Resenha: Mulheres e Poder - Mary Beard

abril 16, 2018 / Rafael Lutty /

Mulheres e Poder é um livro coerente e necessário para os dias atuais


resenha livro Mulheres e Poder da autora Mary Beard

Mulheres e Poder é o resultado de duas palestras da historiadora Mary Beard, que foram levemente revisadas para se transformar em um livro coerente e necessário. Em uma sociedade machista e patriarcal, que tenta cada vez mais silenciar as mulheres, o discurso de Mary Beard é um atento olhar para o passado a fim de nos mostrar como a cultura do poder fálico se reflete em nosso cotidiano nos dias atuais.

resenha livro Mulheres e Poder da autora Mary Beard

A autora passeia por mitos e histórias do mundo clássico, atentando para diversas passagens em que a mulher tem sua fala silenciada, como Penélope, de A Odisseia, silenciada por seu filho Telêmaco. Ou na história de Tereu, filho de Ares, que cortou a língua de Filomena após abusá-la para que esta não contasse o ocorrido. Mary Beard apresenta uma coerente desconstrução da figura da deusa Atena, apontando-a muito mais como um símbolo do poder masculino, do que uma representação do poder da mulher.

Os dois ensaios de Mary Beard focam na participação da mulher no poder público e em como a figura feminina precisa muitas vezes se metamorfosear para ser respeitada. Tornando necessário que as mulheres na política, por exemplo, muitas vezes de maneira inconsciente, se adéquem a padrões masculinos seja na forma de se vestir, no comportamento e até na própria imposição da fala.

resenha livro Mulheres e Poder da autora Mary Beard

No ensaio “Mulheres e Poder”, que dá título ao livro, Beard discursa sobre Hillary Clinton, Angela Merkel e Dilma Rousseff e analisa o quanto essas mulheres foram/são alvos de discriminação – muitas vezes gratuitas e cruéis – apenas por ocuparem um lugar que historicamente lhes foi negado. É como se uma mulher no poder, em um lugar que culturalmente “pertence” ao homem, não pudesse ser visto como conquista e sim como usurpação.

Em seu breve e poderoso ensaio, Mary Beard consegue ilustrar seu discurso com exemplos na literatura, no governo, nos mitos antigos e no cotidiano da humanidade. E não se pode esquecer que é a voz de uma das mais importantes historiadoras e conhecedoras da história de Roma. É como a capa do livro anuncia: um manifesto.

resenha livro Mulheres e Poder da autora Mary Beard

A edição no Brasil ficou por conta da editora Crítica, selo da editora Planeta, que também lançou o livro “SPQR – Uma história da Roma antiga” de autoria de Mary Beard. O cuidado editorial fica evidente de imediato, trata-se de um livro de capa dura, papel de qualidade e revisão excelente. É um primor de livro no sentido gráfico, e absolutamente poderoso em conteúdo.


Ficaram interessados? Adquira o livro clicando na capa acima, e ajude esse lindo blog a crescer!
Capa do livro Mulheres e Poder da autora Mary Beard
Mulheres e Poder (Women & Power: A Manifesto)
Autora: Mary Beard
Editora Crítica
Ano: 2018
Skoob: 4.6 Estrelas / Goodreads: 4.1 Estrelas
Compre Aqui: Amazon, Saraiva, Submarino
05 Estrelas
Uma aula sobre empoderamento feminino Uma das mais respeitadas e conhecidas historiadoras contemporâneas, Mary Beard escreve um verdadeiro manifesto feminista. Baseado em duas palestras proferidas por ela nos últimos anos, O poder das mulheres traça as origens da misoginia desde os tempos antigos e mostra que esse ódio continua tendo voz. A autora apresenta inúmeros exemplos de como as mulheres sempre foram proibidas de terem um papel de liderança na vida civil. De Medusa a Filomena (que teve a língua cortada) passando por Hillary Clinton, Angela Merkel e Dilma Rousseff, Mary Beard faz reflexões inclusive sobre a sua própria trajetória para discutir como o papel feminino precisa ser redefinido na estrutura de poder da sociedade atual. Mais um best-seller da autora de SPQR.
Autora: Mary Beard é professora de Clássicos na Universidade de Cambridge. Vem estudando a história de Roma há mais de 30 anos e já publicou vários livros, mas SPQR é considerada sua obra-prima. È editora de clássicos do suplemento literário do jornal The Times. Produziu e apresentou inúmeros documentários sobre Roma na BBC.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Todas As Postagens

Resenha

Soodacast

Instagram