Resenha: Guardiã - A Detetive do Sobrenatural: Robbert Damen

março 07, 2018 / Redação SOODA /

Inspirado nos Penny Dreadfuls, a HQ Guardiã mostra uma investigadora em busca de criminosos sobrenaturais




Durante o século XIX, mais precisamente a partir da segunda metade, iniciou-se o governo da Rainha Vitória, chamado de período vitoriano. Era uma época de muita prosperidade, e a sociedade forjava uma disciplina extremamente rigorosa. Em compensação a isso, hoje sabemos que esse período era onde a hipocrisia reinava, e os problemas sociais cresceram consideravelmente. Com isso, a expectativa de vida era muito baixo, chegando a ser de 22 anos para a classe trabalhadora. Nesse contexto, o culto a morte, o sobrenatural era intenso, foi uma época que o terror começou a se popularizar na literatura. Foi o período do nascimento de muitos monstros, como Frankenstein e Drácula, sendo eles alegorias desse momento histórico.

Entre as histórias escritas nesse período, as mais populares eram as "Pennys Dreadfuls". Elas eram folhetins, onde eram escritas pequenas histórias de investigação, horror e mistério. Inclusive o titulo da série da HBO, justamente é pensada nesse contexto.

Ao ler a HQ Guardiã do alemão Robbert Damen, senti que estava imerso nesse contexto, senti que estava em uma leitura de uma "Penny Dreadful" da época vitoriana.



Esse primeiro Quadrinho nos apresenta a guardiã fazendo o trabalho de investigação em três histórias sobrenaturais. A Guardiã é a investigadora desses casos impossíveis, os quais desafiam, qualquer norma natural dos acontecimentos. A maneira como as pessoas morriam, ou como os corpos eram encontrados e até mesmo porque o suspeito não estava na cena do crime. Ela era chamada, porque enfim, para resolver casos sobrenaturais é quase importante que você tenha um "Q" de sobrenaturalidade aí.

O primeiro caso, a Guardiã investiga o caso de pessoas que estão sendo levadas a praticar crimes em situações semelhante a um hipnose. Ela chega então a um pintor excêntrico no estilo Dorian Gray. Já o segundo caso ela tem de lidar com uma figura muito conhecida no Brasil que são os lobisomens. E por último, porém não menos importante a HQ resgata a mitologia judaica trazendo os golens de volta à vida. Para quem não sabe, Golem é uma figura mitica feita de barro, a qual é totalmente subserviente a quem a criou (ou talvez nem tanto assim).



A protagonista é empoderada e capaz de lutar por seus ideais, o que era difícil em uma sociedade vitoriana. Já a história escrita por Damen é frenética e com investigações, que apesar de serem um pouco previsíveis, não deixam de nos divertir, entreter e até mesmo refletir, sobre o que nos tornam verdadeiros monstros. O instinto animal, ou humano? É justamente isso a ligação dessa HQ com as Penny Dreadfuls, algo popular, que assustava, mas deixava a sua marca, o qual faz você querer saber mais sobre essas histórias.

E não se deixem enganar pela capa que pode leva-los a acreditar que essa história tem ares infanto-juvenil. No interior dela também tem bastante sangue para lhe mostrar que essa HQ deveria estar nas mãos de jovens a partir dos 14 anos. As ilustrações lembram muito as histórias em quadrinhos de terror, da década de 1970, onde o rosto dos personagens são bem quadrados e os grafismos mais fortes para determinar as expressões. Não chega a ter nada para embrulhar o estômago, e pode divertir bastante.

Gostaria muito que as próximas histórias da Guardiã chegassem logo ao Brasil, pois tenho a impressão que a diversão e reflexão é certa e não preciso desprender muito tempo para ter isso. É só chegar num final de tarde, do domingo, ou depois do trabalho e trocar 1h da Netflix por essa HQ, com certeza você não vai se arrepender.



Interessados nessa obra? Clique no link acima e adquira um exemplar, e ajude esse blog a crescer !!!
Guardiã: A Detetive Sobrenatural (Guardian HC 1 Sir Godfried - Miss Banning - Doctor Lowe)
Autor: Robbert Damen
Editora: Editora Avec
Ano: 2018
Skoob: 4.3 Estrelas
Compre Aqui: Amazon
04 Estrelas
"Guardiã é uma criação do holandês Robbert Damen que nos leva a uma sombria Inglaterra Vitoriana, onde uma corajosa mulher envolvida com a Ycotland Yard desafia os preconceitos da época e ajuda a resolver os casos mais misteriosos.
Nas três surpreendentes histórias deste volume, a Guardiã enfrenta o sobrenatural, investigando crimes que envolvem a abastada nobreza local e seus estranhos segredos."
Autor: Robbert Damen é um ilustrador holandês que trabalha de forma independente.A Guardiã só um de muito de seus trabalhos, focados em ilustrações infantis.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Todas As Postagens

Resenha

Soodacast