Resenha: Aqui estão os sonhadores - Imbolo Mbue

março 23, 2017 / Everton Assis /

Vamos acompanhar a luta para realizar o sonho americano da família Jonga




Com o mundo virando de ponta a cabeça em meio a guerras, intolerâncias e muros, certos assuntos precisam mais do que nunca serem discutidos e a literatura tem um papel fundamental nesse meio.

Aqui estão os sonhadores vai abordar o famoso SONHO AMERICANO que você já deve ter ouvido falar em algum momento da sua vida, milhares de famílias tentaram e ainda tentam até hoje alcançar um futuro prospero e garantido na terra do Tio Sam.



Jende Jonga sempre desejou o melhor para sua família desde Limbe em Camarões e buscou nos Estados Unidos a realização deste sonho. Através de amigos Jende conseguiu um visto temporário e após batalhar em vários empregos conseguiu trazer sua esposa e filho. Com a família Jonga reunida, e a sorte a seu favor, já traçavam planos para um futuro próximo, Jende conseguiu um ótimo emprego, seu filho está em uma boa escola e até sua esposa está estudando, mas o futuro é imprevisível e o desdobrar desta história é o que vamos acompanhar.

"- Pare já com esse negócio de agradecer, certo? - ordenou Winston. - Você é meu irmão. Se eu não fizer isso por você , vou fazer por quem?..." P.23

Jende e Neni são personagens tão próximos da realidade cada ação feita por eles ou por outros personagens da história vira um questionamento para nós mesmos, será que agiríamos diferente?



Acompanhando a rotina diária dos Jongas, qualquer momento em família é propício a relembrar inúmeras lembranças deles quando estavam em Limbe, principalmente Jende com muito gosto relata suas lembranças, comidas, costumes, hierarquias, tudo sempre tão grandioso e repleto de alegria.

"...Neni também fez chin-chin e bolo, usando a receita na qual se baseava em Limbe..." P.265

Ao longo dos capítulos, Imbolo vai abordar alguns assuntos como: a relação com os imigrantes, o relacionamento familiar, religião, questões culturais e a violência que perpetuam a nossa sociedade e afetam as pessoas independentemente de classe social, cor ou raça.

"- Ah Vince - discordou Jende. - Algum dia, quando você tiver filhos, não vai falar desse jeito..." P.123

Queria poder parabenizar Imbolo Mbue pelo seu romance de estreia que é tão cativante e prende a gente do começo ao fim. É uma super dica para você que procura uma leitura fluída e em que possa conhecer outras culturas, outros países e sem sair do lugar.
Aqui estão os sonhadores (Behold the Dreamers: A Novel)
Autora: Imbolo Mbue
Editora: Globo Livros
Ano:2016
Skoob: 3,3 Estrelas / Goodreads: 3,9 Estrelas
Compre Aqui
03 Estrelas
Uma família de imigrantes camaroneses com um filho pequeno que larga todo o mundo que conhecia para viver o sonho americano. Um casal nova-iorquino que vive uma existência de aparências, cercado por todo o luxo que os rendimentos de um executivo de um gigante do mercado financeiro podem comprar. Quando as vidas dos Jonga e dos Edwards se cruzam quase que por acaso, eles não fazem ideia que, apesar de todas as diferenças e desigualdades que os separam, as mudanças recentes na economia mundial e a grandiosidade das relações humanas mostrarão que os laços que os unem podem ser muito mais profundos do que jamais imaginaram
Autora: Imbolo Mbue nasceu em Limbe, nos Camarões. Ela estudou nas Universidades Rutgers e Columbia. Imbolo mora nos Estados Unidos há mais de uma década e vive na cidade de Nova York. Aqui estão os sonhadores é seu primeiro romance.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram