Entrevista: Roberta Spindler - Heróis de Novigrath

abril 11, 2018 / Redação SOODA /

Trazendo como Plot o mundo dos e-sports, Heróis de Novigrath atualiza para os dias de hoje a batalha do bem contra o mal


IMAGEM PROMOCIONAL - EDITORA

Apesar das competições no mundo dos games existirem desde a década de 1970. Foi somente a partir dos anos 2000, que o e-sports ganhou corpo e visibilidade midiática. Por exemplo, no ano de 2015, houveram pelo menos 226 milhões de expectadores em todo o mundo que injetaram na economia global cerca de $ 325 Milhões em todo o mundo, podendo chegar em 2019 na casa do $ 1,1 Bilhão , o que parece tímido em nível mundial, mas representa o dobro do faturamento de todos os clubes de futebol no Brasil.

Esse movimento mundial, já tem chamado atenção de canais de esportes no Brasil, como Band Sports, ESPN, Sport TV e FOX News que já transmitiram vários desses campeonatos, inclusive alguns deles gerando mais audiência do que NBA. Em 2015, por exemplo, mais de 12 mil pessoas foram ao Allianz Park, em São Paulo para acompanhar uma partida de League of Legends, o game mais popular do mundo. E nesse movimento, cogita-se a inclusão desses esportes no contexto do Comitê Olímpico Internacional.

FINAL DE LEAGUE OF LEGENDS, MARACANANZINHO -  RJ -
IMAGEM RED BULL

Roberta Spindler é fã desse mundo esportivo dos games, e foi dessa paixão que surgiu a ideia do seu novo livro "Heróis de Novigrath" que será lançado no próximo sábado, 14/04, na Livraria Fox da Dr Moraes em Belém. "Eu já acompanhava o cenário competitivo de alguns jogos fazia algum tempo. Então quando estava pensando em qual história escrever, a ideia de combinar duas paixões minhas (eSports e fantasia) me empolgou demais" conta empolgada.

A autora concedeu para a equipe do Sooda Blog, uma entrevista, no qual ela detalha um pouco sobre suas inspirações para o seu novo livro, assim como, detalhes da sua nova obra, e também a sua evolução em relação ao primeiro livro. Confira abaixo:

Roberta Spindler em Belém falando sobre HdN

1 - SOODA BLOG: - Como Surgiu a ideia de Heróis de Novigrath e a possibilidade dos seres virtuais habitarem o nosso planeta?

ROBERTA SPINDLER: Eu já acompanhava o cenário competitivo de alguns jogos fazia algum tempo. Então quando estava pensando em qual história escrever, a ideia de combinar duas paixões minhas (eSports e fantasia) me empolgou demais. A partir dali, a trama de HdN fluiu de maneira bem natural.

2 - SOODA BLOG: Quem te acompanha no Twitter sabe que você é fã de carteirinha de E-sports. Quais dessas referências te influenciaram na tua escrita?

ROBERTA SPINDLER: Na questão de jogos, minhas principais referências foram League of Legends e DotA2, dois MOBAS bem famosos. Posso citar também o CS:Go como uma influência, principalmente pelo sucesso de times brasileiros nesse cenário.

3 - SOODA BLOG: O seu livro aborda, dentre várias temáticas, a diversidade. Como foi provocar essa discussão em sua história? Que cuidados teve para construir os seus personagens?

ROBERTA SPINDLER: Escrever histórias com diversas vozes e que representem pessoas diferentes é algo que considero extremamente importante e necessário. Representatividade não é apenas uma modinha ou palavra bonita, ela pode fazer a diferença na vida de tantas pessoas. Em HdN sempre tive a intenção de que o time Vira-Latas fosse composto por pessoas diferentes (de estados diferentes, com personalidades e visões de mundo diferente, etc), também me preocupei em fugir de estereótipos. Acredito que ainda tenho muito a aprender, pois é um assunto tão vasto e com muitas nuances, mas a cada história que escrevo pretendo melhorar mais nesse sentido.

Roberta Spindler fala da mensagem positiva de HdN - Agência 7


4 - SOODA BLOG: Um dos personagens do seu livro já foi um grande jogador de HDN, porém, hoje se encontra em uma situação totalmente diferente. Você acredita que isso acontece com bastante frequência no universo de games? Você acredita que já está sendo desmistificada a ideia de que games é só para jovens?

ROBERTA SPINDLER: Os esportes eletrônicos estão em constante evolução. O mercado cresce a cada ano e se profissionaliza mais e mais, atingindo tanto jovens quanto pessoas mais velhas. Acredito que não estamos tão longe assim de ver um cenário semelhante ao que descrevo no livro, onde eSports têm um espaço tão grande quanto de esportes tradicionais.

5 - SOODA BLOG Quem já conhece a sua escrita em “A Torre Acima do Véu” pode encontrar o que de diferente em seu novo livro?

ROBERTA SPINDLER: Acredito que HdN é um livro mais otimista e com uma dinâmica bem diferente. Em “A Torre Acima do Véu” acompanhamos somente a visão de Beca, já em HdN temos o ponto de vista de todos os integrantes dos Vira-Latas. Ao mesmo tempo, os dois livros também têm pontos em comum como elementos de fantasia e cenas de ação que tanto gosto de escrever.

Parte da capa do primeiro livro da autora


6 - SOODA BLOG: Falando sobre o seu livro em um dos eventos em que participou, você mencionou que HdN é o seu livro mais ‘leve’. Qual é a mensagem que ele traz para os jovens?

ROBERTA SPINDLER: É um livro essencialmente sobre amizade e compreensão. Sobre aprender a superar as diferenças e crescer como pessoa, a entender o seu próximo e evoluir com isso.

7 - SOODA BLOG: Quais principais diferenças você pode destacar entre o processo de construção de “A Torre Acima do Véu” e “HdN”. E que conselho você daria aos futuros escritores?

ROBERTA SPINDLER: Cada livro tem seu processo de criação, algo bem particular para cada história. As pesquisas são diferentes, a minha relação com cada personagem também é outra. Acredito que em HdN eu já tinha uma escrita mais madura e que isso facilitou bastante o meu trabalho. Sobre um conselho para futuros escritores, tenham sempre em mente que escrever é uma evolução constante e que há sempre espaço para melhorar.

ENTÃO É ISSO GENTE, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRME A SUA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO. HdN precisa de vocês também, para essa aventura.



MAIS UM DETALHE. COMPRANDO O LIVRO E ENVIANDO A NOTA FISCAL PARA A EDITORA, VOCÊ GANHA CARDS COM OS PERSONAGENS, AUTOGRAFADOS PELA AUTORA. CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS.

IMAGEM PROMOCIONAL - EDITORA

OUTRA DICA. ESSA SEMANA AINDA TEM MAIS POSTAGENS SOBRE HdN, e a última delas inclui... SORTEIO (uhuuul). Então fiquem atentos !!!

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Todas As Postagens

Resenha

Soodacast

Instagram