Resenha: Só Escute - Sarah Dessen

Annabel tem guardado calado seus sentimentos por tempo demais, mas uma hora isso acabaria devorando ela por dentro.

agosto 10, 2019 - Postado Por: Everton Assis
Compartilhe:

Annabel tem guardado calado seus sentimentos por tempo demais, mas uma hora isso acabaria devorando ela por dentro.

livro só escute sarah dessen

Dizer que fiquei surpreso com essa obra seria apenas 10% do que realmente senti depois que finalizei “Só Escute”. Uma obra carregada de emoções que consegue falar com o leitor, pois Sarah trata de assuntos muito reais, que estão acontecendo a nosso lado ou com nós mesmos.

Em Só Escute vamos conhecer Annabel, uma adolescente que aos olhos do público tem tudo para ter uma vida feliz: uma linda casa, uma família unida, bonita, modelo e popular. O status completo para deixar qualquer um com inveja, porém, você sabe aquela expressão: nem tudo que reluz é ouro? Pois bem, é o que Annabel vive no momento. Sua família está passando por uma segunda crise por conta da descoberta do distúrbio alimentar de Whitney (a sua segunda irmã mais velha) e desde muito nova aprendeu a guardar tudo o que sente para evitar trazer mais problemas pra sua família. Assim calando o que de fato aconteceu no último verão.

Não pensar no assunto faria ele se resolver ou sumir sozinho? Era o que Annabel achava. Porém, com a volta as aulas, ela tem a constatação que nada disso iria sumir. Sophie, agora sua ex amiga, estará lá pra lembrar ela e a todos o que aconteceu. Annabel não podia esperar que digamos sua “salvação” estaria em uma amizade que ela nunca cogitou ter com Owen, um garoto calado e meio sombrio da escola, de simples conversas na hora do almoço, Annabel conhece o verdadeiro Owen e que a fará mudar completamente. O título da obra carrega vários significados que aparecem durante toda a leitura. No chamado silencioso de Whitney ao abdicar de sua saúde na busca de um corpo cada vez mais “aceitável” ao mundo das passarelas, o que causou seu distúrbio alimentar. Na questão dos pais de Annabel não darem o devido suporte a ela, fazendo com que Annabel acabe reprimindo ainda mais seus problemas. Na ausência da conversa em meio a um desentendimento e o principal, em não escutar a si própria.

livro só escute sarah dessen

Outra relação que dá para fazer com o título da obra é com a música, sempre dá para relacionar uma música a um momento bom ou ruim de nossa vida. A música tem esse papel incrível de revelar nossos sentimentos que estão escondidos.

Não sei qual a inspiração da Sarah ao criar o gosto musical de Owen, são músicas totalmente underground (alternativa) que vão desde cânticos espirituais maia a músicas criadas pelo sons de uma torneira aberta, loucura total. Owen utiliza do seu gosto musical para trazer uma mudança a Annabel, mesmo que não veja isso, também dá forças para ela e o incentivo para que ela seja mais sincera com seus sentimentos e com todos a sua volta.

Já em relação a amizade de Annabel com Sophia, era totalmente tóxica. Sophia é daquele tipo de pessoa que acredita ser a dona da verdade e que precisa maltratar os outros para se sentir melhor e, por diversas vezes, Annabel se via dependente dessa amizade, uma amizade que foi mais ruim do que boa.

livro só escute sarah dessen

Comparado a outros títulos do gênero jovens adultos, Só Escute não tem aqueles altos e baixos, é uma história mais linear de seus fatos, claro que você vai sentir o impacto de algumas cenas, chorar com outras e rir também. Sinceramente, não acho isso um ponto negativo e sim um diferencial a obra.

Como disse no começo dessa resenha, Sarah consegue envolver o leitor com sua escrita de tal forma que fica difícil não querer ler todo o livro em uma sentada. Já estou providenciando os outros títulos dela para devorar ainda esse ano.

Gostaram? que tal aproveitar pra conseguir uma edição com um preço especial? É só clicar aqui e adquirir o seu exemplar!
livro só escute sarah dessen
Só Escute (Just Listen)
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Ano: 2017
Skoob: 4.3 estrelas / Goodreads: 4.6 estrelas
Compre Aqui: Amazon
05 Estrelas
Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.
Autora: Sarah Dessen é um dos maiores destaques da literatura jovem adulta contemporânea. Nasceu em Evanston, Illinois, em 6 de junho de 1970. Seus livros foram publicados em mais de trinta países e venderam milhões de cópias no mundo inteiro. Ela mora com a família em Chapel Hill, nos Estados Unidos.

Comente com o Facebook