Resenha: Só Os Animais Salvam - Ceridwen Dovey

junho 30, 2017 / Rosane Santos /

Você gostaria de saber qual e a visão de você pelo seu animal de estimação?


Resenha Só Os Animais Salvam, Só Os Animais Salvam Ceridwen Dovey, Só Os Animais Salvam darkside

Esse é um livro diferente, tem uma concepção inovadora e que, em minha opinião, foi muito acertada. É uma espécie de coleção com contos narrados por animais mortos, sendo que essas mortes ocorreram em algum período da humanidade marcada por alguma guerra ou confronto.

Cada um dos animais tem alguma relação com determinadas figuras importantes da literatura mundial e que de certa forma deram destaque para animais em suas próprias obras. Podemos ver aqui referências a escritores como Jack Kerouac, Sylvia Plath, Tolstói e Douglas Adams (e qual animal seria a sua referência? :D).

Resenha Só Os Animais Salvam, Só Os Animais Salvam Ceridwen Dovey, Só Os Animais Salvam darkside

A narrativa vai seguindo um tipo de linha cronológica, de confrontos e grandes guerras de mais de cem anos atrás até chegar aos dias atuais, achei essa uma sacada muito boa. A ideia do título original do livro tem como influência os trabalhos de Boria Sax: "O que significa ser humano? Talvez só os animais saibam.”.

“Eles – os humanos, quero dizer – parecem acreditar que o que os separa dos outros animais é sua habilidade de amar, sofrer, sentir culpa, pensar abstratamente et Cetera. Estão enganados. O que os separa é seu talento para o masoquismo. É aí que reside seu poder. Ter prazer na dor, tirar forças da privação, isso é ser humano”. Pág. 53

Cada uma das fabulas tenta mostrar o ser humano sobre o ponto de vista dos animais, o que faz com que venhamos a questionar o que de fato nos faz humanos, por que nos achamos superiores aos outros animais? Através de cada narrativa, podemos perceber a intenção da autora de provocar a empatia no leitor, procurando traduzir os sentimentos de seres muitas vezes indefesos e que estão frequentemente sendo vítimas da crueldade do homem.

Resenha Só Os Animais Salvam, Só Os Animais Salvam Ceridwen Dovey, Só Os Animais Salvam darkside

“um sábio amigo certa vez me disse que a bondade, assim como a crueldade, pode ser uma expressão de dominação”. Pág. 86

A autora nos apresenta uma quantidade adequada de humor, aventura e também um pouco de romance. Mas acredito que o grande trunfo dela é nos fazer ter uma perspectiva diferente sobre nos mesmo: será que somos assim tão bons quanto clamamos por aí? Por que temos a necessidade de infringir a violência no próximo? Por que os conflitos estão sempre presentes na nossa historia e qual o verdadeiro motivo para eles?

Resenha Só Os Animais Salvam, Só Os Animais Salvam Ceridwen Dovey, Só Os Animais Salvam darkside

Tive alguns contos favoritos, porém o que mais me deixou apreensiva e com nó na garganta foi o da alma de chimpanzé, que é contado por meio de cartas. Aqui ele é treinado para agir como um humano e somos confrontados com nossas verdades absolutas, aquele padrão do que é certo, o padrão de comportamento social e estético. E o desfecho é extremamente triste.

“Por que às vezes tratam outras pessoas como humanos, às vezes como animais? E por que às vezes tratam criaturas como animais, e outras vezes como humanos?” Pág. 192.

Os outros contos que mais gostei foram o da alma de gata, alma de tartaruga e alma de papagaio. Cada um traz uma reflexão sobre um aspecto diferente, todos são muito bem escritos, a autora soube usar a sua criatividade para prender o leitor de forma engenhosa.

Resenha Só Os Animais Salvam, Só Os Animais Salvam Ceridwen Dovey, Só Os Animais Salvam darkside

Só Os Animais Salvam foi um livro que me surpreendeu por sua proposta diferente, um livro de fábulas modernas contado por animais mortos. A autora soube desenvolver muito bem sua ideia, com uma narrativa envolvente e que te traz uma série de reflexões é um livro super indicado a todos.
Resenha Só Os Animais Salvam, Só Os Animais Salvam Ceridwen Dovey, Só Os Animais Salvam darkside
Só Os Animais Salvam (Only the Animals)
Autora: Ceridwen Dovey
Editora: DarkSide Books
Ano: 2017
Skoob: 4.1 Estrelas / Goodreads: 3.7 Estrelas
Compre Aqui
04 Estrelas
Nós, humanos, nos achamos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? "Só os Animais Salvam" é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada por um bicho diferente, vítima de uma de nossas incontáveis guerras. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração numa das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os animais salvam.
Autora: Ceridwen Dovey nasceu na África do Sul e foi criada entre este país e a Austrália. Estudou antropologia social em Harvard, período em que realizou Aftertaste, documentário sobre os trabalhadores nas vinícolas sul-africanas. Seu primeiro romance, Blood Kin, escrito enquanto vivia na Cidade do Cabo, foi publicado em quinze países e incluído pela US National Book Foundation na prestigiada lista “5 under 35”, que seleciona cinco estreias na ficção de autores com menos de 35 anos cuja obra deixa uma impressão duradoura no cenário literário. Só os Animais Salvam, seu segundo livro, ganhou o Readings New Australian Writing Award e o Steele Rudd Award (coletânea de contos) no ano de 2014 Queensland Literary Awards. Ela mora com o marido e o filho em Sydney, Austrália.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Instagram