Antes Que Eu Vá - Lauren Oliver

maio 15, 2017 / Rosane Santos /

Um livro sobre segundas chances e sobre a importância de apreciar todos os momentos. O que você faria de diferente se soubesse que esse seria seu último dia de vida?



Foto: Facebook.com/EditoraIntrinseca

Na próxima quinta-feira (18 de maio) chega aos cinemas brasileiros a adaptação cinematográfica da obra Antes Que Eu Vá, da autora Lauren Oliver (conhecida também pela trilogia Delírio). Esse é o livro de estreia da autora e eu já conhecia sua escrita do livro Delírio, então estava bem curiosa para conhecer essa obra.

Antes Que Eu Vá narra a historia de Samantha Kingston, a típica garota popular do high school, aquela que aparentemente tem a vida perfeita: é bonita, tem um grupo de amigas que “comandam” o colégio e um namorado que é desejado por todas as outras garotas.



Um acontecimento, porém, pode mudar tudo: quando voltava de uma festa com as amigas sofreu um acidente fatal de carro e acordou no dia seguinte para descobrir que estava em uma espécie de loop do seu último dia de vida.

A partir daí Samantha passa a reviver o dia da sua morte várias vezes seguidas e não importa o que ela faça, não consegue mudar o seu destino.



Conforme a personagem vai revivendo o dia fatídico, ela começa a perceber o quanto sua vida é fútil, o quanto ela se deixar influenciar pelos outros, para ser aquilo que ela nem mesmo sabe se é o que quer. A cada dia ela percebe o quanto poderia ser tudo diferente e quanto ela se tornou tão indiferente aos sentimentos daqueles que a rodeiam. A narrativa se desenvolve e vamos conhecendo um pouco mais dos personagens e como eles influenciaram para que a Sam de certa forma não coseguisse sair do loop.

Antes Que Eu vá trata também de bullying, mostra como as atitudes da personagem e das suas amigas levaram uma garota ao impensável. Samantha vai descobrindo que sua vida é uma grande ilusão, ela acha que tudo é perfeito, porém passa a ver que suas atitudes ferem as pessoas, até mesmo aquelas que apenas querem o seu melhor.



É interessante ver como a visão dela vai mudando conforme ela adquire uma nova perspectiva, quando ela de fato se coloca no lugar dos outros e é aí que ela consegue ter uma ideia do quanto algumas atitudes que ela considerava como inofensivas, apenas piadas e coisas do tipo, podiam fazer um grande estrago na vida das pessoas. Isso de fato nos faz refletir como muitas vezes acabamos por fazer “piadas”, coisas que consideramos como algo normal e que podem atingir uma pessoa, acabar com sua autoestima e até mesmo afetar sua vida como um todo, nunca sabemos exatamente o que se passa na mente das pessoas, é difícil mensurar o quanto nossas atitudes podem trazer consequências negativas para alguém.

"O que estou querendo dizer é: talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez milhões, tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar, deixá-lo cair como moedas entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiça-lo, Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje, E a verdade é que nunca se sabe quando chegará a sua vez."

A escrita de Lauren é fluída e se desenvolve de forma natural, ela soube desenvolver bem os personagens, apresentando suas motivações e suas personalidades tão distintas. Confesso que logo no início fiquei bem frustrada, não sou muito fã de histórias que trazem personagens tão arrogantes, aqueles que acham que o mundo gira ao seu redor, porém reconheço que esse foi um elemento necessário para que ela pudesse atingir o objetivo da história.



O final pode ser um pouco decepcionante, mas achei que foi bem coerente e bem amarrado, espero que não mudem no filme. De certa forma nos mostra que algumas vezes precisamos apenas aprender a perdoar a nós mesmos e buscar formas de reparar os erros que cometemos enquanto ainda temos tempo. É uma leitura rápida, mas que ainda pode proporcionar algumas boas reflexões.

Antes Que Eu Vá (Before I Fall)
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrinseca
Ano: 2011
Skoob: 4.1 Estrelas / Goodreads: 3.9 Estrelas
Compre Aqui
04 Estrelas
Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no colégio que frequenta: desde a melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, que seria apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita, acaba sendo seu último dia — mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. Ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha vai tentar desvendar o mistério que envolve a própria morte – e, finalmente, descobrir o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.
Autora: Lauren Oliver vem de uma família de escritores e por isso sempre acreditava (erroneamente) que passar horas na frente do computador todos os dias, meditando sobre a diferença entre "rindo" e "rir", é normal. Ela sempre foi um leitor ávido. Ela frequentou a Universidade de Chicago, onde ela continuou a ser o mais prático possível, formando em filosofia e literatura. Após a faculdade, ela participou do programa do MFA na NYU e trabalhou como assistente do mundo, pior, editorial e editor assistente de apenas marginalmente melhor, em uma grande editora em Nova York. Suas contribuições principais na carreira durante este tempo foram desrespeitando o código de vestuário corporativo, a cada passo possível e repetidamente quebrar a impressora. "Antes que eu vá" é seu primeiro romance publicado.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram