Resenha: Casos De Família - Ilana Casoy

abril 19, 2017 / Everton Assis /

Pela primeira vez, Ilana Casoy abre seus arquivos pessoais sobre dois crimes que comoveram o país




“Casos De Família” é a nova obra da autora Ilana Casoy que reúne duas de suas obras já publicadas. A primeira delas “O Quinto Mandamento” e a segunda “A Prova e a Testemunha”, que agora foram relançados com vários extras pela editora Darkside books.

“O Quinto Mandamento” e “A Prova e a Testemunha” vão abordar dois casos que chocaram bastante o Brasil. No primeiro caso Ilana traz um aparato completo das investigações e o julgamento do caso Richthofen e o segundo caso é focado no julgamento do caso Nardoni.



O Quinto Mandamento - Caso Richthofen
Após tantos anos desde que este caso veio a público, ele ainda gera bastante discussões em como uma menina pode ter feito algo tão bárbaro contra seus próprios pais.



Suzane Von Richthofen arquitetou junto com seu namorado Daniel e o irmão dele Christian (Irmãos Cravinhos como ficaram conhecidos) o assassinato a sangue frio de Marísia e Manfred Richthofen, os pais da jovem adolescente, por motivos que são considerados banais.

Ilana destrincha por completo o caso, nos mostrando desde a primeira mentira dos acusados sobre um “assalto”, passando por todo o processo de investigações com riqueza de detalhes, mostrando os depoimentos, as contestações sobre as provas até a queda e confissões dos acusados.



Durante a leitura me deparei com diversos jargões da área criminal, que para um leigo como eu foi um pouco difícil de entender, mas ao longo do livro algumas notas de rodapé foram me auxiliando sobre isso (me sinto mais culto depois disso, heheheh).

Lembro de ter visto uma ou outra reportagem sobre o julgamento, mas com a transcrição na íntegra que compõem este livro até deu para sentir a pressão que todos estavam passando até chegarem ao ato final com o juiz declarando as sentenças.

A Prova e a Testemunha – Caso Nardoni
Este caso ainda me comove muito. Com o grau tão forte quanto o caso Richthofen é difícil pensar no que levou essas pessoas a tirarem a vida de uma garota que não oferecia risco para nenhum deles.



O segundo livro do casos de família trata do assassinato de Isabella Oliveira, que foi arremessada pelo pai da janela do próprio apartamento. Um crime totalmente brutal.

Neste segundo livro, Ilana mantém seu foco totalmente no julgamento mostrando os mínimos detalhes deste, além das reações dos presentes na sala, até o borbulho da mídia.



Nos primeiros momentos do julgamento o coração já apertou com o depoimento da mãe de Isabella, sem ver a sensação de desamparo e justiça, os quais ficaram muito claro. Assim como, uma “revolta” que crescia em mim a todo o momento que apareciam os acusados.

Temos acesso as fotos das reproduções simuladas dos dois crimes que dão uma amplitude maior sobre as acusações, além dos documentos de indiciamento e sentença final para os culpados. (A galera de direito já deve está acostumada com este grandes documentos)



Ilana ainda dividiu com os seus leitores os cadernos contendo anotações feitas durante o calor de cada julgamento, notas essas que levantam algumas questões que ficam a princípio no ar.

“Casos de Família” e um pequeno retrato do que acontece em vários lugares no Brasil e nunca chegam aos grandes meios de comunicação de massa, deixando assim um grande questionamento de até que ponto um ser humano é capaz de chegar.
Casos de Família
Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni
Autora: Ilana Casoy
Editora: DarkSide Books
Ano: 2016
Skoob: 4.3 Estrelas
Compre Aqui
04 Estrelas
O assassinato do casal Richthofen e de Isabella Nardoni foram reunidos em um só livro e trazem novos detalhes observados por quem estava nos bastidores. A criminóloga Ilana Casoy, em CASOS DE FAMÍLIA: ARQUIVOS RICHTHOFEN E ARQUIVOS NARDONI, abre pela primeira vez seus cadernos de anotações utilizados durante a pesquisa na Polícia Civil, Científica e Ministério Público dos dois crimes, tudo isso com a qualidade quase psicopata de edição, uma marca registrada de todos os títulos da DarkSide® Books
Autora: Ilana Casoy se dedica há onze anos ao estudo de crimes violentos e assassinatos em série. Formada em Administração pela FGV e pós-graduanda em Criminologia pelo IBCCRIM, participa como membro consultivo da comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP. Solicitada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo e de outros estados para ajudar na elaboração do perfil criminal de casos em andamento. Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram