Resenha: Milésimo Andar - Katharine McGee

abril 26, 2018 / Redação SOODA /

Livro conta a trajetória de uma elite nova iorquina no futuro, que tem as mesmas manias de grandeza do passado


Resenha Milésimo Andar, Resenha Katharine McGee, Milésimo Andar Katharine McGee

Pensar em edifício de mil andares, é algo difícil de digerir ainda. Ao mesmo tempo que um arranha-céus nas nuvens é algo fascinante, é também assustador. Principalmente porque sabemos do objetivo maior da ambição humana sobre esses aspectos. Porém, um edifício de 2 mil andares, não é algo tão impensável assim. Em 2020, por exemplo será inaugurado na Arabia Saudita, o Jeddah Tower, prédio com metade do tamanho pensado pela autora. Na verdade, inicialmente o amontoado de concreto deveria ter 1,6 km, porém nesse momento não foi possível. Mas em 2118? Não duvido nada !!!

Na história de McGee, fora inaugurado há 10 anos um Edifício de Mil andares, sua base tomou conta de pelo menos 10 quarteirões de Manhattan. E nele é possível você ter uma vida completa, principalmente para aqueles que vivem mais próximo do topo. Escolas, Academias, Universidades, Igrejas, Supermercados, Espaços de Lazer. Enfim, todos os serviços imagináveis (e talvez inimagináveis), estão presentes nessa moderna Nova York. Você pode enviar uma mensagem, para seu amigo num piscar de olhos, o transporte são os elevadores, os robôs fazem praticamente todos os serviços domésticos.

O mundo tecnológico tomou conta da torre. Porém, essa tecnologia não está a serviço de todos. Assim como, nos dias de hoje, ter um Helicóptero é um luxo para poucos. No universo criado por Mc Gee, os melhores serviços estão disponível para as classes mais abastadas. E quanto mais alto você mora nesse edifício, mais rico você é. Com certeza uma pirâmide social no sentido literal da coisa.

Resenha Milésimo Andar, Resenha Katharine McGee, Milésimo Andar Katharine McGee

PARA CONHECER ESSA HISTÓRIA ESTAMOS DIANTE DE CINCO PONTO DE VISTAS

Avery Fuller: Moradora do 1000º Andar, a jovem é perfeita fisicamente, criada como um rato de laboratório, ela foi desenvolvida, a partir das melhores partes do DNA de seus pais. Então por onde ela anda, sua beleza chama atenção, e também inteligência. Porém, Avery não pode ter tudo, e ela sabe disso, então ela é infeliz, mesmo nesse mundo de luxo e exclusividade, de qual ela vivencia. Para fugir da vida, às vezes ela sobe por uma abertura do apartamento e começa observar as nuvens. Isso tem acontecido com mais frequência, desde que o seu irmão Atlas, sumiu do mapa em "um ano sabático".

Eris: Melhor amiga de Avery, ela é bem conhecida pela volatilidade de seus relacionamentos com homens e mulheres. Seu pai é cirurgião plástico e por isso ela é moradora dos andares da alta elite. Porém, sua vida dá uma completa reviravolta e a queda é feia. Agora a exuberante Eris se torna moradora do 103º, onde os apartamentos são tão apertados e numerosos que eles nem conseguem ter o número suficiente na centena destina a ele. Ela terá que se adaptar ao seu novo modo de vida, mesmo continuando a frequentar a mesma escola. Porém, os ricos são imperdoáveis, ainda mais quando se trata de segredos.

Leda: A personificação da Blair Waldorf (Gossip Girl) do futuro, a jovem que também vive nos andares mais altos da torre, teve um ano difícil depois de se apaixonar por Atlas e logo depois da primeira relação sexual nos Andes, ela ter sido deixada, Leda começa a se enveredar para o mundo das drogas desse futuro tecnológico. Ela passou um ano tentando se recuperar do "pé na bunda", quando de repente, Atlas retorna para a vida de todos. Só que assim como a Blair, a recepção dela é recheada de trapaças e falsidades.

Resenha Milésimo Andar, Resenha Katharine McGee, Milésimo Andar Katharine McGee

Watt: O menino é morador dos andares abaixo dos 300 (230 mais precisamente), onde viviam normalmente as pessoas mais pobres da torre. Porém ele era um gênio da tecnologia. Sua inteligência é tão grande, que jovem construiu um supercomputador e implantou em seu córtex cerebral para fazer o trabalho tecnológico de invadir sistemas, utilizando todos os algorítimos conhecidos (e desconhecidos), sendo uma máquina capaz de quase tudo. Até conversar com ele, como se fosse uma pessoa. Ele tinha decidido parar de fazer trabalhos sujos, porque estavas prestes a entrar na faculdade, porém, alguém louco suficiente para "stalkear" a vida de outras pessoas, faz uma proposta irrecusável. E ele aceita, não sabendo que poderia descobrir o amor de sua vida nesse momento.

Rylin: Com certeza a pessoa mais deslocada dessa vida de luxo. A jovem é moradora do 30º e após a morte da sua mãe, luta para sustentar a sua irmã. Ela tenta fugir de encrenca como pode, pois sabe que se algo acontecer com ela, poderá perder a guarda da sua irmã. Porém, existem pessoas que a confusão sempre a procura. Rylin foi convidada a trabalhar por uns dias, na casa de um jovem ricaço e órfão, porém, aos poucos eles começam a sentir uma atração muito forte um pelo outro. A questão é que nessa dicotomia entre rico e pobre, problemas sempre poderão aparecer. E com certeza aparecem.

Resenha Milésimo Andar, Resenha Katharine McGee, Milésimo Andar Katharine McGee
Imagem do Jeddah Tower

MUITA TECNOLOGIA, POUCA MORALIDADE

Ao ler Milésimo Andar é possível ter dois sentimentos. O primeiro deles é de vislumbre, um mundo tecnológico, onde os desejos se tornam reais com um pensamento, piscar de olhos, ou apenas uma ordem. É fácil cair em tentação ao ser cooptado pelas grifes e luxos do mundo dos muito ricos. Aparentemente, a felicidade é instantânea. É fácil perceber como séries no estilo Gossip Girl, The O. C., ou Barrados no Baile fazem tanto sucesso. A riqueza emana uma aura sobre aqueles que não tem, tentando fisga-lo para esse universo.

Porém, chegamos o segundo sentimento ao ler essa história sobre um futuro, talvez próximo: Medo. Sim, medo é um sentimento que logo se atinge ao ler uma história como essa. De transformar em palavras e imaginação, uma realidade que em nada difere do presente, onde coloca-se umas firulas tecnológicas, sobre uma nuvem negra de falsos moralismos. É assustador pensar que a sociedade em 100 anos cresceu tanto tecnologicamente, mas pouco moralmente. As mesmas intrigas, e desejos que podem ser conquistados, mais facilmente. Pior, a estratificação que tanto lutamos para acabar, se torna mais forte. É cruel ver uma sociedade, a pirâmide está lá personificada em um edifício de 1000 andares, onde na sua base, fica a maioria trabalhadora, e no topo, os grandes nobres continuam a triunfar e pisotear sobre os outros.

Resenha Milésimo Andar, Resenha Katharine McGee, Milésimo Andar Katharine McGee

A história da Mc Gee demora a se desenvolver. São mais de 200 páginas apresentando essa nova sociedade, cheia de maldades e intrigas. Mas o que se arrasta não é de fato suas descrições, mas o medo de que tudo que foi descrito se torne real. Não as tecnologias, mas o modus operandi de uma sociedade onde o dinheiro continua a dominar. E quando a história acontece, que você percebe que tudo aquilo que foi feito de errado, dificilmente terá consequências, você torce para que as coisas mudem, que aqueles que façam o mal paguem por isso, não só os que estão na base da pirâmide, mas todos. E isso faz a gente querer ler o segundo e talvez os próximos livros. O sentimento de esperança, de que o dinheiro não seja o fogo propulsor da justiça.

O Milésimo Andar traz muito luxo, de uma sociedade que evoluiu tecnologicamente, mas também muito lixo de uma sociedade que insiste em ser desigual. É a evolução de Gossip Girl para um Megazord que nós seremos obrigados a lutar se por acaso ele resolver se libertar.


Ficaram interessados? Adquira o livro clicando na capa acima, e ajude esse lindo blog a crescer!
Resenha Milésimo Andar, Resenha Katharine McGee, Milésimo Andar Katharine McGee
Milésimo Andar (The Thousandth Floor, #1)
Volume #1, Milésimo Andar (The Thousandth Floor, #1)
Autora: Katharine McGee
Editora: Editora Rocco
Ano: 2018
Skoob: 4.0 Estrelas / Goodreads: 3,69 Estrelas
Compre Aqui: Amazon
3 Estrelas
Quanto mais alto você está, pior é a queda. Com direitos de publicação vendidos para 28 países, várias semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times e adaptação para a TV em desenvolvimento, O milésimo andar é a bem-sucedida estreia de Katharine McGee na literatura. Um romance young adult eletrizante que acompanha a vida de cinco jovens da elite de Manhattan em 2118. Neste “Gossip Girl futurista”, uma torre de mil andares abriga os moradores de uma Nova York radiante, divididos de acordo com a sua posição social – os mais ricos ocupando os andares mais altos. Neste cenário de luxo high-tech, histórias e possibilidades que se esticam até o céu, Leda Cole, Eris Dodd-Radson, Rylin Myers, Watt Bakradi e Avery Fueler, a garota geneticamente preparada para ser perfeita que parece ter tudo o que deseja e vive no milésimo andar, tentam encontrar seu lugar no topo do mundo. Mas quando se chega tão alto assim, não há mais aonde ir além de para baixo.
Autora: Katharine McGee é autora do bestseller da série Thousandth Floor do New York Times. Ela estudou literatura inglesa e francesa na Universidade de Princeton e tem um MBA em Stanford. Foi durante seus anos em Nova York, trabalhando como editora durante o dia e escrevendo à noite, que ela começou um manuscrito sobre a vida em um arranha-céu futurista.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Todas As Postagens

Resenha

Soodacast

Instagram