Resenha: Aurora nas Sombras - Fabien Vehlmann e Kerascoët (Ilustradores)

Aurora é um conto de fadas Dark que mostra que o ser humano pode ser cruel, mesmo próximo de tanta bondade

julho 16, 2019 - Postado Por: Francisco Neto
Compartilhe:

Aurora é um conto de fadas Dark que mostra que o ser humano pode ser cruel, mesmo próximo de tanta bondade






Uma jovem inocente, que por onde passa, constrói soluções para conflitos que insistiam em aparecer. Tudo parecia se encaminhar para uma história fofa de sobrevivência ás mudanças que aconteceram. Até que tudo muda, por causa dos seres humanos. Traições, ambições, egoísmo, inveja, transformam os seres humanos em algo pior do que animais. E não há bondade que se sustente. Esse é o plot principal de Aurora nas Sombras. Uma História em Quadrinhos que mostra que aparências quase sempre podem enganar.

Escrito e ilustrado pelos franceses Vehlmann e Kerascoët, Aurora se assemelha muito aos contos de fadas escrito pelos irmãos Grimm. Histórias assustadoras, que mostram o pior do ser humano. O objetivo dela é alertar que homens sempre servem aos seus próprios interesses. E faz isso com uma primazia única, que lhe rendeu uma indicação ao prêmio Eisner (A maior premiação de quadrinhos do mundo) de 2015.

O traço aquarelado engana, assim como as bondades nas primeiras páginas. Ao aparecer a cena em que percebemos que as pessoas estão habitando um corpo de uma menina morta, de nome Aurora, é que percebemos a crueldade que aparece nessa história. Cenas de canibalismo, destruição dos animais sem motivo algum, ambições que destroem outras vidas, traições que levam a morte. E Aurora tentando acreditar no melhor das pessoas.



E a seguintes perguntas começam a aparecer, em nossa mente: Até onde Aurora resistirá a tudo que fazem de mal a ela? Será que ela será Poliana que sempre verá o lado bom das coisas? Ou ela finalmente irá reagir a tudo que estão fazendo com ela?

Interessante, que tudo parece ser chocante e errado no momento e a forma como as coisas acontecem. Mas se nós pararmos e pensarmos um pouco, é perceptível que muitas dessas coisas já foram naturalizadas em nossas mentes, como normais. Um amigo que trai o outro por causa de poder, um namorado que é "roubado" de outra pessoa e nem um pedido de desculpa, pessoas que sempre colocam suas ambições na frente dos outros.

Terminar Aurora nas Sombras, é perceber que a humanidade tem muita bondade, que ela pode ser suprimida por aqueles pela maldade que está no interior do seres humanos. E como apaga-lá? O quadrinho não apresenta respostas, mas talvez as suas reflexões sim.



Ficou interessado? Sabia que é possível adquirir a obra no site da Darkside Books, com um brinde exclusivo? Clique Aqui e saiba mais.



Aurora nas Sombras (Beautiful Darkness)
Autor: Fabien Vehlmann
Ilustrador: Kerascoët
Editora: DarkSide Graphic Novel (Editora Darkside Books)
Ano: 2019
Skoob: 4.2 estrelas / Goodreads: 3.8 estrelas
Compre Aqui:
05 Estrelas
conta a história da doce Aurora e seus amigos conforme eles viajam por um mundo estranho. Cercados por perigos e incertezas, eles se veem confrontados por situações extremas que despertam sentimentos como inveja, egoísmo, rancor e ganância. Formar alianças fica cada vez mais difícil, e quando o grupo começa a se desestruturar, Aurora se vê diante de um dilema: até onde ela está disposta a ir para sobreviver? Aurora nas Sombras é a verdadeira definição de um pesadelo açucarado. Não se deixe enganar pelo traço fofo e aquarelado desta graphic novel: ela pode ser atraente aos olhos, mas é perturbadora na mesma medida. Assim como o mundo em que vivemos.
Autor: Fabien Vehlmann foi determinado a embarcar em quadrinhos, dedicou-se a escrever intensivamente durante um ano inteiro. Ele acumulou os projetos e inundou a equipe editorial do jornal Spirou. Sua tenacidade foi recompensada: ele fez sua estréia no decorrer do ano de 1998. Nas páginas do belo jornal, depois sua primeira série incluindo a famosa "Green Manor" com Denis Bodart.

Ilustrador: Kerascoët é um casal de desenhistas composto por Marie Pommepuy e Sébastien Cosset. Foi ao partilhar a vida e o mesmo ateliê que eles começaram a desenhar juntos: para a imprensa, propaganda, moda, desenho animado (adaptação de Petit Vampire, clipes) e, enfim, histórias em quadrinhos.

Comente com o Facebook