Resenha: Adeus, Tóquio – Cecilia Vinesse

junho 28, 2017 / Everton Assis /

Segredos, mudanças e reflexões. O que mais Sophia poderia esperar da sua última semana em Tóquio?




No começo do ano, o blog realizou um evento em alusão aos títulos Young adult do selo Globo Alt. Entre os lançamentos que estavam previstos para este semestre, estava “Adeus, Tóquio” que de cara já me chamou muito a atenção. Afinal, quem não quer viver um romance embalado pela noite agitada de Tóquio?

Vamos adiante com a resenha. Senão, vou começar a falar o quanto eu quero viajar pra Tóquio e me aventurar por aquelas lojas nerds cheias de maquinas de pescar ursos de pelúcia. (já sinto até meu dinheiro indo embora, haha)


Após quatros anos vivendo em Tóquio, Sophia terá que dizer adeus a Tokio, pois retornará junto com sua irmã e mãe para New Jersey. Como sempre, dizer adeus não e uma tarefa fácil ainda mais com o tempo curto. Sophia tem apenas sete dias para dizer adeus a tudo que cultivou ao longo desses anos, como escola, amigos e amores.

Mas algo do seu passado retornou para atrapalhar esse cronograma. Mais precisamente Jamie que retornou ao país, após um longo período estudando fora. Com a volta de Jamie diversas coisas aconteceram, como segredos revelados, antigas magoas expostas. Talvez sete dias não sejam suficientes para Sophia dizer adeus a Tóquio.



Estava com grandes expectativas para este Ya. Para saber como a autora iria relacionar a cultura japonesa com a trama do livro. E também já pensava como este livro caberia direitinho em um dorama. (O dorameiro interior já fica agitado haha)

Confesso que demorei alguns capítulos para me afeiçoar com Sophia e sua turma. Eu tive alguns altos e baixos com Sophia, pelo modo como ela agia perante a uma ação acertando e errando, algumas vezes. Mika é a amiga descolada que sempre está botando as pessoas pra cima. Já David é o típico menino bonito que acha que pode tudo (passei raiva com ele) e claro tem o Jamie que chega tímido, mas rouba a cena junto com a irmã de Sophia que por sinal, vai colocar ela contra a parede, muitas vezes.


Fonte: mrwallpaper.com

Cecilia colocou em sua história, grandes locais que representam um pouco Tóquio, como a Torre Tokyo Tower, a qual você deve ter visto em algum anime/mangá (se estiver difícil, lembrem dos sonhos estranhos de Sakura CardCaptor). Outro ponto turístico apresentado, foi a estátua do cachorro Hachikō (o cachorrinho de “Sempre ao Seu Lado” com o ator Richard Gere). E também a estação de trens de Shibuya que se tornou um ponto de encontro para os amigos de Sophia.


Outras referências japonesas estão presentes, como as salas de caraoquê, aonde os personagens puderam cantar e tomar alguns saquês (bebida alcoólica feita do arroz) ou as famosas maquininhas de alimentos industriais que tem em todo local, vendendo desde café gelado a refeições.

Aliais se você não tem tanto contato com a cultura japonesa, isso não é problema, hoje diversos youtubers produzem conteúdo com vídeos sobre o Japão como um todo, particularmente eu adoro assistir os vídeos do Aqui Pode, sempre tem um ou outro vídeo novo dele passeando por Tóquio e mostrando algo novo de lá.



Cecilia Vinesse está de parabéns por construir uma história que flui muito bem e ainda por cima podemos ter boas reflexões. Com certeza divulgaria para pessoas que gostam de outros gêneros e não somente para o público Young adult. Um livro ótimo para curar sua ressaca literária.
Adeus, Tóquio (Seven Days of You)
Autora: Cecilia Vinesse
Editora: Selo Globo Alt
Ano: 2017
Skoob: 3.9 Estrelas / Goodreads: 3.5 Estrelas
Compre Aqui
05 Estrelas
Sophia tem apenas uma semana em Tóquio antes de voltar a morar nos Estados Unidos. Sete dias para dizer adeus à cidade que a acolheu e que lhe deu seus únicos amigos: Mika, uma menina completamente louca e inquieta, e David, por quem ela mantém uma semi secreta atração.
Para tornar a situação ainda mais difícil, Jamie Foster-Collins, um garoto com quem Sophia teve um grande mal entendido no passado, está de volta ao Japão, atrapalhando todos os seus planos para os últimos dias antes da despedida.
Entre caraoquês, comidas exóticas e cabelos coloridos, Sophia inicia a contagem regressiva do tempo que ainda resta para resolver todas as questões emocionais que a mantém ligada a essa cidade viva, elétrica e tão apaixonante
Autora: Cecilia Vinesse nasceu na França, mudou-se para o Japão e depois para os Estados Unidos. Voltou ao Japão e, quando tinha dezoito anos, regressou aos Estados Unidos, onde passou sete anos tendo saudade da vida que levava antes. Hoje mora no Reino Unido e passa a maior parte do tempo escrevendo, lendo, assando coisas e se emocionando com as músicas de Tori Amos. Entre seus passatempos está fingir que Buffy, a caça vampiros é real e colecionar batons para combinar com cada sabor de Skittle. Um filhote de cachorro chamado Malfi e uma renascentista chamada Rachel são suas coisas favoritas no mundo. Ah, e livros, claro.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram