Resenha: Antes que as Luzes se Apaguem - Jay Asher

julho 30, 2018 / Francisco Soares Chagas Neto /

Uma história de amor e perdão, com a companhia de Papai Noel




Como diria Inês Brasil, "Pindo bel, pindo bel, pindo bel, well, well"



Tá, sei que ainda faltam cinco meses para o natal. Mas é impressionante que ao ler uma história que tem essa temática em voga, parece que as luzes de Natal começam a descer ao redor de nós, sem contar aquelas músicas natalinas que começam a ecoar em nosso subconsciente. Foi esse sentimento que tive ao ler "Antes que as Luzes se Apaguem" de Jay Asher, de que meu coração estava propenso a perdoar qualquer coisa de ruim que acontecesse durante a leitura. Foi o clima de Natal fora de época que tomou conta da minha alma.

O enredo traz a jovem Sierra como uma verdadeira ponteira de uma árvore de Natal, no sentido metafórico. A jovem morava em Oregon, local frio, e com muita neve, bem propensa ao clima natalino. Porém, todo o ano ela se deslocava com os país para a Califórnia para trabalhar na venda de árvores de natal, tendo em vista que eles tinham uma fazenda dessas árvores. E apesar de negociar boa parte delas com lojas de departamento. Eles ainda vendiam muitas delas em um local próximo a cidade.

Sierra tinha duas vidas, e principalmente dois grupos de amigos. Os que moravam em Oregon, e os que moravam na Califórinia. Foram muitos anos nessa rotina, que estava prestes a mudar. Isso porque o negócio de árvores de natal, vem dado mais lucros com as lojas de departamentos, do que o deslocamento deles para Califórnia. Ou seja, esse seria o último ano de Sierra em clima californiano.



Por esse motivo a jovem estava disposta a aproveitar ao máximo a amizade de Heather, e decidiu não encontrar ninguém para namorar nesse período. Mas o que é o destino, né? Certo dia, aparece com interesse em comprar uma das árvores de natal, o Caleb, um garoto de mais ou menos a sua idade, mas com umas covinhas irresistíveis. Pronto, o coração de Sierra bate mais forte, será que vale a pena investir nesse romance natalino?

Logo depois desse "inprint" (Crepusculo feelings, heuheue), Sierra leva um balde de água fria. Ela descobre que seu interesse romântico, na verdade tentara agredir a irmã dele com uma faca, e essa fama tinha se espalhado pela pequena cidade. Ok, ela estava quase se contentando com isso, mas dia seguinte ele reaparece para comprar uma outra árvore de natal, e dia seguinte também. A jovem acaba sabendo que Caleb compra árvores de natal para famílias que não possui dinheiro suficiente para compra-las. Caramba, Qual Caleb é o verdadeiro? aquele que ela ouviu falar? ou aquele que ela finalmente conheceu?



ENTRE BOATOS E VERDADES

Além de ser uma verdadeira história de Natal que acalenta o nosso coração, "Antes que as Luzes se Apaguem", nos mostra o quão é importante a gente buscar a informação verdadeira ao invés de ficar só nos boatos, ou o que é dito por aí. Não que as histórias que o povo conta não sejam verdadeiras, ou nos ajudem de alguma forma, mas às vezes quando estamos em meio de situações que desconhecemos, é melhor que nós sejamos os responsáveis por averiguar os acontecimentos, principalmente se formos a parte interessada.

Outro detalhe percebido nessa história é a grande necessidade que temos de possuir o perdão de outras pessoas, mas às vezes nós somos responsáveis pelas nossas dores, então antes de buscar o perdão alheio, devemos buscar o nosso auto-perdão, senão vai ser muito difícil de conviver com os nossos erros, por mais que outras pessoas que também foram atingidas, já tenham passado uma borracha completa naquilo que fizemos.

ESQUEÇAM 13 REASONS WHY

Jay Asher é daqueles autores que estão extremamente estigmatizados pelo seu primeiro romance. Também pudera, 13 Porquês é uma história extremamente forte e que ecoa sobre muitas questões que são extremamente relevantes de serem comentadas. Porém, o autor precisa avançar sobre outros temas, e Jay Asher, se mostrou muito versátil ao escrever uma história bem diferente de seu primeiro livro. Aqui os temas mais importantes acabam ficando em seu subtexto deixando-nos a nós leitores, a possibilidade de se deliciar com o clima de natal e ao mesmo tempo tomar lições importantes sobre amor e perdão.

Antes que as Luzes se Apaguem é a demonstração de que Jay Asher é sim um dos autores mais relevantes dessa nova geração que precisa de mais amor, mais perdão e menos auto-flagelação. E nada melhor que o Natal, com suas luzes cintilantes, "Noite Feliz" tocando, e Papai Noel caindo da chaminé para mostrar que a vida tem muitas coisas para aproveitar, basta que nós deixemos os julgamentos de lado e busquemos o melhor de cada pessoa, para assim complementar a nossa felicidade que está ali sempre latente, somente esperando o nosso chamado.



Ficaram interessados? é só clicar na imagem acima e adquiri o seu exemplar !!!
Antes que as Luzes se Apaguem (What Light)
Autor: Jay Asher
Editora: Astral Cultural
Ano: 2018
Skoob: 3.9 Estrelas / Goodreads: 3,57 Estrelas
Compre Aqui: Amazon
04 Estrelas
Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de Natal? Sierra e sua família vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas. As coisas parecem sair de controle quando Caleb, dono de um belo sorriso acompanhado de uma covinha, surge em busca de uma árvore. O que deveria ser apenas um “romance de Natal”, torna-se algo muito mais profundo. Apesar de sua aparência, os boatos que rondam Caleb sobre seu passado não são tão belos – e muito menos confiáveis –, fazendo com que Sierra precise tomar decisões sobre em quem ela deve confiar e até mesmo confrontar seus pais. Mesmo com tudo conspirando para que as luzes do último Natal de Sierra na Califórnia se apaguem, Caleb e ela aprenderão como contornar todas as situações.
Autor: Jay Asher é um autor norte americano, e sua primeira obra foi Os 13 Porquês que em 2016 completou 10 anos. Depois disso, escreveu o livro O Futuro de Nós Dois livro em coautoria, e "Antes que as Luzes se Apaguem", voltado para o público YA.

Recomendado Para Você

0 comentários

Comente com o Facebook

Todas As Postagens

Resenha

Soodacast

Instagram