional de Artes não é nova, criado no final da década de 1960, já viu o seu possível fim várias vezes, como nos anos de 1980, e 1990. Além disso, essa costuma ser uma pauta que sempre entra em cheque quando um partido Republicano ganha as eleições.

De qualquer forma, o dinheiro cortado nesses orçamentos parece que já tem destino certo. De acordo com o que o jornal The Hill apurou no inicio do ano, o presidente Trump pretende aumentar o orçamento militar em 10%.

É, parece que uma crise no setor de cultura começa a se instalar em todo o mundo. E com resquícios em nosso país...

* Com informações da Publishers Weekly

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram